Guia da Semana

Por Douglas Brito


Cena da peça Defeito de Família, na estréia do programa

Nas décadas de 70 e 80, a TV Cultura apostou em um projeto que exibia peças de teatro na televisão, os conhecidos teleteatros. Com a idéia de voltar com o programa, a emissora apresenta Senta Que Lá Vem Comédia, que estréia neste sábado, 14 de maio, às 22h.

Senta Que Lá Vem Comédia marca a retomada da TV Cultura na área da dramaturgia. O projeto vai exibir até o final do ano 26 comédias consagradas de autores nacionais. A estréia na grade da emissora será com a apresentação de Defeito de Família, de França Júnior. Com direção de John Herbert, a peça reúne um elenco formado por Claudio Fontana, Arllete Montenegro, Amanda Acosta, Paulo Hesse, Luiz Serra e José Ferro.

As peças são gravadas em um teatro com público e todas as características de um espetáculo ao vivo em um palco são mantidas, ou seja, o público de casa pode se sentir como se estivesse efetivamente em um teatro.

O programa sempre às 22h aos sábados, traz depois a peça Toda Donzela Tem Um Pai Que é Uma Fera, um texto de Gláucio Gil, escrito na década de 60 e que se transformou em sucesso nos palcos e no cinema brasileiro. No elenco, sob a direção de Roberto Lage, estão Bárbara Paz, André Garolli, Luiz Serra, Jerusa Franco, Elvis Shelton e Carmen Milian.


Lançamento e Homenagem

Nesta segunda-feira, dia 9, aconteceu a festa de lançamento do projeto no Theatro Municipal de São Paulo. O evento foi apresentado por Bárbara Paz e Tuca Andrada, atores que fazem parte de dois dos primeiros quatro episódios que vão ao ar .

Na ocasião foram exibidos clipes curtos das oito peças já gravadas para o Senta Que Lá Vem Comédia e de antigos teleteatros da emissora. Também foram homenageados artistas e técnicos que participaram da empreitada na TV Cultura na décadas de 70 e 80, como Antunes Filho, Antônio Abujamra, Roberto Vignati, Cleyde Yáconis, Kate Hansen, Amaury Alvarez, Enio Gonçalves, Fúlvio Stefanini, Flávio Galvão, Elaine Cristina, Maria Isabel de Lizandra e muitos outros.

Atualizado em 10 Abr 2012.