Guia da Semana

Estudar em uma faculdade imponente e conceituada é o sonho de muitas pessoas. Prestar o vestibular ou conseguir notas boas nas provas acadêmicas se tornaram quase uma obrigação social a ser respeitada por todos. Por isso, vale tudo para as universidades atraírem os melhores alunos para as suas dependências.

A formação de grandes profissionais, a reputação e a qualidade de ensino são grandes atrativos para os alunos. No entanto, uma das principais armas das grandes instituições está na beleza de seus prédios e campus. Pensando nisso, o Guia da Semana separou as faculdades mais bonitas do mundo. Seja para estudar ou fazer turismo, vale a pena dar uma conferida.

Cambridge – Reino Unido

A primeira representante da nossa lista dispensa apresentações. A University of Cambridge, Reino Unido, é uma das conceituadas e importantes de todo o mundo, não só pelo seu ensino, como pela beleza de seu campus.

Por ter sido fundada em 1209, os prédios da universidade trazem uma característica arquitetônica mais antiga e voltada para o estilo gótico. Ao lado do prédio principal está a famosa capela do colégio que mais se parece com Hogwarts. Claro que tudo isso é cercado por florestas e gramados perfeitamente cuidados.

Universidade Nacional Autónoma do México

Já imaginou estudar em uma universidade que, além de já ter sido considerada a melhor da América Latina, ainda é patrimônio mundial da Unesco e uma das mais bonitas do mundo? Basta ingressar na Universidade Nacional Autónoma do México.

A maior beleza do local não está nos 850 metros quadrados de terreno construído por 60 artistas, mas sim nos murais desenhados por nomes como Diego Rivera. O mais belo deles ilustra a Biblioteca que fica ainda mais impressionante com a iluminação noturna.

Aarhus – Dinamarca

É difícil encontrar um lugar feio na Dinamarca. Quando se trata da 2ª maior universidade do país, isso não é diferente. Aarhus é uma das 100 melhores faculdades do mundo e destaca-se nem tanto pelos seus prédios, mas sim pela paisagem que a rodeia.

As florestas e jardins botânicos que compõem a paisagem do local criam um cenário cheio de belezas naturais. Os arquitetos usaram dos recursos naturais para fazer um anfiteatro inteiro de grama escalonada. Durante o período de muito frio, os gramados verdes ficam recobertos pelo branco da neve e ficam ainda mais bonitos.

Universidade Tecnológica de Nanyang – Singapura

A Universidade Tecnológica de Nanyang é uma verdadeira aula de arquitetura. Além de ser um dos prédios mais lindos dessa lista, toda a construção foi pensada de forma sustentável. A unidade da Escola de Arte, Design e Mídia possui uma fachada toda de vidro que tem a intenção de minimizar a absorção de calor e diminuir os gastos com refrigeração.

Isso permite também uma visão belíssima de quem está fora ou dentro do prédio. As “rampas” de grama camuflam o concreto em meio aos gramados e deixam o cenário ainda mais interessante.

Standford – EUA

A californiana Standfort é outra que dispensa apresentações. Além de ser uma das 5 universidades de mais prestígio nos EUA, a entidade traz uma arquitetura antiga, típica da época de sua fundação, em 1892.

O verde e o corte milimétrico dos gramados impressionam, assim como os símbolos da faculdade desenhados na vegetação. O prédio Cantor Arts Center é lar de 170 esculturas de bronze de Auguste Rodin, mas não é o único prédio incrível presente no local.

Universidade de Virgínia – EUA

O grande cartão de visita da Universidade de Virgínia consiste no fato de ser a única universidade americana considerada patrimônio mundial da humanidade pela Unesco. Aliás, se não fosse Thomas Jefferson, ex-presidente dos EUA, ela jamais existiria.

Ao analisar a arquitetura dos prédios, é possível ver a presença do estilo Neoclássico, especialmente nas cúpulas do edifício Rotunda.

Università Degli Studi Di Torino – Itália

Criada em 1404 pelo príncipe Ludovico de Acaia, a Universidade de Turim, como é chamada no Brasil, é uma das belas de toda a Itália. Localizada em meio às árvores e aos prédios antigos da cidade, a universidade apresenta uma arquitetura mais contemporânea e se parece com uma nave espacial.

Lomonosov Moscow State University – Rússia

Há quem diga que avistar a Lomonosov Moscow State University traz um verdadeiro arrepio pela beleza e imponência da arquitetura. Isso acontece até pelas fotos. A universidade tem o título de ser, nada mais nada menos, o maior prédio educacional do mundo.

Fundada em 1755, a escola abriga em torno de 47 mil alunos de todas as partes do mundo. Além da beleza do prédio, várias estátuas dos mais variados tamanhos estão distribuídas pelo campus.

Tokyo Mode Gakuen – Japão

O título de 2º maior prédio educacional do mundo, atrás apenas da Lomonosov Moscow State University, pertence a Tokyo Mode Gakuen, no Japão. O design do prédio foi escolhido por meio de uma competição que envolveu em torno de 50 arquitetos e 150 propostas.

A escolha de um formato de “casulo” se deu pelo fato de representar um local para nutrir os alunos os quais ele abriga. Com esse ideal e design, o prédio já ganhou importantes prêmios.

RMIT University – Austrália

Uma das mais famosas universidades australianas está também entre as 300 melhores do planeta. Uma das sedes da faculdade, localizada em Melbourne, traz uma arquitetura incrível não só pela beleza, mas também pela sustentabilidade. Os espelhos refletem a luz e deixam o cenário colorido.

Por Ezio Jemma

Atualizado em 23 Jul 2014.