Guia da Semana

“Onde você vai passar o seu Réveillon?”. Uma das perguntas mais feitas no fim de ano pode ser aflitiva para alguns. Alugar imóveis na praia ou no campo pode pesar no orçamento e a última coisa que queremos para um ano novo é nos endividar.

Para quem se atrasou no planejamento, os clubes já estão cheios. E haja alto-astral para afastar a tristeza de um Réveillon em casa, com a TV ligada e aquela garrafa de vinho que sobrou do churrasco da vovó.

Felizmente, vivemos a era dos Do It Yourself (DIY) — ou Faça Você Mesmo — e uma boa festa de Réveillon pode ser feita aí na sua casa! Confira as nossas dicas, chame os seus amigos e familiares e reúna todos os bons desejos para um 2016 inesquecível!

Orçamento

Qualquer ocasião especial precisa de uma boa base financeira. Afinal, todos queremos começar o novo ano com o pé direito e o bolso cheio. Verifique a quantia disponível e não ultrapasse os limites das despesas. Depois de conferir o número de convidados e de garantir a presença de todos, faça uma média de gastos com bebidas e de comidas para cada um deles. Caso a sua grana esteja curta, considere pedir uma contribuição dos convidados. Cada um pode contribuir com R$30 antecipados e levar a própria bebida no dia da festa, por exemplo.

Convites

O Facebook trouxe diversas facilidades, dentre elas, a criação de eventos. Porém, com o número de eventos criados diariamente na rede social, muitas pessoas tendem a esquecer que marcaram presença para uma determinada ocasião, simplesmente porque não acessam o "Face" com tanta frequência. Por isto, convide pessoalmente e, quando não for possível, faça convites de papel e os envie pelos Correios. Envie lembretes carinhosos pelo WhatsApp e capriche nos textos! Assim, os convidados criam boas expectativas e ficam mais dispostos a ajudá-lo nos preparativos do evento.

Decoração

As luzes de Natal já estão preparadas? Que tal repaginá-las e reaproveitá-las para a festa de Réveillon? O portal Dicas de Mulher separou 13 ideias para quem quer dar um upgrade nos famosos piscas piscas.

Gosta de um clima mais intimista? Capriche nas velas e aromatizantes para o ambiente. O site Eu Decoro reuniu 11 ideias para quem quer reaproveitar velas, frascos e vasos na decoração. Entre na vibe sustentável e reúna garrafas de vidro que seriam descartadas: com o pique certo, a arrecadação de frascos pode virar brincadeira.

Festas temáticas não só envolvem os convidados na montagem de fantasias, como também dão aquele empurrãozinho na decoração. Temas como anos 70, cinema, música, dentre outros, são boas opções para um Réveillon mais descontraído. Se o seu apartamento é pequeno, considere arrastar móveis e sofás para fazer uma pista de dança. Prepare uma playlist colaborativa com os seus convidados, afinal, uma boa música é essencial para uma festa irada!

Comida

Ninguém vai para a pista de dança com a barriga vazia e há ainda os convidados que não bebem. Por isto, garanta uma mesa bem servida! Escolha opções fáceis de comer. Optou pelos tradicionais salgados e doces? Diversas empresas de buffet entram em recesso no fim de ano. Por isso, entre em contato com elas o quão cedo puder para verificar orçamentos e prazos de entrega.

Se você gosta de cozinhar, que tal dar uma olhada nessas receitas? Festa boa tem que ter comida a altura.

Bebidas

Sirva as bebidas bem geladas. Compre uma boa quantidade de gelo. Você também pode alugar tinas ou arrecadar caixas térmicas com seus amigos. Espalhe as bebidas pela casa para não causar congestionamentos na cozinha ou em um único ponto.

Preocupe-se também em preparar sucos para os convidados que não bebem. Um ponche de frutas refresca e dá um visual bonito à mesa.

O Guia da Semana deseja que sua festa de fim de ano seja inesquecível!

Atualizado em 8 Dez 2015.