Guia da Semana

As águas terapêuticas (ou termais) têm propriedades medicinais e, com isso, o poder de melhorar lesões de pele, dores crônicas e até relaxar. Melhor notícia que essa é que alguns destinos em São Paulo oferecem banhos e terapias em águas naturalmente aquecidas.

Ideal para todo tipo de público, esses locais possuem programações e atividades que agradam desde as crianças até aos idosos. Confira 6 cidades próximas a SP que oferecem momentos relaxantes em águas terapêuticas:

Monte Alegre do Sul

Monte Alegre do Sul, a 130 km de São Paulo, é aquela típica cidade do interior que mescla aconchego e lugares históricos. Seu Balneário Municipal conta com opções de imersões, banhos e massagens terapêuticas. Já na parte cultural, é possível visitar seu centro histórico e lugares importantes, como o Santuário do Senhor Bom Jesus fundado em 1919. Para quem gosta de natureza, a cidade possui cachoeiras e trilhas que valem a pena visitar.

Águas de Lindóia

A apenas 170 km de São Paulo, Águas de Lindóia é conhecida principalmente por seus hoteis-fazenda e paisagens características do interior do estado. As águas por lá nascem do solo em uma temperatura de 28ºC abastacendo o Balneário Municipal, principal ponto turístico da cidade. Com várias opções de atividades - como banhos de imersão, hidromassagens e banhos relaxantes -, o local é perfeito para quem quer relaxar e esquecer dos problemas. Já para as crianças, as opções ficam com piscinas aquecidas e toboáguas.

Águas de São Pedro

A cidade de Águas de São Pedro, a 180 km de São Paulo, foi construída com a finalidade de proporcionar tratamentos terapêuticos para aqueles que sofriam de fortes dores. Hoje em dia, o local se tornou um dos principais centros turísticos do estado e muito procurado por quem quer relaxar. Seu balneário é formado por diversas salas de banhos relaxantes que são combinados com massagens e tratamentos específicos para cada problema. Além disso, o local conta com um parque aquático, Water Park, de águas naturais que encantam crianças e adultos que buscam se divertir.

Águas de Santa Bárbara

A cidade de Águas de Santa Bárbara fica a 300 km de São Paulo e é um destino perfeito para quem busca relaxar e fugir do agito das grandes cidades. Um dos pontos mais procurados é o Balneário Municipal, que conta com várias opções de banhos e imersões, além de massagens e tratamentos para dores. Para quem gosta de passeios em meio à natureza, o local conta ainda com trilhas e rios. Para os aventureiros, é possível ainda descer o Rio Pardo com boias gigantes.

Olímpia

A 450 km de São Paulo, a cidade de Olímpia é uma das principais referências quando o assunto são águas termais. Grande parte dessa fama é por conta do seu gigantesco complexo turístico Thermas dos Laranjais, considerado um dos parques aquáticos mais visitados no mundo. Por lá, encontram-se mais de 20 piscinas de águas naturais, inúmeros toboáguas e atrações diferenciadas como pista de surf. Possuindo uma grande infraestrutura, quem se aventura por lá pode ter certeza de que vai curtir um momento único e especial.

Lins

A cidade de Lins, a 450 km de São Paulo, também é uma grande referência de águas terapêuticas e aquecidas no interior do estado. Lá encontram-se incríveis complexos hoteleiros que encantam quem visita a cidade. O Blue Tree Park é um dos principais pontos turísticos. Oferece hospedagem e também um parque aquático. Suas águas termais agradam quem busca relaxar e, de quebra, se divertir em família.

Por Juliana Sartori

Atualizado em 10 Jan 2017.