13 praias paradisíacas que todo paulistano precisa conhecer em Ilhabela, no litoral norte de SP
Das 40 praias existentes na ilha, separamos as mais belas e imperdíveis para o seu roteiro!.
Fotos: Shutterstock
Localizada no litoral norte de São Paulo, a 135 km da capital paulista, Ilhabela é um dos únicos municípios-arquipélagos marinhos existentes no Brasil. O local possui uma das mais acidentadas paisagens da costa brasileira, formando serras, cachoeiras e praias belíssimas, que atraem muitos turistas durante o verão. E opção é o que não falta: a ilha possui 40 praias para serem aproveitadas na alta estação!
Tá pensando em visitar essa ilha no litoral de SP? A gente te ajuda elencando 13 praias paradisíacas que você precisa conhecer em Ilhabela:
Segue a gente no Instagram! Novidades, promoções e dicas quentinhas! ► @portalobaoba
*Clique nas imagens abaixo para abrir a nossa galeria:
A Praia do Bonete, localizada no sul da ilha, é uma das mais desertas de SP, provavelmente pelo seu difícil acesso: para chegar neste paraíso intocado você precisa encarar 15 km de extensão de trilha (de 3 a 5 horas de caminhada), ou pegar um barco. Além de curtir a praia belíssima, é possível realizar uma trilha para visitar a Cachoeira da Lage ou outras praias próximas. Do lado direito do Bonete existe um mirante, onde se tem visão de tudo ao redor.
Foto: Shutterstock
PRAIA DAS PEDRAS MIÚDAS (ou Praia da Ilha das Cabras)
A Praia das Pedras Miúdas, mais conhecida como Praia da Ilha das Cabras (por ter vista para o ilhote de mesmo nome), não conta com uma extensa faixa de areia - por isso é bom chegar cedo para garantir o seu lugar. Por lá, é possível praticar mergulho em águas calmas e até mesmo visitar a ilha, que abriga o Santuário Ecológico Submarino e é muito frequentada por turistas.
Fotos: Shutterstock
PRAIA DA FEITICEIRA
A Praia da Feiticeira é um oásis em meio à vegetação e pedras de Ilhabela. A praia é acessada apenas a pé, por uma breve trilha de dificuldade baixa. Com 250 metros de areia grossa, a praia de tombo abriga muitas árvores (nem é preciso de guarda-sol, basta de aconchegar debaixo de uma das copas) e grandes casarões, como a antiga sede da Fazenda São Mathias e seu engenho de cana-de-açúcar, por exemplo. Ainda há um píer, para quem quiser apreciar a paisagem de lá!
Foto: Shutterstock
PRAIA DE CASTELHANOS
A Praia de Castelhanos é considerada uma das mais belas do Brasil. Rodeada por pedras e uma vegetação nativa densa, o acesso principal é feito por uma estrada de 22 km, trajeto que só veículos 4×4, motos ou bicicletas são capazes de fazer. Mas a aventura vale a pena: a praia reserva aos visitantes águas azuis e cristalinas, em uma paisagem praticamente intocada.
Foto: Shutterstock
PRAIA DE JABAQUARA
A charmosa Praia do Jabaquara é o passeio ideal para quem gosta de praias sossegadas e com um visual incrível. Por ter acesso apenas por uma pequena trilha, lá não existe muito comércio, ou seja, é indicado levar tudo o que for precisar consigo. A praia é composta por uma pequena faixa de areia e um mar calmo, com uma característica selvagem que só as praias de Ilhabela podem oferecer.
Foto: Shutterstock
PRAIA DAS ENCHOVAS
Selvagem e belíssima, a Praia das Enchovas é uma das mais desertas de Ilhabela. Localizada ao sul do arquipélago, a praia é protegida por uma mata densa e sua faixa de areia é coberta por milhares de pedras, cada uma com um formato único. Há duas maneiras de se chegar lá: de barco, saindo do pier da praia do Perequê; ou à pé, por meio da trilha que leva até a Praia do Bonete, e caminhando mais 50 minutos a partir dali.
Foto: Shutterstock
PRAIA DE GARAPOCAIA (ou Praia da Pedra do Sino)
A Praia de Garapocaia, mais conhecida como a Praia da Pedra do Sino ou apenas como Praia do Sino, abriga uma das mais conhecidas lendas de Ilhabela: dizem que quando suas pedras são atingidas pelo mar, emitem o som metálico de um sino. A faixa de areia é pequena e tranquila, mas conta com boa infraestrutura de quiosques e restaurantes. As águas tranquilas são ótimas para banho e para a prática de stand up paddle, por exemplo.
Fotos: Shutterstock
PRAIA DO JULIÃO
A Praia do Julião é uma das mais tranquilas de Ilhabela, por ser pequena e escondida, reservando um belo visual com suas areias finas e brancas. As pedras à beira-mar formam pequenas piscinas naturais, onde é possível ver muitos peixes com o auxílio de uma máscara e snorkel. A orla, coberta por vegetação da Mata Atlântica, abriga um antigo alambique, um restaurante e algumas barracas, montadas na alta temporada. A praia está localizada entre a Praia Grande e da Feiticeira, e seu acesso é feito à pé (ou por uma trilha de 300 metros que sai da estrada sentido sul, ou por um caminho de pedras a partir da Praia Grande).
Foto: Shutterstock
PRAIA DO PORTINHO
A Praia do Portinho é uma das primeiras ao sul da ilha, e faz parte do Santuário Ecológico Submarino da Ilha das Cabras. Essa característica atrai muitos mergulhadores, que vão conferir de perto diversas espécies com uma visibilidade de até 10 m (mas a pesca, caça e coleta de animais submarinos são proibidos). Os 60 m de areia branca abrigam quiosques e um estacionamento, além de um píer charmoso. O acesso é fácil, pela estrada que leva ao sul de Ilhabela - a Avenida Brasil.
Fotos: Shutterstock
PRAIA DO CURRAL
Para quem gosta de agito, a Praia do Curral é a melhor pedida - ela é uma das mais badaladas de toda a Ilha! Por lá, encontra-se o famoso Hotel DPNY, ótimas opções de bares à beira-mar e restaurantes deliciosos. Se você quer ficar bem localizado e perto de tudo, talvez essa seja a melhor opção. Mas, ao contrário do que se imagina, a infraestrutura não compromete em nada a paisagem: águas cristalinas em tons esverdeados completam o cenário.
Foto: Shutterstock
PRAIA DO PEREQUÊ
Localizada na região central e com fácil acesso pela Avenida Princesa Isabel, a Praia do Perequê é uma das mais extensas de Ilhabela. Sua ótima infraestrutura de bares, restaurantes e estacionamento garantem um dia todo de praia com muito conforto. O charme fica por conta dos pescadores, que atracam os barcos por ali para vender peixes e frutos do mar fresquinhos. É de seu pier que saem boa parte dos passeios para as praias mais distantes da ilha.
Foto: Shutterstock
PRAIA GRANDE
Como o próprio nome já diz, a Praia Grande é uma das maiores de Ilhabela, com uma orla de aproximadamente 600 m de extensão. O local conta com uma das melhores estruturas para os turistas, com direito a quiosques, duchas e estacionamento público - perfeita para quem quer curtir o dia na praia sem perrengues. No lado esquerdo, há um rio que deságua na praia e um píer de madeira, de onde saem alguns passeios pela ilha.
Foto: Shutterstock
PRAIA DA PACUÍBA
A Praia de Pacuíba é considerada um tesouro escondido ao norte de Ilhabela. Pequena e um pouco distante da estrada de acesso (que é de terra), conta com um macio gramado e várias árvores, que dispensam o uso de guarda-sol por lá. A pequena faixa de areia desaparece na maré cheia, mas, na maré baixa, um belo cenário é formado, com muitas pedras e vegetação nativa. Para chegar a este paraíso, é preciso fazer trilhar um caminho estreito a partir da Rua Perimetral Norte.
Fotos: Shutterstock
O roteirinho tá pronto, agora é só relaxar nestes paraísos!