Guia da Semana
Viagens
Por Redação Guia da Semana

100 anos de Roberto Burle Marx

Após exposição, homenagem ao paisagista continua com o lançamento do livro Roberto Burle Marx 100 anos: A Permanência do Instável.

Em 4 de agosto, o maior paisagista do século XX, Roberto Burle Marx, completaria um século de vida. Sua vida e obra se tornaram referências o que proporcionou uma série de comemorações ao seu centenário. Primeiro, a exposição Roberto Burle Marx 100 anos: A Permanência do Instável, que levou mais de 185 mil pessoas ao Museu do Paço Imperial durante os quatro meses em que esteve montada.

Agora, as homenagens seguem com a montagem do livro homônimo da exposição. A obra, de 250 páginas, foi montada a partir da mostra e reúne textos do próprio homenageado como de autores nacionais e internacionais.

Lauro Cavalcanti e Farès el-Dahdah organizaram a obra que traz um enfoque diferente das múltiplas vertentes da obra de Burle Marx. Textos mostram a opinião vanguardista do paisagista sobre temas como o modernismo, o paisagismo, urbanismo, ecologia e botânica.

O livro é dividido em três segmentos: no primeiro, há uma introdução acerca da trajetória do artista e uma análise sobre a instabilidade do paisagismo. Em seguida, temas mais direcionados e que se destacaram durante toda a vida de Burle Marx, como os princípios de composição dos jardins e o papel deles na humanização do urbanismo das grandes cidades.

Foto: Divulgação.

Atualizado em 6 Set 2011.

Mais notícias

Turismo: 5 destinos brasileiros que serão tendência no 2º semestre de 2021

Viagens

10 lugares da Bahia para conhecer online

Viagens

10 atrações turísticas do Sul do Brasil para ver online

Viagens

10 pontos turísticos do Nordeste brasileiro para ver online

Viagens

10 destinos religiosos ao redor do mundo para ver online

Viagens

6 atrações turísticas em Mykonos, na Grécia, para ver online

Viagens