Guia da Semana

Por Marcus Oliveira

O presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia, afirmou no último dia 18 de agosto que até o fim de 2011 a Câmara deve votar o projeto do vale-cultura, que pretende beneficiar cerca de 1,4 milhão de trabalhadores, que receberão R$ 50 ao mês para serem gastos com qualquer expressão de arte, desde entradas em cinema, teatro, exposições, até compras de CDs e DVDs. A proposta já foi aprovada pela Câmara em 2009, mas precisará ser analisada de novo por ter sido alterada no Senado.

Enquanto o benefício não chega, o melhor é se programar e, principalmente, poupar para não perder nenhuma grande atração no tablado. Em especial quando você tem a chance de ver de perto a atuação de nomes consagrados da TV e do cinema.

Preparamos uma lista de espetáculos com famosos em cartaz em cinco capitais brasileiras. Confira e programe-se!

São Paulo

Uma das efervescências culturais da cidade, espetáculos em São Paulo não faltam. A comédia Seis Aulas de Dança em Seis Semanas tem no elenco Suely Franco e Tuca Andrada, coreografados por Carlinhos de Jesus. Já traduzida para mais de 12 idiomas, a peça conta a história de uma senhora apaixonada pela dança, que resolve iniciar aulas especializadas, onde conhece o professor de meia-idade que se esforça para aparentar ser mais jovem.

O cineasta Woody Allen é a mente por trás do espetáculo Adultérios. A peça representa a primeira montagem brasileira da obra e marca a volta do ator Fábio Assunção aos palcos. Ao lado dele, os atores Norival Rizzo e Carol Mariottini, vivem um enredo cheio de comédia e dramaticidade.

O musical As Bruxas de Eastwick é uma adaptação do livro homônimo de John Updick e do filme da Warner Bros (1987). Na produção brazuca, o elenco conta com 26 atores/cantores que dividem o palco com diferentes efeitos especiais, como levitação, fogo e chuva, entre eles, Eduardo Galvão, Maria Clara Gueiros, Sabrina Kogut, Renata Ricci e Fafy Siqueira.

Com adaptação e direção de Evandro Mesquita, Hedwig e O Centímetro Enfurecido é protagonizado por Pierre Baitelli e Felipe Carvalhido. O espetáculo é um rock-musical, que conta a história de Hedwig, vocalista e líder da banda O Centímetro Enfurecido, que foi vítimada por um erro médico durante uma operação de troca de sexo, e passa por momentos históricos como a queda do muro de Berlim.

Em Sem Pensar, texto inédito no Brasil assinado pela dramaturga Anya Reissm, de apenas 17 anos, Denise Fraga vive uma mãe dedicada que se vê diante de uma adolescente prestes a completar 13 anos, vivendo as descobertas da vida adulta.

A montagem Conversando com Mamãe traz no elenco nomes consagrados, como Beatriz Segall e Herson Capri, e retrata os conflitos familiares entre uma mãe de 82 anos e seu filho, de 50, que saiu de casa há mais de 25 anos. A eterna briga de sogra com nora e as marcas deixadas pelo divórcio, são alguns dos assuntos da trama narrada por situações comuns ao cotidiano de muitas pessoas.

A comédia também tem espaço na capital. Com Marcelo Valle e Alexandra Richter, A História de Nós 2 explora de forma cômica os estereótipos de um casal que resolveu discutir a relação. Enquanto o rapaz se divide entre o desejo de investir na carreira, a vontade de manter o casamento e o sonho de ser livre, ela encontra dificuldade para harmonizar o lado profissional com maternidade e paixão.

Rio de Janeiro

Na capital carioca, os famosos também fazem bonito no tablado. Com texto de autoria de Arnaldo Jabor, o espetáculo Eu Te Amo leva aos palcos os atores Alexandre Borges e Juliana Martins, que vivem a história de um homem e uma mulher que desejam se amar e que, ao mesmo tempo, têm medo desse encontro. A montagem causa uma reflexão sobre o que seria uma história de amor.

Com elenco recheado de estrelas, a peça Você Precisa Saber de Mim retrata a história de uma família formada pelos atores Gisele Fróes, Luiza Mariani e Alexandre Nero. Na trama, através de cartas deixadas pelo bisavô do homem, a família passa a reconstruir sua genealogia, partindo dos escritos que narram por onde o bisavô andava.

No quesito musical, o espetáculo Tim Maia - Vale Tudo, o Musical conta com direção de João Fonseca e é estrelado pelo jovem de 23 anos Tiago Abravanel, neto de Silvio Santos. A apresentação conta com mais de 20 sucessos de Tim Maia, além de histórias e situações engraçadas que fizeram parte da trajetória do artista.

Na parte dos monólogos, opções não faltam. A Varanda de Golda conta a história da personagem histórica Golda Meir, vivida por Rosane Gofman, que lutou para manter o Estado de Israel, constituído em 1948, e obteve auxílio dos Estados Unidos para sobreviver contra os ataques de tropas sírias e egípcias, no conflito que decidiria o controle do canal de Suez.

Estrelada pela atriz Débora Olivieri, o monólogo Rosa, do dramaturgo norte-americano Martin Sherman, narra a história de uma senhora judia de aproximadamente 80 anos, durante o shivah (período do luto judaico). Ela faz uma retrospectiva de sua vida, relembrando a infância em uma pequena cidade da Ucrânia, e as viagens que fez ao longo de sua história.

Curitiba

Para quem quiser se programar, outro integrante da bancada do programa da Band, Marco Luque, apresenta o espetáculo de sucesso Labutaria no Teatro Positivo, entre 28 a 30 de outubro de 2011.

Ainda no ramo do stand-up, outra atração que promete arrancar risos da plateia, é o humorista Diogo Portugal. A temporada de Senta Pra Rir acontece mensalmente na capital curitibana e traz personagens de sucesso do humorista, como a manicure Marlene Marluce Catarina, o porteiro Ediomar, a ex-prostituta Pamela Conti, o publicitário Carlos Umberto Modesto e o lutador Bomba.

Belo Horizonte

Já entre 16 e 18 de setembro, Eri Johnson comanda seu show Eri Pinta, Johnson Borda, no Teatro Dom Silvério. O ator mistura histórias reais com fictícias de forma bem humorada e relembra alguns de seus personagens, como o Gay Lulu, da novela Barriga de Aluguel, e as famosas imitações, como do ex-jogador de futebol Romário e os cantores Caetano Veloso e Roberto Carlos.

Brasília

As plumas e purpurinas tomam conta da sala Villa-Lobos do Teatro Nacional, entre 15 e 18 de setembro. Após temporada de sucesso no Rio de Janeiro e São Paulo é a vez do público brasiliense conferir de perto o musical A Gaiola das Loucas, estrelado e dirigido por Miguel Falabella ao lado de Diogo Vilela.

A megaprodução se debruça sobre a história dos personagens Georges e Albin, que vira Zazá quando "transformado". O primeiro, vivido po Falabella, é o dono do cabaré que dá nome ao espetáculo e onde se ambienta a peça; o outro é transformista e principal atração da casa.

Por Marcus Oliveira

Atualizado em 10 Abr 2012.