Guia da Semana
Teatro
Por Nathália Tourais

São Paulo ganha mais um espaço cultural, o Teatro Santander

Moderno, sofisticado e inovador, local abrigará musicais, concertos, desfiles de moda, shows e eventos corporativos.

Tatro Santander abre as portas em São Paulo (Divulgação)

Com modernidade, sofisticação e inovação, os grupos WTorreIguatemi e Santander uniram-se para criar um novo espaço cultural em São Paulo: o Teatro Santanter. Com capacidade total para até 2.085 espectadores, foi concebido para ser um local multiuso que abrigará desde grandes musicais, concertos, desfiles de moda, shows e dramaturgia, até eventos corporativos. 

O Guia da Semana esteve em sua inauguração e agora lista todos os seus diferenciais. Confira:

ARQUITETURA

O projeto de desenvolvimento do Teatro Santander é assinado pelo escritório de arquitetura americano Eskew+Dumez+Ripple (EDR), que criou alguns dos mais incríveis teatros e museus do mundo.

Além disso, com 60 mil blocos de vidro importados da República Tcheca e iluminação em LED controlada por computador, a fachada foi projetada pelo renomado arquiteto Edo Rocha, responsável, entre outros, pelo projeto arquitetônico do Allianz Parque.

PALCO

O palco tem 400 metros quadrados e 56 varas cênicas motorizadas, que suportam o peso de até 1.000 kg (distribuídos) cada uma. As varas cênicas do Teatro Santander são as únicas que podem ser programadas por computador, operando de maneira totalmente autônoma. Isto, aliado à amplitude do palco, permite a realização de grandes espetáculos sem nenhuma necessidade de adaptação.

A estrutura é composta, ainda, por dois elevadores de última geração: um para a orquestra e outro no palco, para ser utilizado nos espetáculos. O elevador de orquestra possibilita a instalação do mecanismo sem ter que intervir nos níveis inferiores ao fosso de orquestra, obtendo um ganho ao aproveitar ao máximo as áreas do subsolo. O Piso do palco apresenta um sistema flutuante por meio de amortecedores que garantem o conforto do usuário, bem como o desacoplamento do piso da estrutura do prédio, sem perder a capacidade de carga, que por si só representa um diferencial.

POLTRONAS

As poltronas do teatro são rebatíveis sobre um sistema retrátil, o que permite transformar a configuração tradicional de um teatro italiano em um espaço multiuso. Assim, é possível nivelar plateia, elevador de orquestra e caixa cênica. Estas poltronas foram feitas sob encomenda na Espanha e também contam com propriedades acústicas especiais, que não interferem no som que circula pela sala. 

ACESSIBILIDADE

Diferente de muitos locais em São Paulo, o ambiente preenche os requisitos de acessibilidade com rampas para portadores de necessidades especiais, e de segurança, com sistemas de alarmes, portas corta-fogo, saídas de emergência, escadas de incêndio e três elevadores separados por cortinas metálicas (de acordo com o uso). O Teatro conta com 16 assentos para deficientes físicos e 10 para pessoas obesas.  

ESPAÇO COM VISTA PARA EVENTO

Ainda há um espaço para a realização de eventos privados. A sala é isolada acusticamente e fisicamente, conta com sacada e acessos independentes da área inferior, propiciando comodidade, privacidade e conforto aos convidados das duas salas. A tecnologia acústica garante que ambos os espaços possam ser utilizados simultaneamente. 

ISOLAMENTO ACÚSTICO

Outro diferencial é o isolamento acústico. Totalmente criado para potencializar o som do espetáculo e, ao mesmo tempo, isolar a plateia dos sons externos, o sistema recobre toda a área de espetáculos e, acredite, o som em seu interior é simplesmente in-crí-vel.

SERVIÇO

Teatro Santander Complexo JK
Endereço: Av. Presidente Juscelino Kubitschek, 2041
CEP: 04543-011
Bairro: Itaim Bibi, São Paulo


Por Nathália Tourais

Atualizado em 17 Mar 2016.

Mais notícias

12 espetáculos de Stand Up Comedy que estão em cartaz em São Paulo em março de 2019

Teatro

7 peças infantis imperdíveis em São Paulo em março de 2019

Teatro

10 peças de teatro e musicais imperdíveis em São Paulo em março de 2019

Teatro

6 motivos para assistir à peça “Dogville”, com Mel Lisboa e Fábio Assunção

Teatro

Peças de teatro e musicais para assistir em São Paulo no feriado de 25 de janeiro de 2019

Teatro

16 musicais imperdíveis para assistir em São Paulo em 2019

Teatro