Guia da Semana
Turismo
Por Juliana Andrade

12 praias artificiais pra conhecer e pegar um bronze

Conheça os complexos praianos feitos pelas mãos do homem que imitam os litorais naturais.

Streets Beach do South Bank Parklands, em Brisbane, na Austrália (Reprodução)

Foi-se o tempo em que nativos de lugares interioranos tinham que se deslocar, às vezes por milhares de quilômetros, para poder colocar os pezinhos na areia e se refrescar no mar.

+ 9 esportes de verão pra fazer você suar a camisa
+ 13 piscinas de água natural mais incríveis do mundo

Na esteira de projetos como o do complexo japonês de Miyazaki, diversas cidades resolveram criar suas próprias praias artificiais reconstituindo desde ondas de surfe até a sensação térmica do litoral.

Então, pegue a esteira e seu chapéu, vamos para a praia artificial que o sol já vem!

Spree River – Alemanha

Com uma proposta beeem diferente da praia do Spree River, veio o Tropical Island Resort que fica na municipalidade de Krausnick, em Berlim também. Trata-se de uma praia artificial com areia, mar, onda e tudo, coberta por um domo gigante. Dentro do complexo, existem várias áreas temáticas como o Pavilhão Bali e a Floresta Tropical.

The Tropical Island Resort – Alemanha

Com uma proposta beeem diferente da praia do Spree River, veio o Tropical Island Resort que fica na municipalidade de Krausnick, em Berlim também. Trata-se de uma praia artificial, com areia, mar, onda e tudo, coberta por um domo gigante. Dentro do complexo, existem várias áreas temáticas como o Pavilhão Bali e a Floresta Tropical.

Rio Sena –França

Também se baseando num projeto simples – mas sem deixar o glamour de lado -, os franceses criaram sua própria praia às margens do Rio Sena, em Paris. Criado em 2002, o evento acontece todo verão e transforma diversos lugares da cidade em “litorais”. Normalmente, são duas praias às margens do Rio Sena e uma no canal “Bassin de la Villette”.

New Century Global Centre – China

Acredite se quiser, mas os chineses construíram uma praia artificial dentro de um shopping que, ainda, é chamado de “o maior prédio do mundo”. O New Century Global Center, em Chengdu, é um shopping-resort de 1,76 milhão de metros quadrados de área construída! E se você não ficou pasmo com tudo isso, agora vai ficar: além da praia, o sol dentro do complexo também é artificial.

Seagaia Ocean Dome – Japão

Pioneiros no negócio (pra variar), os japoneses criaram a praia indoor no Sheraton Seagaia Resort em 1993. De lá pra cá, a Seagaia Ocean, em Miyazaki, já recebeu dezenas de milhões de pessoas e passou por uma reforma. Lá dentro, você encontra um vulcão falso expelindo lava artificial e uma temperatura ambiente constante de 30°C.

Mandalay Bay – EUA

É claro que a meca de hotéis e resorts temáticos gigantes não poderia ficar de fora dessa. Las Vegas também tem sua própria praia artificial montada dentro do Mandalay Bay. Com uma área de quase 45 mil metros quadrados, a praia do Mandalay chega a produzir ondas de até 2m de altura que quebram em 2.700 toneladas de areia natural californiana.  

Streets Beach – Brisbane - Austrália

A Streets Beach do South Bank Parklands, em Brisbane, é uma atração à parte. Trata-se de uma praia artificial de 2 mil metros quadrados de concreto livre com 4 mil metros cúbicos de areia – trazida anualmente do Rous Channel, em Moreton Bay. A praia, que conta ainda com palmeiras, riachos e plantações exóticas, já recebeu várias vezes o prêmio de praia mais limpa da Austrália.

Palm Islands – Emirados Árabes Unidos

Na verdade, a Palm Islands não é bem uma praia artificial mas, sim,  um conjunto de ilhas artificiais constituído de várias “peças”: a Palmeira Jumeirah, a Palm Jebel Ali, a Palm Deira e a The World. Vistas do céu, todas possuem um formato de acordo com o nome, ou seja, três palmeiras e um globo terrestre. A The World foi a última parte a ser construída e contém mais de 300 ilhotas no seu interior, sendo que algumas delas já foram vendidas para celebridades como David Beckham, Michael Schumacher e Rod Stewart.

Malé – Maldivas

Parece até ironia, mas Malé, a capital das Maldivas, possui uma única praia que é artificial, para o espanto geral da galera. A cidade tem apenas 1,77km² de área e é constituída de enormes construções comerciais e bairros verdes residenciais. Apesar das Maldivas disporem de uma vastidão de praias naturais maravilhosas, a praia artificial de Malé bomba durante o ano todo, já que a capital é o coração do arquipélago e concentra a maior parte da população – aliás, é a cidade mais densamente povoada do mundo.

Valley of Waves – África do Sul

Como o nome já anuncia, o complexo construído na região de Bushveld, a 190km de Joanesburgo, é de fato uma cidade ensolarada. O Valley of Waves conta com um piscinão de ondas artificiais – que chegam a 1,80m de altura -, rochedos artificialmente lapidados e tobogãs emergindo do meio das rochas. Numa das extremidades do parque, está a “Ponte do Tempo” que, de hora em hora, “entra em erupção” e emite sons vulcânicos e fumaça.

Praia do Cerrado – Goiás – Brasil

Mesmo com 7,5 mil quilômetros de extensão de litoral, teve lugar no Brasil que ficou sem contato com o mar, como é o caso do estado de Goiás. A Praia do Cerrado é a maior praia artificial de água quente natural do mundo! O complexo é separado em três tipos de praia, sendo uma para crianças, outra para eventos e outra com clima tranquilão. A Praia do Cerrado tem capacidade para até 15 mil pessoas e conta com nove tipos de onda – curtas, longas, baixas e médias, de até 1,20m de altura.

Copencabana – Dinamarca

Pegaram o trocadilho, ãhm, ãhm? Pois é, Copencabana é, nada mais, nada menos, do que a Copacabana da Dinamarca. Quer dizer, na verdade, Copencabana é uma praia artificial mais ao estilo da Spree River alemã e da praia parisiense do Rio Sena do que um retrato do litoral carioca. Trata-se de um balneário construído na orla de Copenhagen que funciona como um complemento às praias ao redor da cidade. São 650 m² de área construída com areia, três piscinas e trampolins.

 


Por Juliana Andrade

Atualizado em 16 Jan 2015.

Mais notícias

Chuva de meteoros será visível na noite desta quarta-feira

Turismo

Brasil estreia contra a Suíça na Copa do Mundo de 2018; jogo será no dia 17 de junho

Turismo

Agora você pode comprar passagens de ônibus no Guia da Semana – e pelo melhor preço!

Turismo

Hotéis Mercure oferecem descontos a seus hóspedes em ingressos de espetáculos dos teatros ‘Bradesco’ e ‘Opus’; saiba mais

Turismo

Disney divulga primeiras imagens do parque do Star Wars

Turismo

5 opções de hospedagens para quem vai curtir o Rock In Rio 2017

Turismo