Guia da Semana

Guia da Semana

As férias escolares é sinônimo de descanso e muita diversão para crianças. Já para a família, o desafio é criar uma programação diversificada e interessante. Assim, os parques naturais brasileiros surgem como uma ótima opção. Além de proporcionarem momentos deliciosos ao ar livre, eles trazem benefícios à saúde física, mental e emocional, permitindo que a criança melhore a imunidade, memória, sono, aprendizado, sociabilidade e capacidade física.

As constatações acima estão em uma pesquisa liderada pelo Instituto Alana, organização especializada no crescimento e desenvolvimento de crianças inseridas em contextos urbanos. O mesmo estudo revela ainda que o contato com a natureza pode reduzir significativamente os sintomas de TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade), estresse e obesidade na infância.

“Evidências apontam que, além de causar impactos positivos na saúde das crianças, o contato com a natureza na infância pode promover comportamentos mais conscientes e favoráveis à preservação do meio ambiente na vida adulta. Portanto, é fundamental mobilizar a nova geração para maior valorização e apoio à conservação da biodiversidade”, afirma Mariana Haddad, coordenadora de Conhecimento do Instituto Semeia, organização sem fins lucrativos que atua para a valorização das unidades de conservação do país.

Pensando nisso, o Guia da Semana, com a ajuda do Instituto Alana e Instituto Semeia, listou cinco parques naturais perfeitos para levar as crianças nas férias escolares. Confira:

Por Amanda Matos

Atualizado em 19 Jul 2022.