Guia da Semana

Para quem está em busca de atividades culturais no feriado da Páscoa, a cidade de São Paulo está recheada de boas atrações. A começar pela agenda de espetáculos, que está fantástica.

+ Conheça os musicais que vão agitar a cidade em 2013
+ Estreias no teatro em São Paulo

Para te ajudar nessa difícil escolha, o Guia da Semana listou algumas peças de teatro que em cartaz na cidade da garoa. Confira:

O Rei Leão - O Musical

Encenada em 15 países e traduzida para oito línguas diferentes, a adaptação do filme O Rei Leão já arrecadou US$ 4,8 bilhões pelo mundo.

Onde: Teatro Renault

Crônicas de Cavaleiros e Dragões - O Tesouro dos Nibelungos

O espetáculo é uma adaptação do livro de Tatiana Belink (uma das mais importantes escritoras para crianças). Inquieto com a vida pacata da corte, o príncipe Siegfried viaja pelo mundo em busca de aventura e conquistas. Na trajetória para se tornar herói, o jovem nobre ganha um anel do anão ferreiro, recompensa recebida por ter matado o dragão. Ao perceber que o monstro não escondia o Tesouro dos Nibelungos, o anão lança uma maldição sobre Siegfried.

Onde: Teatro do SESI

As Aventuras da Galinha Pintadinha e o Galo Carijó


Nesta adaptação, Bentinho é uma formiguinha que adora estudar e é correto e solidário com os seus amigos. Já Tião é uma Cigarra pra lá de preguiçosa que leva a vida “na flauta”. A Dona Aranha, testando a solidariedade da Cigarra, rouba os ovinhos da Galinha Pintadinha, que fica muito triste ao lado do Galo Carijó. Bentinho, então, convence a Cigarra a ajudar a salvar os ovos da Galinha.

Onde: Teatro Silvio Romero

Corteo


Na trama de Corteo, um palhaço imagina o seu próprio funeral, numa atmosfera de festa e observado por amáveis anjos. Contrastando o grande e o pequeno, o espetáculo evidencia a força e a fragilidade do palhaço, mas também a sua sabedoria e ternura, para ilustrar o aspecto humano.

Onde: Parque Villa-Lobos

Festival O Boticário na Dança


O evento contemplará o vasto panorama da arte no mundo, integrando diferentes formas de dança: contemporânea, neoclássica, de rua, de salão, moderna, jazz e dança teatro, entre outras. O festival reúne quatro das maiores companhias da arte no mundo – Shen Wei Dance Arts (Estados Unidos), Hofesh Schecter (Reino Unido), Peeping Toom (Bélgica) e Maribor Ballet (Eslovênia) – e três grupos nacionais de renome, Mímulus (Belo Horizonte), Quasar (Goiânia) e Bruno Beltrão (Rio de Janeiro).

Onde: Auditório do Ibirapuera

Fora de Mim


ELA está recém-separada de um casamento longo e pacífico, quando se apaixona por um homem de personalidade intensa, ELE, com quem vive uma paixão arrebatadora. Num dado dia ELE parte, a relação termina, ELA tenta se controlar mas logo depois está totalmente fora de si. ELE casa-se com OUTRA que liga para ELA, e as duas passam a se encontrar.

Onde: Teatro Eva Herz

As Noivas de Nelson


A peça é uma fantasia patética surrealista baseada em cinco contos de A Vida Como Ela É, de Nelson Rodrigues, em que todas as histórias envolvem, de alguma maneira, o noivado, o casamento e a viuvez.

Onde: Teatro Folha

Divas quase Um Musical


A produção é uma deliciosa comédia em um ato. Uma peça dinâmica, rápida e divertida. O enredo gira em torno de dois amigos que vão compartilhar com o público as dificuldades, alegrias, tristezas e principalmente a dureza financeira da vida cotidiana vivenciada por eles.

Onde: Teatro Augusta

Noite de Improviso


Esquetes e improviso fazem do espetáculo Noite de Improviso um show completo. Com um texto flexível por se tratar do cotidiano, a peça promete boas gargalhadas.

Onde: Comedians

Senhorita Julia

Escrita em 1887, a peça é um marco da dramaturgia naturalista que na versão do TAPA ganha contornos de peça-sonho, afinados com a fase final da obra do autor. Através do embate entre uma jovem aristocrata e seu criado, Strindberg aborda seus temas recorrentes: a disputa entre os sexos e as classes e a contradição entre pulsão erótica e realidade

Onde: Teatro de Arena Eugênio Kusnet

Por Anna Thereza de Almeida

Atualizado em 2 Mai 2013.