Guia da Semana
Teatro
Por Carine Medeiros

Seis Peças Inspiradas em Personagens da Vida Real

Da vida para os palcos, confira um roteiro com histórias que ganharam os teatros de SP.

Camille e Rodin (Divulgação)

Quem vai ao teatro sabe que é muito comum encontrar montagens inspiradas em histórias reais. Para te ajudar a escolher uma biografia para assistir, o Guia da Semana preparou um roteiro com as peças em cartaz na capital. Confira!

>> Saiba quais são as peças que estreiam no teatro nesta semana
>> Vai ao teatro? Veja quais são as peças imperdíveis desta semana
>> Confira os musicais que vão agitar a cidade em 2012

Camille Claudel e Auguste Rodin


Em 1881, a jovem escultora Camille Claudel (1864-1943) viajou para Paris e tornou-se aluna do famoso artista plástico Auguste Rodin (1840-1917). O envolvimento dos dois foi além do profissional e, apesar de Rodin ter um relacionamento sério, tornaram-se amantes por 15 anos. Com o fim do romance proibido, Rodin continuou rumo ao sucesso e Camille se entregou à loucura.

A história de amor e obsessão chegou aos palcos da capital com direção de Elias Andreato e Melissa Vettore e Leopoldo Pacheco nos papéis principais e segue a temporada no Grande Auditório do Masp.

JT Leroy


No início dos anos 2000, a cantora punk Laura Albert assumiu o pseudônimo de Jeremiah Terminator Leroy, ou JT Leroy, um garoto de 16 anos, gay, travesti, drogado e com problemas mentais. A história de JT ganhou fama e conquistou personalidades como Madonna e Bono Vox e, para alcançar ainda mais sucesso, Laura pediu a sua cunhada Savanah que se passasse pelo autor. Juntas, elas enganaram editoras, produtoras de cinema e fãs.

Com direção de Paulo José e elenco composto por Natália Lage e Débora Duboc, a história ganhou uma versão para os palcos com o nome de JT – Um Conto de Fadas Punk e está em cartaz no Teatro Anchieta.

Tim Maia


Sucesso com canções como "Gostava Tanto de Você", "Azul da Cor do Mar" e "Não Quero Dinheiro", Tim Maia (1942-1998) se tornou um dos maiores ícones da música brasileira. Sua trajetória dos 12 aos 55 anos é retratada no musical Tim Maia - Vale Tudo, de autoria de Nelson Motta.

A frente do espetáculo desde sua estreia, o ator Tiago Abravanel se afastou da superprodução para participar das gravações da próxima novela da Rede Globo. Até o fim da temporada, Danilo de Moura substitui o ator no papel do cantor.

Nise da Silveira


Uma das primeiras mulheres a se formar em medicina no Brasil, Nise da Silveira (1905-1999) tornou-se uma psiquiatra respeitada e revolucionou o tratamento da esquizofrenia ao implantar ateliês de pintura em hospitais psiquiátricos.

Protagonizado por Mariana Terra, o monólogo Nise da Silveira – Senhora das Imagens envolve encenação, música e dança, com coreografia assinada pela bailarina Ana Botafogo.

Giordano Bruno


Processo de Giordano Bruno, em cartaz no Ágora Teatro, traz a história dos últimos dias do filósofo Giordano Bruno (1548-1600), que foi perseguido e queimado vivo pela inquisição em função de suas ideias a frente de seu tempo. O responsável por dar vida ao idealista é o ator Celso Frateschi.

Mark Rothko


Inspirado pela vida do pintor abstrato e artista plástico russo, Mark Rothko (1903-1970), o roteirista John Logan, responsável por filmes como A Invenção de Hugo Cabret e Rango, escreveu Vermelho em 2009. O espetáculo estreou na Broadway e foi vencedor de seis Tony Awards.

A versão brasileira segue em cartaz no Teatro Geo até 29 de julho e apresenta Antonio Fagundes no papel do artista.

 


Por Carine Medeiros

Atualizado em 26 Jun 2012.

Mais notícias

12 espetáculos de Stand Up Comedy que estão em cartaz em São Paulo em março de 2019

Teatro

7 peças infantis imperdíveis em São Paulo em março de 2019

Teatro

10 peças de teatro e musicais imperdíveis em São Paulo em março de 2019

Teatro

6 motivos para assistir à peça “Dogville”, com Mel Lisboa e Fábio Assunção

Teatro

Peças de teatro e musicais para assistir em São Paulo no feriado de 25 de janeiro de 2019

Teatro

16 musicais imperdíveis para assistir em São Paulo em 2019

Teatro