Guia da Semana

Toda vez que imaginamos um copo com o destilado dourado, de sabor marcante, no melhor estilo on the rocks ou cowboy, a primeira coisa que vem em mente são as produções escocesas ou irlandesas. Mas, mesmo não sendo originário do novo mundo, quando o assunto é o blend, não se pode deixar de mencionar o American Whiskey, que criou escola, público e gosto particular de apreciação, além de apresentar marcas entre as mais vendidas no planeta.

Nos Estados Unidos, a bebida ganhou classificações regionais. O estado do Kentucky patenteou a marca Bourbon obrigando todos os outros fabricantes americanos retirarem a nomenclatura de seus rótulos. Dessa forma, destilarias como Jack Daniel's e George Dieckel passaram a se chamar de Tennessee Whiskey, garantindo diferenças no processo produtivo entre seus produtos e os Bourbons. Veja as principais marcas americanas que fazem o espírito do uísque tão interessante e agradável.

Jim Beam


Foto: site oficial

Oferecendo todo o espírito americano, este uísque produzido no estado de Kentucky é o orgulho de seis gerações de destiladores da James B. Beam Distilling Co. É elaborado com ingredientes da mais alta qualidade e utiliza fermento especial do estoque particular, para maior consistência do produto e destila a baixa temperatura, para conferir um maior sabor. Entre os tipos fabricados, a série Bourbon Collection, formada por quatro ultrapremium: Konb Creek Bourbon (50% álcool), Booker's Bourbon (65,05%), Basil Hayden'a Bourbon (40%) e Baker's Bourbon (53,55%). No Brasil são vendidos o Jim Beam normal (envelhecido 4 anos) e o Jim Beam Black (envelhecido 8 anos), todos com o sabor forte e característico.

Maker's Mark


Foto: site oficial

Com a data de fundação de 1840, o Maker's Mark é uma das mais antiga destilaria em funcionamento. Considerado o primeiro Bourbon Super Premium a ser lançado nos Estados Unidos, seu sabor é suave e menos picante que os demais porque leva trigo ao invés de centeio em sua composição. A bebida ainda é conhecida pelo acabamento em cera vermelha nas garrafas. Com a graduação de 45%, ela faz parte da empresa Beam Global Spirits e, no Brasil, é distribuído pela Pernod Ricard.

Woodford Reserve


Foto: site oficial

Aqui se produz apenas um Bourbon batizado com o nome da empresa, este que é um super-premium de edição limitada e elaborado desde 1812. O envelhecimento da bebida é feito em um armazém exclusivo com pedras de calcário. Com sabor encorpado, paladar agradável e teor alcoólico de 45%, o Woodford Reserve é comumente reconhecido como o Bourbon das corridas de cavalos do Kentucky Derby.

George Dieckel


Foto: site oficial

Destilaria que produz o conhecido Tennessee Whiskey, a George Dieckel foi fundada em 1870 e nos anos 1980 entrou para o conglomerado Diageo, maior empresa de bebidas do mundo. São quatro tipos de 'whisky' - escrito sem o 'e', pois Dieckel achava que seu uísque era tão bom que deveria ser grafado como os escoceses - o George Dickel Cascade Hollow, tradicional suave, apresentando o rótulo vermelho, 40% de graduação alcoólica e envelhecimento de 3 a 4 anos; o Old Nº8, com rótulo preto, graduação alcoólica de 40% e envelhecimento de 6 a 8 anos; e o George Dickel Nº12, com rótulo envelhecido, 45% de graduação e de 8 a 10 anos.

Jack Daniel's


Foto: site oficial

Produtora de um dos uísques mais vendidos no mundo, a Jack Daniel's trabalha com um processo especial chamado Charcoal Mellowing, onde a bebida passa por uma camada de três metros de carvão de madeira, suavizando o sabor. Atualmente, a empresa produz o Jack Daniel's Old Nº 7; o Jack Daniel's Old Nº7 rótulo verde (mais suave que o black); Gentleman Jack (suavizado 2x no carvão); e o Jack Daniel's Single Barrel, com sabor bastante amadeirado, cor escura e 47% de graduação alcoólica.

Atualizado em 10 Abr 2012.