Guia da Semana

Foto:Divulgação


Pela sexta vez, durante 24 horas, São Paulo recebe evento que reúne artes, música, dança, teatro e cinema por toda a cidade. A Virada Cultural 2010 ocupa o centro da capital paulista em 47 pontos. Realizada pela Prefeitura de São Paulo por meio da Secretaria Municipal de Cultura, o festival pretende reunir mais de cinco milhões de pessoas. Veja algumas das peças de teatro que serão exibidas em 16 de maio:

À 0h, no Espaço Parlapatões, Ivo Müller encena Cartas a Um Jovem Poeta (foto). O monólogo é baseado em obras do poeta checo Rainer Maria Rilke e mostra parte da troca de correspondências entre o famoso escritor e um jovem indeciso entre a carreira militar e literária. A montagem propõe uma viagem pela formação humana, criação artística e importância do autoconhecimento e do contato com a natureza do autor.

Meia hora depois, no Sesc Santana, o Grupo Galpão interpreta Till, a Saga de um Herói Torto. O anti-herói de muitas artimanhas tem a alma enviada à Terra depois de uma aposta entre Deus e o Diabo. Till vive em uma Alemanha miserável, povoada de personagens grotescos e espertalhões. Depois de ter sido abandonado pela mãe em uma terra inóspita, o protagonista descobre que a única maneira de sobreviver nesse lugar é tornar-se ainda mais esperto e enganador.

No Sesc Pompeia, às 3h, será apresentado o texto A Máquina de Abraçar, de José Sanchis Sinisterra. A peça fala sobre a história real de uma autista, que criou para si uma máquina com a qual poderia controlar a intensidade e o tempo de cada abraço. Dessa forma, ela conseguiria controlar sua repulsa ao contato físico. Contudo, sua terapeuta consegue trazê-la para o mundo da comunicação por meio de métodos pouco convencionais.

Para encerrar, o Teatro do Centro Cultural Banco do Brasil oferece o espetáculo Simplesmente Eu, Clarice Lispector, com direção, adaptação e interpretação da atriz Beth Goulart. A trajetória da escritora em direção ao entendimento do amor, de seu universo, suas dúvidas e contradições é revelada. O conteúdo é baseado em textos extraídos de depoimentos, entrevistas, correspondências e trechos dos livros Perto do Coração Selvagem, O Livro dos Prazeres, além dos contos Amor e Perdoando Deus.

PROGRAMAÇÃO:

Espaço Parlapatões
0h: Cartas a um Jovem Poeta

Teatro Cultural Inglesa - Pinheiros
19h: A Serpente no Jardim - Visceral Companhia

Teatro Centro da Terra
19h: Neny Hotel Inn - Cia de teatro Criando Condições

Sesc Santana
0h30: Till, a Saga de um Herói Torto - Grupo Galpão

Sesc Pompeia
3h: Máquina de Abraçar

Sesc Pinheiros
16h: Maravilhosas Histórias para Albak

Sesc Ipiranga
0h: Cordel do Amor Sem Fim - Trupe Sinhá Zózima
12h: Parada de Rua - Grupo Lume
16h: O Poeta e o Cavaleiro - Trupe Sinhá Zózima

Centro Cultural Banco do Brasil
18h: Simplesmente Eu, Clarice Lispector

Teatro Vivo
19h: Escola de Mulheres

Teatro N.Ex.T.
19h30: O Falecido - Antonio Rocco

Teatro Bella
0h20: Desistência - Uma Mulher que Não Sai e Não Atende a Porta - Carla Juliano

Teatro Laboratório da ECA/USP
18h: Herói - Cia Ruído Rosa

Terminal Rodoviário do Tietê
12h: Présence Decroux - Cia. Anima Dois

Oficina Cultural Oswald de Andrade
8h30: Intervenção Urbana "Cômica Kombi" - Trupe da Cômica Kombi

CEU Cantos do Amanhecer
14h: Ah! Se o Anacleto Soubesse - Adivinha Quem É

Caixa Cultural Sé
18h: Jozú, O Encantador de Ratos - Ori Produções Culturais

Atualizado em 6 Set 2011.