Guia da Semana

Foto: Divulgação

Cena do filme Moscou, de Eduardo Coutinho, que registra os ensaios do Grupo Galpão

Livros, DVDs, CDs, camisetas e quebra-cabeças decorativos. Estes artigos não fazem parte de uma loja de shopping, mas ilustram as vitrines virtuais do Galpão, tradicional companhia teatral de Minas Gerais, que existe há 27 anos e já brilhou nos palcos com mais de 18 peças. Para divulgar seus trabalhos, o grupo comercializa os mais variados produtos na sua página na internet e em seu espaço. Da mesma forma, outros renomados grupos de teatro produzem diversos materiais para registrar as peças, atrair o público e aumentar a projeção.

A Cia. do Latão, por exemplo, possui uma "banca" em seu site, onde há vários artigos à venda. Recentemente, lançou um DVD com oito documentários elaborados a partir de releituras feitas nos dez anos de atividades do grupo paulistano. Além disso, também foi lançado um CD que traz coros, canções e experimentos musicais dos espetáculos. Segundo Sérgio de Carvalho, diretor da Cia. do Latão, a ideia é fazer trabalhos independentes do teatro, mas que dialogam com ele.

"O DVD faz uma reflexão sobre o espetáculo a partir da experiência teatral, porque a apresentação é passageira, efêmera. O vídeo tem o lado do registro, mas ao mesmo tempo é falso, pois não transmite a experiência do teatro", explica Carvalho. "Tentamos desenvolver um vídeo reflexivo e inventivo, que ao invés de só documentar a peça, faz um comentário em outra linguagem sobre o espetáculo", complementa.

Sem lucros

Foto: Site Oficial

Quebra-cabeça decorativo com design de Marcelo Alvarenga, vendido por R$ 30,00 no site do Galpão

Para produzir esses materiais, a Cia. do Latão conta com o patrocínio da Petrobras. Entretanto, segundo Carvalho, não há finalidade comercial com a venda dos produtos. O Grupo Galpão também comercializa diversos objetos a um preço simbólico, somente para não sofrer prejuízos e garantir a divulgação dos trabalhos. "O mais importante é a circulação desse material. A boutique somente se paga, mas ajuda na promoção do grupo", diz Fernanda Vianna, atriz do Galpão há quase 15 anos.

Neste ano, o Galpão participou do documentário Moscou, de Eduardo Coutinho, e mostrou que não é somente de teatro que uma companhia vive. O filme retrata o ensaio da peça As Três Irmãs, clássico russo de Anton Tchecov, sob a direção de Enrique Diaz, com quem a trupe nunca havia trabalhado. "Essa participação na produção do Coutinho permitiu mostrar uma outra faceta do grupo e apresentar nosso processo de trabalho a um público muito maior", conta Fernanda.

Memória e divulgação

Foto: Site Oficial

Além de livros e DVDs, o Folias comercializa cadernos com entrevistas de pessoas que servem como referência histórica e artística para o grupo

O Folias, grupo teatral sediado há mais de dez anos na região central de São Paulo, também possui uma loja onde são vendidos livros, cadernos com entrevistas e DVDs. Estes materiais são comercializados no espaço físico e no endereço virtual da companhia. "Do ponto de vista do mercado, esses produtos não têm nenhuma reversão para gente. O intuito é tê-los não só como registro, mas utilizá-los para fazer com que circulem nos mais diversos lugares", afirma Danilo Grangheia, ator que integra o conselho artístico do Folias.

Para ele, além de documentar as produções artísticas, esse tipo de iniciativa permite disseminar ideias e levar teatro para uma população mais abrangente. "É a alternativa que cabe ao grupo, senão ficamos enclausurados no nosso gueto. As alternativas que aparecem são o ponto de partida para divulgar o pensamento do grupo", diz Grangheia. "Toda companhia que faz isso acaba levando um pouco de si para uma população que não se interessa por teatro, mas gosta de literatura, por exemplo", completa.

Onde Encontrar
Banca do Latão (DVDs, CDs, livros e revistas da Cia do Latão)
Rua Harmonia, 931 - Sumarezinho - São Paulo - SP
Tel: (11) 3814-1905

Boutique do Galpão (Livros, CDs, DVDs, camisetas e quebra-cabeça decorativo do Grupo Galpão)
Rua Pitangui, 3413 - Sagrada Família - Belo Horizonte - MG
Tel: (31) 3463-9186

Loja do Folias ( Cadernos com entrevistas, livros e DVDs do Folias)
Rua Ana Cintra, 213 - Santa Cecília - São Paulo - SP
Tel: (11) 3361-2223


Atualizado em 26 Set 2011.