Guia da Semana


O Teatro Tablado passou por uma ampla reforma nos últimos seis meses e reabre de cara nova. As mudanças são perceptíveis ao público, elenco e alunos. Os antigos quatro camarins foram transformados em três, de forma a ficarem mais amplos e confortáveis, com novo piso, decoração e ar condicionado.

O piso da sala de acervo de figurinos e adereços foi trocado, assim como o sistema de refrigeração. O sistema de iluminação do teatro foi modernizado. Uma nova coxia foi construída e, agora, uma escada facilita o acesso aos dois lados do palco pelos bastidores. Além da reforma no teatro, o jardim na frente do Tablado ganhou árvores frutíferas como amoreira, jabuticabeira, pé de romã, cafeeiros, entre outras espécies.

Além do jardim e da nova cantina, os alunos e o público do teatro têm a disposição mesas e uma área externa para ensaios. O Tablado também passou por uma reforma administrativa. A partir de agora, o curso de teatro passa a sindicalizar os alunos que receberem por três anos seguidos o atestado de excelência.




História

Fundado em 1951 por Maria Clara Machado, o Tablado surgiu primeiramente como uma companhia de teatro amador. Na década de 60 foram implantados cursos livres, que serviram de meio para a descoberta de renomados atores e técnicos do teatro brasileiro. O espaço cresceu e teve até revista própria, a Cadernos de Teatro.

O prestígio do grupo só aumentou entre os críticos e emplacava uma porção de espetáculos para todas as idades. Eram mais de 120 espetáculos montados e 6.000 apresentações. A primeira peça encenada, em 1951, teve sua tradução feita por Cecília Meireles. Traduções de Carlos Drummond de Andrade e João Cabral de Melo Neto também ocuparam o palco do Tablado.

O Tablado ainda não era uma escola, mas já havia um clima propício para a oficialização das oficinas realizadas, pois o local era tido como celeiro de atores novos. Quando estruturado, o curso do Tablado projetou muitos artistas, que ajudaram a formar as telenovelas, nos anos 70 e 80.

Atualizado em 6 Set 2011.