Guia da Semana
Teatro
Por Redação Guia da Semana

Peças de Teatro - Estreias e Reestreias

Nesta semana, 12 espetáculos iniciam suas temporadas na capital paulista. Confira as dicas do Guia da Semana e divirta-se!.

Nesta sexta (5/08) e sábado (6/08), doze peças de teatro dão início às suas temporadas em São Paulo. Da comédia ao drama, há opções de entretenimento para diferentes gostos, públicos e localidades.

Oito espetáculos estreiam na capital, enquanto outros quatro retornam aos palcos da cidade. Confira quais produções chegaram para incrementar a programação cultural dos paulistanos:

Estreias

Foto: Guga Melgar


Em sua primeira semana de apresentações, A Agonia do Rei tem como destaque o ator Ednei Giovenazzi na pele de uma Majestade que vive a decadência. A peça é apresentada de quinta a sábado no Teatro Anchieta do Sesc Consolação.

Já no Teatro da União Cultural, é a atriz Veridiana Toledo quem rouba a cena. Em um monólogo bem-humorado, ela encarna uma grávida que procura emprego como intérprete. Como sua atual condição não lhe permite encenar o clássico Romeu e Julieta, ela convence a plateia de que pode fazer diferentes tipos de gestantes em Meu Trabalho É Um Parto.

Também dando início à temporada nesta sexta, a montagem As Eruditas chega ao Teatro Brigadeiro. Inspirado na obra de Molière e traduzido por Millôr Fernandes, o texto fala de hipocrisia e preconceito.

Foto: Marcos Alberti


No mesmo teatro, dão as caras as atrizes Aparecida Petrowky e Christiane Brasil. Elas interpretam as emoções de milhares de mulheres, que vivem a questão da adoção, em Meu Filho Sem Nome. Mães, biológica e adotiva, procuram dar uma identidade ao filho.

Com sessão aberta ao público a partir de sábado, Segredo Entre Mulheres expõe a forma como três personagens, de diferentes gerações, podem lidar com a perda de alguém querido e outros temas, como abandono e traição. Elas descobrem em um enterro que suas vidas estavam ligadas antes mesmo de se conhecerem. O elenco, formado por Martha Mellinger, Melissa Vettore e Maria Laura Nogueira, se apresenta no Teatro Jaraguá. 

O Espaço Parlapatões, por sua vez, traz uma comédia dramática ambientada nos anos 50. Dirigida por Roberto Lage, a trama de Espartilho fala de uma mulher recém-casada dividida entre o abandono do marido, os cortejos de um homem desconhecido e as repressões da época em que vive.

Foto: Gustavo Mendes


O roteiro do Guia da Semana também traz as peças que estrearam no decorrer da semana. Caso de Na Boca do Leão, comédia de Eduardo Martini, que está em cartaz no teatro Folha desde terça-feira (02/08).

De Rabo Preso é outra comédia que aumentou a lista de estreias desta semana. A peça, que deu início à sequência de apresentações nesta quinta-feira (04/08), conta a história de seis amigos em um jogo de mentiras e coincidências reveladoras.

Reestreias

De volta à cidade, ou melhor, ao Espaço Ivo 60, está o drama Dizer e Não Pedir Segredo. O espetáculo, dedicado ao dramaturgo e ator Ivan Kraut, discute a homossexualidade e o posicionamento da sociedade diante do tema.

Foto: Divulgação


Os Difamantes, peça que já esteve em cartaz no Teatro Anhembi Morumbi, integra agora a programação do Teatro Gazeta. Com Paula Cohen e Emílio Orciollo Netto no elenco, e direção de Ernesto Piccolo, a narrativa fala sobre o mundo das celebridades e o desejo de pessoas comuns de fazer parte disso.

Outra comédia que reeestreia é Mulher Burra - Entenda Por Que Sua Inteligência Diminui Quando Você Se Apaixona. Encenada aos sábados pela Cia. Maria Bonita, a montagem fala de dilemas amorosos vividos pela mulher moderna.

Foto: Divulgação


E para encerrar, o grupo paulista Cia. do Latão se apresenta no Centro Cultural São Paulo até 11 de setembro. O espetáculo é Ópera dos Vivos, montagem com quatro horas de duração - divididas em quatro atos -, que discute a produção cultural atual e faz uma reflexão sobre o assunto nos últimos 60 anos.


Atualizado em 6 Set 2011.

Mais notícias

22 espetáculos de Stand Up Comedy imperdíveis em São Paulo em setembro de 2019

Teatro

13 peças infantis imperdíveis em São Paulo em setembro de 2019

Teatro

12 peças de teatro e musicais imperdíveis em São Paulo em setembro de 2019

Teatro

9 peças infantis imperdíveis em São Paulo em agosto de 2019

Teatro

Mais de 20 espetáculos de Stand Up Comedy para assistir em São Paulo em agosto de 2019

Teatro

10 peças de teatro e musicais imperdíveis em agosto de 2019

Teatro