Guia da Semana

10 passeios culturais imperdíveis no Rio de Janeiro

De museus a bairros históricos, conheça o lado cultural da cidade!.

O Rio de Janeiro continua lindo! E não são só as praias e paisagens que fazem da Cidade Maravilhosa realmente maravilhosa. Quando o assunto é cultura, o que não falta são museus, centro culturais e locais históricos de parada obrigatória para qualquer turista.

Confira, então, 10 passeios culturais imperdíveis no Rio de Janeiro!

Jardim Botânico

Criado por Dom João VI, O Jardim Botânico do Rio de Janeiro é o principal e maior do Brasil, com beleza que resiste há mais de 200 anos. Com cerca de 9 mil espécimes vegetais, a área verde do local foi tombada pelo Iphan e declarada Reserva da Biosfera pela Unesco.

Parque Lage

Natureza e história se encontram no Parque Lage, ideal para um passeio cultural e despretensioso. O local abriga a tradicional EAV, Escola de Artes Visuais, onde é possível encontrar mostras ou cruzar com os alunos moderninhos. Para curtir um piquenique ou uma exposição, não deixe de passar por lá.

Theatro Municipal

Um dos prédios históricos mais importantes da cidade, o Theatro Municipal do Rio de Janeiro é uma atração por si só, devido sua arquitetura e decoração imponente. Se quiser aproveitar algum espetáculo, muito deles gratuitos, é bom ficar de olho na agenda!

Museu Nacional de Belas Artes

O Museu Nacional de Belas Artes possui a maior coleção de arte brasileira do século XIX e se dedica à aquisição, conservação e divulgação da produção artística não só do país, como também estrangeira. É arte para todo o lado!

Museu de Arte Moderna

Localizado no Parque do Flamengo, o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro é um dos mais importantes da cidade. É lá que você vai encontrar grandes exposições, além da Cinemateca, espaço também para os cinéfilos.

Cento Cultural Banco do Brasil

Presente também em outras cidades brasileiras, como São Paulo e Brasília, o Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro é dos mais importantes (e frequentados) espaços culturais da cidade. A programação abrange mostras de artes visuais, cinema e teatro.

Caixa Cultural

Outro ponto de cultura imperdível na cidade é a CAIXA Cultural. Assim como no CCBB, o local é palco para as mais diversas artes, como as visuais, o cinema e o teatro.

Biblioteca Nacional do Brasil

Outra parada obrigatória no centro do Rio é a Biblioteca Nacional do Brasil. Com um acervo munido de mais de 10 milhões de itens, foi considerada pela UNESCO como a sétima maior biblioteca nacional do mundo e, também, a maior biblioteca da América Latina.

Com casas de arquitetura portuguesa, art déco e ruas arborizadas, o bairro é tem ar bucólico pelo dia e, à noite, e um dos mais artísticos e boêmios redutos da cidade. Colorido, musical e cheio de botecos, Santa Teresa não tem lugar para o luxo e, sim, para a verdadeira alma carioca.

Atualizado em 17 Nov 2015.

Por Ricardo Archilha
Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Chuva de meteoros será visível na noite desta quarta-feira

Fenômeno poderá ser visto de qualquer lugar a partir das 21h30 desta quarta-feira, 13

Brasil estreia contra a Suíça na Copa do Mundo de 2018; jogo será no dia 17 de junho

Seleção brasileira ainda enfrentará Costa Rica e Sérvia

Agora você pode comprar passagens de ônibus no Guia da Semana – e pelo melhor preço!

Em parceria com a ClickBus, o Guia da Semana oferece passagens de ônibus para dentro e fora do Brasil

Hotéis Mercure oferecem descontos a seus hóspedes em ingressos de espetáculos dos teatros ‘Bradesco’ e ‘Opus’; saiba mais

Promoção ainda inclui desconto na estadia para quem conferir os eventos das casas

Disney divulga primeiras imagens do parque do Star Wars

Star Wars Land chega ao Hollywood Studios em 2019

5 opções de hospedagens para quem vai curtir o Rock In Rio 2017

Confira opções de hospedagem para quem ainda não se programou para o festival