Guia da Semana

O Rio de Janeiro continua lindo! E não são só as praias e paisagens que fazem da Cidade Maravilhosa realmente maravilhosa. Quando o assunto é cultura, o que não falta são museus, centro culturais e locais históricos de parada obrigatória para qualquer turista.

Confira, então, 10 passeios culturais imperdíveis no Rio de Janeiro!

Jardim Botânico

Criado por Dom João VI, O Jardim Botânico do Rio de Janeiro é o principal e maior do Brasil, com beleza que resiste há mais de 200 anos. Com cerca de 9 mil espécimes vegetais, a área verde do local foi tombada pelo Iphan e declarada Reserva da Biosfera pela Unesco.

Rua Jardim Botânico, 1008 - (21) 3874-1808 Leia mais

Parque Lage

Natureza e história se encontram no Parque Lage, ideal para um passeio cultural e despretensioso. O local abriga a tradicional EAV, Escola de Artes Visuais, onde é possível encontrar mostras ou cruzar com os alunos moderninhos. Para curtir um piquenique ou uma exposição, não deixe de passar por lá.

Rua Jardim Botânico, 414 - (21) 3257-1800 Leia mais

Theatro Municipal

Um dos prédios históricos mais importantes da cidade, o Theatro Municipal do Rio de Janeiro é uma atração por si só, devido sua arquitetura e decoração imponente. Se quiser aproveitar algum espetáculo, muito deles gratuitos, é bom ficar de olho na agenda!

Praça Marechal Floriano, s/ n° - (21) 2332-9191 Leia mais

Museu Nacional de Belas Artes

O Museu Nacional de Belas Artes possui a maior coleção de arte brasileira do século XIX e se dedica à aquisição, conservação e divulgação da produção artística não só do país, como também estrangeira. É arte para todo o lado!

Avenida Rio Branco, 199 - (21) 2240-0068 Leia mais

Museu de Arte Moderna

Localizado no Parque do Flamengo, o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro é um dos mais importantes da cidade. É lá que você vai encontrar grandes exposições, além da Cinemateca, espaço também para os cinéfilos.

Avenida Infante Dom Henrique, 85 - (21) 2240-4944 Leia mais

Cento Cultural Banco do Brasil

Presente também em outras cidades brasileiras, como São Paulo e Brasília, o Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro é dos mais importantes (e frequentados) espaços culturais da cidade. A programação abrange mostras de artes visuais, cinema e teatro.

Rua Primeiro de Março, 66 - (21) 3808-2020 Leia mais

Caixa Cultural

Outro ponto de cultura imperdível na cidade é a CAIXA Cultural. Assim como no CCBB, o local é palco para as mais diversas artes, como as visuais, o cinema e o teatro.

Avenida Almirante Barroso, 25 - (21) 2544-4080 Leia mais

Biblioteca Nacional do Brasil

Outra parada obrigatória no centro do Rio é a Biblioteca Nacional do Brasil. Com um acervo munido de mais de 10 milhões de itens, foi considerada pela UNESCO como a sétima maior biblioteca nacional do mundo e, também, a maior biblioteca da América Latina.

Avenida Rio Branco, 219 Leia mais

Com casas de arquitetura portuguesa, art déco e ruas arborizadas, o bairro é tem ar bucólico pelo dia e, à noite, e um dos mais artísticos e boêmios redutos da cidade. Colorido, musical e cheio de botecos, Santa Teresa não tem lugar para o luxo e, sim, para a verdadeira alma carioca.

Caminho Estação dos Bondes, Leia mais

Por Ricardo Archilha

Atualizado em 17 Nov 2015.