Guia da Semana

A virada do ano é a maior festa do planeta. São bilhões de pessoas celebrando a despedida de um ano e o início de outro, deixando coisas ruins para trás e com o pensamento de que a próxima etapa será muito melhor do que a que passou. É muita energia, né?

+ As melhores cores para você usar na noite de Réveillon!
+ 10 simpatias ótimas e práticas pra você fazer no Ano Novo
+ Saiba tudo sobre o Réveillon 2014 no especial do Guia da Semana

A festança é tão esperada que todo mundo começa a se preparar meses antes da comemoração, principalmente aqueles que pensam em viajar. Mas, como sempre tem alguns que deixam para última hora, preparamos uma lista com os destinos mais incríveis para celebrar o Ano Novo.

Rio de Janeiro – Brasil

Quem disse que no Rio só o Carnaval que é famoso? A festa de Réveillon em Copacabana é conhecida mundialmente, tanto que diversos veículos de comunicação já colocaram a cidade nas listas de destinos para se comemorar a virada do ano. São mais de dois milhões de pessoas acompanhando a queima de fogos na beira da praia. São 24 toneladas de fogos estourados em 16 minutos.

Nova York – EUA

Dizem que a atmosfera da véspera de Ano Novo em Nova York é um das mais memoráveis do mundo. A principal atração é a Times Square Eve Ball Drop, um mastro localizado no topo do One Times Square com uma bola na ponta que vai descendo como uma contagem regressiva de um minuto. Quando a esfera chega ao pé do mastro, à meia-noite, rola uma linda chuva de papel picado. Também tem shows e lightshow pirotécnico.

Sydney – Austrália

É uma das primeiras cidades do mundo que celebra o Ano Novo. Os fogos de artifício à meia-noite é imperdível por ser considerado um dos mais incríveis do mundo. A peça principal da comemoração é a imponente Harbour Bridge, a ponte sobre a Baía de Sydney que abriga a maior parte dos fogos. Também tem elaborados shows pirotécnicos, shows de música e uma programação enorme de festas.

Paris - França

A queima de fogos na véspera do Ano Novo é fantástica e faz com que a cidade das luzes fique ainda mais iluminada e charmosa. A Torre Eiffel vira palco de um espetacular show de luzes e as ruas ao redor da Champs-Elysees ficam abarrotada de festeiros, assim como os bares e clubes de Paris. Mas se você não quer ficar no meio de muvuca, uma boa opção é um passeio de barco ao longo do Sena.

Edimburgo – Escócia

A cidade escocesa é conhecida por abrigar algumas das festas de Ano Novo mais animadas de todo o mundo. Afinal, os escoceses comemoram a virada com um festival de quatro dias, o "Hogmany". A tradicional festa atrai uma multidão e tem desde procissão de velas, música ao vivo e fogos, até mergulhos em águas geladas.


Berlim - Alemanha

A gigantesca festa de rua com bandas ao vivo e um lightshow maravilhoso é tradição desde a queda do Muro de Berlim. São milhares de pessoas nas ruas na véspera de Ano Novo festejando a data mais animada do ano na cidade. Aos arredores do Portão de Brandemburgo e na Coluna da Vitória, são distribuídos telões e palcos com música ao vivo.

Reykjavik – Islândia

A comemoração do Ano Novo da cidade começa com uma missa vespertina na catedral de Reykjavik e grandes fogueiras, já que, nessa época, a capital da Islândia fica clara durante apenas 4 horas do dia. Quando o relógio bate meia-noite, a cidade explode em fogos de artifício e as pessoas se reúnem em torno de monumentos para observar o espetáculo. Depois da virada, festas mais que animadas tomam conta de Reykjavik.

Hong Kong - China

A cada ano, a queima de fogos e os shows de luzes ficam melhores e, por isso, Hong Kong se tornou um dos melhores lugares para passar o Réveillon. Uma réplica da Times Square Eve Ball Drop, em homenagem a Nova York, marca a celebração na cidade ao lado de uma contagem regressiva que é estampada no céu.

Toronto – Canadá

Toronto celebra a véspera de Ano Novo com um espetáculo próximo à Niagara Falls. A queima de fogos rola à meia-noite e tem como cenário uma das mais belas quedas de água do mundo. Pra quem preferir ficar na cidade, o principal centro das celebrações está na Nathan Phillips Square e lá também acontece uma contagem regressiva e shows de fogos de artifício, além de apresentações de música ao vivo.

Cape Town – Africa do Sul

A comemoração do Ano Novo em Cape Town é um verdadeiro carnaval. São desfiles extravagantes e performances com milhares de dançarinos tradicionais espalhados pela cidade - depois da meia-noite, tem até um trio elétrico que roda pelas ruas. Outros eventos também são organizados alguns dias antes da virada, como shows e espetáculos de dança, que ficam espalhados em diversos pontos de Cape Town.

Por Juliana Andrade

Atualizado em 18 Dez 2014.