Guia da Semana

Viajar é bom. Seja para ir sozinho ou acompanhado, para perto ou longe e para ficar muito ou pouco tempo, estar em contato com outras culturas, ares e pessoas renova nossas energias, nos transforma e nos faz crescer.

Entretanto, algumas pessoas são simplesmente apaixonadas por comidas diferentes e estão sempre buscando lugares que lhes ofereçam um cardápio bem peculiar. Por isso, o Guia da Semana lista 11 lugares ao redor do mundo para fazer as mais diversas refeições. Confira:

1- AUSTRÁLIA - CANGURU NO VAPOR

Um dos pratos típicos da austrália são os cangurus ao vapor. É uma espécie de sopa onde o animal é picado e temperado com bacon, sal e pimenta. A opção está presente em quase mil restaurantes - que vão desde pizzarias até o buffet dos hotéis mais cobiçados - de terras australianas.

2- CINGAPURA - ESCORPIÃO FRITO

Para quem não sabe, o escorpião é extremamente admirado pelos povos asiáticos. Em Cingapura é comum que as pessoas o comam frito. O animal é venenoso, mas para que todo veneno seja extraído e neutralizado, ele é cozido antes de ser frito no óleo.

3- BRASIL E CHINA - FORMIGA

Acredite se quiser, mas a farofa de formiga é um alimento muito comum no Sudeste do nosso país. A içá e saúva são as preferidas e quem já experimentou compara seu gosto com o do amendoim.

Além dos insetos incrementarem as farofas, também costumam ser torrados com especiarias. Ricas em proteína, também são adoradas pelos chineses, que fabricam vinhos com elas.

4- COREIA DO SUL E HONG KONG - CACHORRO

Pensar em comer um cachorro, para nós, brasileiros, parece um verdadeiro absurdo. Entretanto, é algo muito comum entre os coreanos. Para eles, nossos amados animais de estimação são considerados energéticos e a sopa - que também vai legumes e especiarias como açafrão, cravo e canela - é um tremendo sucesso.

5- SUDESTE DA ÁSIA - MORCEGO

Os morcegos de frutíferos tem baixo teor de gordura e sua carne é comparada à carne de frango. Um dos pratos típicos é o morcego à caçarola (feito com carne, vegetais e batatas), mas também estão presentes em sopas e lasanhas.

6- JAPÃO - PEIXE VENOSO

O peixe venoso é o famoso baiacu, que possui um alto nível de veneno. Mas, na hora do preparo, ele é retirado e uma pequena dose é espalhada sobre a carne, para provocar um certo "efeito alucinógeno" em quem come. Para isso, os chefs fazem um treinamento intensivo até ganharem o aval para preparar o prato.

7- CHINA E TAILÂNDIA - LARVA DO BICHO-DA-SEDA

As larvas do bicho-de-seda são pratos típicos na China e também na Tailândia. Na China elas são fritas com cebola e molho ou com omelete e na Tailândia passou a ser adicionada às sopas na alimentação de crianças nas escolas.

8- ÁFRICA - CÉREBRO DE MACACO

Há muitos séculos os africanos já costumavam comer miolos de macacos. Em seu preparo, depois de lavar, é acrescentado vinagre e suco de limão. Então, retira-se membranas e vasos sanguíneos da camada mais superficial e conservado em salmoura. Para quem não sabe, o órgão é rico em fósforo, proteínas e vitaminas.

9- SUL DA ÁFRICA E AUSTRÁLIA - CARANGUEJEIRA

Sim, existem pessoas que comem caranguejeiras! Também conhecida como tarântula, é a aranha mais consumida no mundo. A carne aproveitada é a do abdômen.

10 - SUDESTE ASIÁTICO - BALUT

Balut é o nome que se dá para os ovos de pato nas Filipinas. Porém, o prato não é apenas o ovo que estamos acostumados a ver e comer. O Balut é consumido com o embrião ainda em formação, sendo cozido e comido ainda na casca.

11- INDONÉSIA - KOPI LUWAK

A famosa bebida Kopi Luwak, da Indonésia, tinha tudo para ser um café comum, se não fosse consumido por um animal típico da região chamado civeta e os grãos coletados de suas fezes para o preparo.

Por Nathália Tourais

Atualizado em 30 Jun 2015.