Guia da Semana

Você já entrou alguma vez em um lugar e sentiu uma energia inexplicável? Algo que ultrapassou qualquer explicação em palavras, que fez com que você se sentisse bem, leve, conectado com você mesmo, com o universo e a natureza de uma forma única?

O estudioso em mitologia e religião Joseph Campbell dizia que é possível encontrar espiritualidade sem necessariamente vincular-se a uma religião e que, enquanto algumas práticas deveriam ser fontes de espiritualidade, em geral, se apresentam como catálogos de regras, crenças e proibições, onde predominam vozes exteriores, enquanto na espiritualidade, preza-se pela voz interior, pela liberdade e criatividade, nos trazendo perguntas ao invés de respostas.

Assim, alguns lugares têm o poder de nos provocar exatamente isso: a conexão com nós mesmos, fazendo com que nos sintamos tão livres e ao mesmo tempo tão conectados que, sem dúvidas, nos deixam em um estado de contemplação único, independente de ter ligações com alguma religião (conhecida ou com a qual não temos intimidade), ou não.

Confira abaixo alguns desses lugares capazes de estimular sua fé:

TEMPLO ZU LAI

O Templo Zu Lai é um dentre muitos templos do Monastério Fo Guang Shan espalhados pelo mundo. Tem suas raízes no Budismo Maaiana, cuja tradição enfatiza que a natureza búdica está ao alcance de todos. Seus praticantes empenham-se em aplicar os ensinamentos do Buda no cotidiano, advindo daí a denominação de Budismo Humanista. Seu objetivo é propagar os princípios do Monastério Fo Guang Shan, divulgando o budismo e beneficiando a todos, através de quatro estâncias básicas da vida: Educação, Cultura, Ação Social e Prática Religiosa.

Para quem não sabe, além do local lindo para admirar e passear, o Templo oferece diversos projetos de educação, palestras, cursos de meditação e da cultura budista, atividades voltadas à cultura, bibliotecas, curso de filosofia budista, um museu de arte sacra incrível e cerimônias.

Endereço: Estrada Fernando Nobre, 1461. (Acesso pelo Km 28,5 da Rodovia Raposo Tavares)
Horário de funcionamento: de terça a sexta feira, das 12h às 17h. Sábados, domingos e feriados, das 9h às 17h. Cerimônias dominicais, sempre às 10h.
Para saber mais sobre as atividades, visitas monitoradas e acompanhamento em grupo, clique aqui.

SOLO SAGRADO DE GUARAPIRANGA

Construído em 1991, o local, que pertence à Igreja Messiânica, é um dos maiores parques de contemplação da natureza do Brasil. Com alamedas floridas e uma moderna instalação, o espaço é utilizado principalmente por instituições públicas, particulares e religiosas para a realização de eventos e cerimônias. Uma escada ladeada por floreiras conduz o visitante até o templo, construído em forma de anel e sustentado por 16 pilares de 18 m de altura. O Centro Cultural abriga exposições e conta com salas multiuso e audiovisual, onde são realizados cursos e oficinas. Vale lembrar que o Solo Sagrado está aberto apenas para visitas de grupos, agendadas com, pelo menos, sete dias de antecedência.

Endereço: Avenida Professor Hermann Von Ihering, 6567, antiga Estrada do Jaceguai
Telefone: (11) 5970-1127

MOSTEIRO SÃO BENTO

Em 1598, os monges beneditinos chegaram a São Paulo e se instalaram no Largo de São Bento, onde permanecem até hoje. Um dos principais pontos turísticos da capital paulista, o Mosteiro São Bento foi fundado em julho do mesmo ano e até hoje conta com aspectos originais e incríveis em seu interior.

A visitação pode ser feita de segunda a quarta e sexta, das 6h às 18h, e aos sábados e domingos, das 6h às 12h e das 16h às 18h. Porém, para experimentar o verdadeiro espírito beneditino, é possível assistir à missa das 10h aos domingos, com o secular canto gregoriano. Após a missa, ainda é possível comprar artigos sacros como imagens e medalhas, e o tradicional pão dos monges.

Endereço: Largo de São Bento, s/nº
Telefone: (11) 3328-8799

SANTUÁRIO NACIONAL DE APARECIDA


Considerado o principal lugar de peregrinação religiosa da América Sul, a cidade abriga uma capela enorme, datada de 1745, onde residem muitos fiéis. Foram os milagres de Nossa Senhora da Conceição Aparecida que levaram à construção da igreja.

Para saber mais a respeito de excursões, visitas monitoradas e ter acesso ao calendário de eventos, clique aqui.

Endereço: Avenida Doutor Julio Prestes, S/Nº - Ponte Alta
Telefone: (12) 3104-1000

PAVILHÃO JAPONÊS

Muitas pessoas que visitam o Parque Ibirapuera nem imaginam que no meio do agito e da grande circulação de pessoas reside um oásis de calma e de paz, o Pavilhão Japonês - inspirado no Palácio Katsura, em Quioto, e entregue pela colônia japonesa no quarto centenário da cidade de São Paulo, em 1954. O local é repleto de lagos, carpas, plantas e árvores ornamentais, que possuem identificação com seus respectivos nomes e país de origem.

Além de oferecer aos visitantes uma inserção à cultura japonesa, com exposição de peças de cerâmicas, trajes de guerreiros, objetos típicos e etc, é também um local que estimula momentos íntimos, de reflexão, contemplação, meditação e descanso.

Endereço: Parque do Ibirapuera, Portão 10 - Av. Pedro Álvares Cabral - Moema
Telefone: (11) 5081-7296
Horário: quartas, sábados, domingos e feriados;das 10h às 12h e das 13h às 17h
Preço:R$ 8 (inteira) e R$ 4 (meia).

Por Nathália Tourais

Atualizado em 5 Ago 2016.