Guia da Semana

Foto:Divulgação


Pela sexta vez, durante 24 horas, São Paulo recebe evento que reúne artes, música, dança, teatro e cinema por toda a cidade. A Virada Cultural 2010 ocupa o centro da capital paulista em 47 pontos. Realizada pela Prefeitura de São Paulo por meio da Secretaria Municipal de Cultura, o festival pretende reunir mais de cinco milhões de pessoas. Veja algumas das peças de teatro que serão exibidas em 15 de maio:

Às 21h, o Teatro Centro da Terra apresenta Neny Hotel Inn, comédia de Hermano Leitão que conta as confusões de um hotel recém-inaugurado em Fortaleza e que deve ser vistoriado por um auditor da rede norte-americana CNN. Ele deve indicá-lo aos turistas, mas o local tem procedência duvidosa. O elenco vivencia situações hilariantes com forte sotaque nordestino e ao som da música regional.

No Teatro da Cultura Inglesa (Pinheiros), às 21h, a Visceral Companhia encena A Serpente no Jardim, de Alan Ayckbourn. O reencontro de duas irmãs após a morte do pai inicia uma trama obscura que inclui chantagem, cartas forjadas, planos de vingança, assassinato e traumas de infância, além de acontecimentos sobrenaturais de arrepiar.

Também às 21h, o Teatro Vivo realiza única exibição de Escola De Mulheres. O espetáculo com Oscar Magrini e Erik Marmo discute individualismo, autoritarismo e deslizes de ordem moral. Arnolfo tem pouco mais de 40 anos e o seu maior medo é ser enganado por uma esposa. Para não sofrer a dor insuportável da traição, ele "adota" a menina Inês para que, anos depois, ela pudesse se casar com ele. Mas, aos 18 anos, Inês se apaixona pelo jovem Horácio.

A Pinacoteca Luz recebe Fodorovska (foto), às 23h, montagem do grupo Garagem 21. A comédia aborda a relação contemporânea ocidental com a morte em uma época na qual cada vez mais a tecnologia é utilizada para diminuir as distâncias entre as sociedades. Há uma mistura de referências: quadrinhos, desenhos animados adultos, filmes de terror orientais e cineastas como David Lynch e Tim Burton, além de pensadores como Nietzsche e Foucault.

PROGRAMAÇÃO:

Pinacoteca Luz
23h: Fodorovska - Garagem 21

Centro Cultural Branco do Brasil
19h30 e 22h: Simplesmente Eu, Clarice Lispector

Sesc Ipiranga
20h: Ópera das Pedras - O Espetáculo da Terra (Denise Milan e Lee Breuer)

Sesc Pinheiros
16h: A Casa de Dentro da Gente
20h: Pílades - Cia de Teatro de Narradores

Sesc Vila Mariana
21h15: O Cientista e a Lua - Cia Suno de Arte

Casa das Rosas
21h e 23h: Passagem das Horas - Cia Corpocena e Trilhas da Arte Pesquisas Cênicas

Memorial da Resistência de São Paulo
17h30: O Santo Guerreiro e o Herói Desajustado - Cia São Jorge de Variedades

Teatro Plínio Marcos
21h: O Abajur Lilás

Teatro Centro da Terra
21h: Neny Hotel Inn - Cia de Teatro Criando Condições

Teatro Cultura Inglesa - Pinheiros
21h: A Serpente no Jardim - Visceral Companhia

Teatro N.Ex.T.
21h30: O Falecido - Antonio Rocco

Casarão do Belvedere
21h: Cine Belvedere - Cia Bruta de Arte

Teatro Laboratório da ECA/USP
19h: Herói - Cia Ruído Rosa

Teatro Vivo
16h: Refugo - Grupo Pequeno Teatro de Torneado
21h: Escola de Mulheres

Atualizado em 6 Set 2011.