Guia da Semana

No dia 27 de março é comemorado o Dia Mundial do Teatro e Turismo. Mas você conhece os teatros de Porto Alegre? O Guia da Semana apresenta um roteiro com os principais espaços destinados à cultura da capital gaúcha.

+ Descubra o que a orla de Ipanema de Porto Alegre tem
+ Saiba onde levar as crianças para se divertir em Porto Alegre

TEATRO DA AMRIGS

O Teatro da AMRIGS faz parte do complexo da AMRIGS, como um espaço destinado a congressos, palestras, feiras, seminários e atrações culturais. Tem capacidade para um público de 700 pessoas, camarim, ar condicionado central, sala VIP, cabine de controle de som e luz, portaria e recepção.

TEATRO DE ARENA

O Teatro de Arena é constituído por três lados, com capacidade para 110 espectadores e equipamentos de som e iluminação. Hoje, é uma das instituições da Secretaria Estadual da Culturao, abrigando diferentes propostas artísticas e lutando contra a escassez de recursos.

TEATRO DO BOURBON COUNTRY

Maior teatro dentro de um shopping no Rio Grande do Sul, o Teatro do Bourbon Country tem capacidade para receber mais de mil pessoas sentadas e cerca de 2 mil pessoas, quando a plateia baixa é transformada em pista. O local tem áreas para exposições e mostras de arte, gravações de programas de TV, filmagens publicitárias e cinematográficas, desfiles de moda, congressos, formaturas, espetáculos e shows musicais.

TEATRO BRUNO KIEFER

Um dos teatros da Casa de Cultura Mário Quintana, o Teatro Bruno Kiefer levou o nome que homenageia o compositor, musicólogo e crítico fundador da OSPA. O espaço tem capacidade para 200 espectadores e se destina, especialmente, às montagens teatrais e aos shows de música, dispondo de sistema de luz e som próprios.

TEATRO DE CÂMARA TÚLIO PIVA

O Teatro de Câmara Túlio Piva é de responsabilidade da administração municipal. O nome é uma homenagem ao violonista do sul do país. O espaço totaliza três camarins, uma cabine de operação técnica e plateia com 215 lugares.

TEATRO CIEE

O Teatro CIEE oferece grande estrutura para a apresentação de shows e peças de teatro, recursos cênicos de última geração e vestimenta cênica completa e equipamentos de som e iluminação próprios, além de um camarim individual e um coletivo, que possuem elevador exclusivo.

TEATRO DANTE BARONE

O Teatro Dante Barone está localizado no Palácio Farroupilha. Tem capacidade para 576 pessoas e é cedido para solenidades e cursos promovidos pela Assembleia Legislativa, convenções, congressos, seminários, jornadas, simpósios, palestras e conferências que tratem de assuntos de interesse público, além de espetáculos culturais.

TEATRO RENASCENÇA

O Teatro Renascença é palco das manifestações artísticas de Porto Alegre. Sua estrutura apresenta linhas retas e ambientes envidraçados, com destaque para o palco italiano. Possui quatro camarins, sistema próprio de iluminação e som. No segundo andar, há salas de aula para cursos e oficinas. No foyer, o público reúne-se no bar, na livraria e pode conferir exposições e vernissages.

THEATRO SÃO PEDRO

O Theatro São Pedro é referência no cenário artístico de Porto Alegre, onde acontecem apresentações de dança, teatro, música e exposições. Na decoração, o Thetaro apresenta um lustre feito com 35 mil peças de cristal e o forro pintado pelos artistas Carlos Antônio Mancuso, Léo Dexheimer, Plínio Bernhardt e Danúbio Gonçalves.

TEATRO DO SESC

Um espaço para teatro alternativo. Este é o Teatro do Sesc. O local situa-se no centro de Porto Alegre, com uma capacidade de público de 296 lugares, dois camarins, dois banheiros, uma sala VIP e ar condicionado.

TEATRO DO SESI

O Teatro do SESI é a forma que o Sistema FIERGS encontrou para apoiar o cenário cultural de Porto Alegre. Além de espetáculos, o Teatro adapta-se a formaturas e eventos empresariais. O auditório tem capacidade para 1684 pessoas e dispõe de estacionamento, serviços médicos, sistemas anti-incêndio, Internet, sonorização, tradução de idioma e ambiente climatizado.

Por Lucila Rosa

Atualizado em 20 Jun 2013.