Explore museus de arte e arqueologia que guardam múmias, esculturas e pinturas da grande civilização egípcia.
Fotos: Anton_Ivanov / Shutterstock.com | N. Rotteveel / Shutterstock.com
A civilização egípcia é uma das mais intrigantes da história antiga. Seus faraós, múmias, pirâmides e esculturas encantam qualquer pessoa. Toda essa história se espalhou pelo mundo e pode ser aprofundada em museus pelos continentes, principalmente o americano e europeu. Assim, é possível ver de perto peças e obras incríveis sobre essa civilização, que até hoje deixa os amantes de história com pulgas atrás da orelha.
Pensando nisso, o Guia da Semana fez uma lista de 9 museus egípcios espalhados pelo mundo para você visitar online. Confira:
Galeria de fotosMuseo Nacional de Antropología, México
Foto: Diego Grandi / Shutterstock.com
Museo Nacional de Antropología, México
Fundado em 1964, o Museu Nacional de Antropologia tem como intuito preservar a rica cultura arqueológica do México e do mundo. Trata-se de uma coleção que preserva a influência indígena na cultura miscigenada do país, mas que também possui coleções de civilizações como a egípcia. A coleção conta com peças e esculturas de argila, rocha, calcário, basalto, entre outros tipos de materiais, construídos por civilizações antigas. Faça uma tour online pelos corredores do museu e encante-se com essa rica coleção!
O Museu Neues também é um importante museu de arte alemã, construído entre 1843 e 1855. Durante a Segunda Guerra Mundial, o local sofreu grave deterioração devido aos bombardeios, mas foi reerguido durante os anos 80 e se tornou um incrível museu de arquitetura moderna. Ele reabriu as portas ao público em 2009 e desde então organiza sua coleção a partir da geografia ou temática. Na tour virtual é possível apreciar exposições de arte egípcia, pré-histórica e antiguidades clássicas para entender mais sobre o desenvolvimento da cultura pré-histórica de diversos lugares do mundo, do oriente ao ocidente.
O Museu do Brooklyn é um dos museus de arte mais bonitos e antigos do país, além de ter uma coleção impressionante e abrangente. Por lá, você encontrará obras do Egito antigo à arte contemporânea, podendo ter contato com uma variedade incrível de culturas. Para além das pinturas, você encontrará peças de argila, rocha, metal, esculturas, papel, entre vários outros materiais.
O Museu Nacional de Arqueologia, localizado em Lisboa, possui um renome no campo da arqueologia – afinal, possui 125 anos de história. Seu acervo reúne peças encontradas em expedições portuguesas pelo território, mas também ultramarinos, que incluem esculturas, peças de ouro, mosaicos, metais, epígrafes e medalhas. Para além da história portuguesa, você encontrará também peças de civilizações antigas como a egípcia e grega.
Localizado na cidade de Nova York, o Metropolitan Museum possui uma parceria com o Google Arts & Culture que permite uma visita online ao local. São vídeos 360º pelas salas de exposição. Seu acervo reúne obras dos séculos XII-XX e obras da arte antiga (grega, romana, egípcia e assírio-babilônica) e oriental.
O Museu Nacional Holandês de Antiguidades (tradução em português para “Rijksmuseum van Oudheden”) é o centro de arqueologia da Holanda que conta a história do Egito, do Oriente Próximo, do mundo clássico e do início da Holanda através de itens arqueológicos. A exposição de arqueologia da Holanda é permanente e consiste no único registro da história antiga do país. Além disso, sua coleção egípcia é uma das mais importantes do mundo.
O Museu de Belas Artes de Boston possui uma rica coleção de arte que abrange muito tempo da história e te leva a uma incrível viagem, desde os tempos pré-históricos até os dias modernos. A incrível exibição conta com pinturas de renome mundial de artistas como Rembrandt, Van Gogh, Gauguin e Cassatt. Essas obras ainda dividem espaço com múmias, esculturas, cerâmicas e ouro do antigo Egito, Grécia, Oriente Próximo e Império Romano, além de obras-primas da arte africana e oceânica dos séculos XVI ao XX.
O British Museum tem uma história muito antiga, que data de 1753 e reúne 8 milhões de objetos de até 2 mil anos. São obras como desenhos japoneses, máscaras astecas, esculturas egípcias, gregas, acessórios de ouro persa e muito mais. Você vai fazer uma viagem na história e conhecer os primeiros artefatos construídos por humanos até obras contemporâneas.
O Instituto Museu Oriental é um importante centro de pesquisa da história do Oriente Médio. O museu abriga cerca de 350 mil artefatos, dos quais cerca de 5 mil estão em exibição. Dentre elas, está uma rica exibição da civilização egípcia, uma das mais intrigantes do mundo, além de peças africanas e árabes. Não deixe de fazer esta tour virtual incrível.