Guia da Semana
Teatro
Por Lucila Rosa

Principais teatros de Porto Alegre

Para comemorar o Dia Mundial do Teatro e Turismo, o Guia da Semana prepara um roteiro com os principais teatros da Capital.

Teatro é uma ótima opção de cultura e entretenimento (Divulgação)

No dia 27 de março é comemorado o Dia Mundial do Teatro e Turismo. Mas você conhece os teatros de Porto Alegre? O Guia da Semana apresenta um roteiro com os principais espaços destinados à cultura da capital gaúcha.

+ Descubra o que a orla de Ipanema de Porto Alegre tem
+ Saiba onde levar as crianças para se divertir em Porto Alegre

TEATRO DA AMRIGS

O Teatro da AMRIGS faz parte do complexo da AMRIGS, como um espaço destinado a congressos, palestras, feiras, seminários e atrações culturais. Tem capacidade para um público de 700 pessoas, camarim, ar condicionado central, sala VIP, cabine de controle de som e luz, portaria e recepção.

TEATRO DE ARENA

O Teatro de Arena é constituído por três lados, com capacidade para 110 espectadores e equipamentos de som e iluminação. Hoje, é uma das instituições da Secretaria Estadual da Culturao, abrigando diferentes propostas artísticas e lutando contra a escassez de recursos.

TEATRO DO BOURBON COUNTRY

Maior teatro dentro de um shopping no Rio Grande do Sul, o Teatro do Bourbon Country tem capacidade para receber mais de mil pessoas sentadas e cerca de 2 mil pessoas, quando a plateia baixa é transformada em pista. O local tem áreas para exposições e mostras de arte, gravações de programas de TV, filmagens publicitárias e cinematográficas, desfiles de moda, congressos, formaturas, espetáculos e shows musicais.

TEATRO BRUNO KIEFER

Um dos teatros da Casa de Cultura Mário Quintana, o Teatro Bruno Kiefer levou o nome que homenageia o compositor, musicólogo e crítico fundador da OSPA. O espaço tem capacidade para 200 espectadores e se destina, especialmente, às montagens teatrais e aos shows de música, dispondo de sistema de luz e som próprios.

TEATRO DE CÂMARA TÚLIO PIVA

O Teatro de Câmara Túlio Piva é de responsabilidade da administração municipal. O nome é uma homenagem ao violonista do sul do país. O espaço totaliza três camarins, uma cabine de operação técnica e plateia com 215 lugares.

TEATRO CIEE

O Teatro CIEE oferece grande estrutura para a apresentação de shows e peças de teatro, recursos cênicos de última geração e vestimenta cênica completa e equipamentos de som e iluminação próprios, além de um camarim individual e um coletivo, que possuem elevador exclusivo.

TEATRO DANTE BARONE

O Teatro Dante Barone está localizado no Palácio Farroupilha. Tem capacidade para 576 pessoas e é cedido para solenidades e cursos promovidos pela Assembleia Legislativa, convenções, congressos, seminários, jornadas, simpósios, palestras e conferências que tratem de assuntos de interesse público, além de espetáculos culturais.

TEATRO RENASCENÇA

O Teatro Renascença é palco das manifestações artísticas de Porto Alegre. Sua estrutura apresenta linhas retas e ambientes envidraçados, com destaque para o palco italiano. Possui quatro camarins, sistema próprio de iluminação e som. No segundo andar, há salas de aula para cursos e oficinas. No foyer, o público reúne-se no bar, na livraria e pode conferir exposições e vernissages.

THEATRO SÃO PEDRO

O Theatro São Pedro é referência no cenário artístico de Porto Alegre, onde acontecem apresentações de dança, teatro, música e exposições. Na decoração, o Thetaro apresenta um lustre feito com 35 mil peças de cristal e o forro pintado pelos artistas Carlos Antônio Mancuso, Léo Dexheimer, Plínio Bernhardt e Danúbio Gonçalves.

TEATRO DO SESC

Um espaço para teatro alternativo. Este é o Teatro do Sesc. O local situa-se no centro de Porto Alegre, com uma capacidade de público de 296 lugares, dois camarins, dois banheiros, uma sala VIP e ar condicionado.

TEATRO DO SESI

O Teatro do SESI é a forma que o Sistema FIERGS encontrou para apoiar o cenário cultural de Porto Alegre. Além de espetáculos, o Teatro adapta-se a formaturas e eventos empresariais. O auditório tem capacidade para 1684 pessoas e dispõe de estacionamento, serviços médicos, sistemas anti-incêndio, Internet, sonorização, tradução de idioma e ambiente climatizado.


Por Lucila Rosa

Atualizado em 20 Jun 2013.

Mais notícias

22 espetáculos de Stand Up Comedy imperdíveis em São Paulo em setembro de 2019

Teatro

13 peças infantis imperdíveis em São Paulo em setembro de 2019

Teatro

12 peças de teatro e musicais imperdíveis em São Paulo em setembro de 2019

Teatro

9 peças infantis imperdíveis em São Paulo em agosto de 2019

Teatro

Mais de 20 espetáculos de Stand Up Comedy para assistir em São Paulo em agosto de 2019

Teatro

10 peças de teatro e musicais imperdíveis em agosto de 2019

Teatro