Guia da Semana

Com modernidade, sofisticação e inovação, os grupos WTorre, Iguatemi e Santander uniram-se para criar um novo espaço cultural em São Paulo: o Teatro Santanter. Com capacidade total para até 2.085 espectadores, foi concebido para ser um local multiuso que abrigará desde grandes musicais, concertos, desfiles de moda, shows e dramaturgia, até eventos corporativos.

O Guia da Semana esteve em sua inauguração e agora lista todos os seus diferenciais. Confira:

ARQUITETURA

O projeto de desenvolvimento do Teatro Santander é assinado pelo escritório de arquitetura americano Eskew+Dumez+Ripple (EDR), que criou alguns dos mais incríveis teatros e museus do mundo.

Além disso, com 60 mil blocos de vidro importados da República Tcheca e iluminação em LED controlada por computador, a fachada foi projetada pelo renomado arquiteto Edo Rocha, responsável, entre outros, pelo projeto arquitetônico do Allianz Parque.

PALCO

O palco tem 400 metros quadrados e 56 varas cênicas motorizadas, que suportam o peso de até 1.000 kg (distribuídos) cada uma. As varas cênicas do Teatro Santander são as únicas que podem ser programadas por computador, operando de maneira totalmente autônoma. Isto, aliado à amplitude do palco, permite a realização de grandes espetáculos sem nenhuma necessidade de adaptação.

A estrutura é composta, ainda, por dois elevadores de última geração: um para a orquestra e outro no palco, para ser utilizado nos espetáculos. O elevador de orquestra possibilita a instalação do mecanismo sem ter que intervir nos níveis inferiores ao fosso de orquestra, obtendo um ganho ao aproveitar ao máximo as áreas do subsolo. O Piso do palco apresenta um sistema flutuante por meio de amortecedores que garantem o conforto do usuário, bem como o desacoplamento do piso da estrutura do prédio, sem perder a capacidade de carga, que por si só representa um diferencial.

POLTRONAS

As poltronas do teatro são rebatíveis sobre um sistema retrátil, o que permite transformar a configuração tradicional de um teatro italiano em um espaço multiuso. Assim, é possível nivelar plateia, elevador de orquestra e caixa cênica. Estas poltronas foram feitas sob encomenda na Espanha e também contam com propriedades acústicas especiais, que não interferem no som que circula pela sala.

ACESSIBILIDADE

Diferente de muitos locais em São Paulo, o ambiente preenche os requisitos de acessibilidade com rampas para portadores de necessidades especiais, e de segurança, com sistemas de alarmes, portas corta-fogo, saídas de emergência, escadas de incêndio e três elevadores separados por cortinas metálicas (de acordo com o uso). O Teatro conta com 16 assentos para deficientes físicos e 10 para pessoas obesas.

ESPAÇO COM VISTA PARA EVENTO

Ainda há um espaço para a realização de eventos privados. A sala é isolada acusticamente e fisicamente, conta com sacada e acessos independentes da área inferior, propiciando comodidade, privacidade e conforto aos convidados das duas salas. A tecnologia acústica garante que ambos os espaços possam ser utilizados simultaneamente.

ISOLAMENTO ACÚSTICO

Outro diferencial é o isolamento acústico. Totalmente criado para potencializar o som do espetáculo e, ao mesmo tempo, isolar a plateia dos sons externos, o sistema recobre toda a área de espetáculos e, acredite, o som em seu interior é simplesmente in-crí-vel.

SERVIÇO

Teatro Santander Complexo JK
Endereço: Av. Presidente Juscelino Kubitschek, 2041
CEP: 04543-011
Bairro: Itaim Bibi, São Paulo

Por Nathália Tourais

Atualizado em 17 Mar 2016.