Bonn ainda não é um destino muito presente no roteiro dos viajantes brasileiros, mas deveria: a cidade possui muitas atrações e tem uma importância histórica muito grande para a Alemanha. Bonn era a capital da Alemanha ocidental, quando o país era dividido pelo muro de Berlim. Após a guerra, a cidade prosperou e cresce a cada dia. Bonn virou símbolo de diplomacia e democracia, além de possuir destaque nos âmbitos comerciais e culturais.
Quer saber mais? O Guia da Semana elaborou um roteiro com 9 atrações imperdíveis em Bonn. Você irá se encantar por esta cidade. Confira:
Confira

MUSEU KOENIG
Um prato cheio para quem gosta de natureza e história natural. O Museu Koenig é um museu de história natural impressionante. Inaugurado em 1934, seu acervo cobre diversos ecossistemas, biomas e espécies de animais, desde florestas tropicais a áreas polares. É uma atração divertida e enriquecedora tanto para as crianças quanto para os adultos.

MÜNSTERPLATZ
Uma praça interessante para visitar é a Munsterplatz, com muitos prédios bonitos, restaurantes, cafés e lojas para dar um passeio agradável. Mas o destaque da praça está na estátua de Ludwig van Beethoven, que nasceu e cresceu em Bonn. Por isso, você irá encontrar homenagens à música pela cidade inteira.

HARIBO STORE
Você provavelmente conhece a marca de balas de goma Haribo. Pois saiba que a marca é originária de Bonn, e por isso há uma loja oficial da Haribo no centro de Bonn. Você poderá experimentar todos os sabores mais mirabolantes de balas, e ainda poderá se servir da quantidade e variedade de doces que quiser no “self-service” da loja.

JARDIM BOTÂNICO E PALÁCIO DE POPPELSDORF
O Jardim Botânico de Bonn é um passeio muito agradável, com uma bela vista que rende boas fotos. Ele é mantido pela Universidade de Bonn e possui mais de 3 mil espécies de plantas. Próximo ao jardim, você já avista o palácio amarelo gigantesco. Este é o Palácio de Poppelsdorf, que hoje abriga a Universidade de Bonn. Foi construído entre 1607 e 1705, e virou universidade em 1818. Hoje, você pode conferir o esplêndido interior do palácio em visita guiada, além de poder assistir a uma palestra ou até a um concerto de música clássica.

CASTELO DO DRAGÃO
Bonn também tem seu lado medieval e encantador. Nos arredores na cidade, mais precisamente na vila vizinha chamada Königswinter, há o castelo do dragão, ou Drachenfels - um castelo lindo, que fica acima de uma colina. Você se sentirá num conto de fadas e a vista de cima do castelo dá para o Rio Reno e toda a região. A subida pode ser um pouco cansativa, ainda mais que o mirante do morro de Drachenfels fica ainda mais alto que o castelo, numa trilha de 30 minutos, mas a vista é recompensadora.

RATHAUS E MARKTPLATZ
A Rathaus é a prefeitura de Bonn, que possui um dos prédios mais bonitos da cidade. É um suntuoso palácio, que chama a atenção na praça principal do centro histórico, a Marktplatz. O prédio foi construído em 1737, de estilo rococó. Ele possuiu grande importância quando a cidade era capital federal da Alemanha Ocidental, entre 1949 a 1990, e recebeu muitas pessoas ilustres, como John F. Kennedy e Nelson Mandela.
Também na praça principal é que acontece a feira de Bonn e a Feira de Natal, onde você pode encontrar muita comida típica como os salsichões e pães alemães. Por ali, você também encontrará a Catedral de Bonn e a Munster St. Martin, igrejas muito antigas, que datam do século 12. É um passeio muito agradável para conferir o centro da cidade, cafés, lojas e restaurantes locais.

BEETHOVEN HAUS
Um dos cidadãos mais ilustres de Bonn foi Ludwig van Beethoven, o grande artista e compositor. Um dos alemães mais célebres de todos os tempos nasceu e viveu até os 20 anos na cidade. Desde 1889, Bonn abriga um museu em homenagem à Beethoven com uma coleção de artefatos e documentos raros, numa grande viagem pela carreira e vida do compositor.

CASA DA HISTÓRIA
Também chamada de Haus der Geschichte, em alemão, a Casa da História é um dos museus mais importantes da Alemanha. Você atravessa a história do país recente, a partir de 1945, no pós-guerra, e entende o significado da guerra para os alemães. São 850 mil visitas por ano, e mais de seis mil objetos e documentos. A visitação é gratuita e acontece todos os dias.

CRUZEIRO PELO RENO
Uma grande atração da cidade é o próprio Rio Reno, que corta Bonn. Caminhar pela margem do rio é um dos passeios preferidos dos locais, que também percorrem o trajeto pedalando ou correndo. Além disso, é possível fazer passeios de barco na região para aproveitar a incrível paisagem dos arredores de Bonn. O Rio Reno possui cerca de 1300 km de extensão e passa por seis países na Europa: Suíça, Liechtenstein, Áustria, Alemanha, França e Holanda, sendo um dos mais importantes do continente.

E aí, o que você mais gostou de Bonn?
Por Lid Capitani
Atualizado em 26 Fev 2020.