Guia da Semana

O enoturismo - nome científico de "passeio cultural regado a vinho" - é prática mais que tradicional e comum na Europa e afins. Porém, o turismo pelas rotas dos vinhos e vinícolas brasileiras tem crescido e oferecido uma boa opção de passeio pela nossa terrinha.

+ 7 lugares que você deve conhecer no norte do Brasil
+ 13 lugares no Brasil que você tem que visitar!

Aliás, pra quem achava que o Nordeste estava para o vinho assim como a água estava para o óleo, a seguir, vos apresentamos também as videiras mega produtivas da rota nordestina. Pois é, pois é, pois é...

Santa Maria da Boa Vista - PE

Localizada no Vale do Rio São Francisco, a Fazenda Milano do casal Ineldo e Izanete Tedesco, da cidade de Santa Maria da Boa Vista, produziu o primeiro vinho do vale, em 1985, atualmente conhecido como Vinho Botticelli.

Lagoa Grande - PE

Outra vinícola pernambucana é a Vitivinícola Santa Maria, situada em Lagoa Grande. Nesta fazenda, são cultivadas uvas como a Cabernet Sauvignon, Syrah e Moscato Canelli e, pasme, é possível colher até três safras por ano.

Casa Nova - BA

A Fazenda Ouro Verde, da marca Miolo, é mais um dos vários redutos vinícolas do Vale do São Francisco - vulgo "Velho Chico". Dessa vez é a parte baiana do vale que oferece um tour enológico que tem direito até a passeio de barco.

Bento Gonçalves - RS

Apesar de ser composto por outros municípios, o famoso Vale dos Vinhedos tem 60% de seu território pertencente à cidade de Beto Gonçalves, na serra gaúcha. A região é a mais tradicional do Brasil em produção de vinho e por isso reúne diversas produtoras da bebida, inclusive a famosa Casa Valduga. Neste roteiro, ao invés de barco, é possível dar um rolê de maria fumaça durante a visita às vinícolas.

Andradas - MG

Mesmo com toda a fama sobre as cachaças, Minas Gerais também possui seus próprios vinhedos e produz vinho desde 1928, no município de Andradas. Nos campos mineiros que são produzidos os sucos de uva e espumantes das vinícolas Piagentini.

São Roque - SP

A poucos quilômetros da capital paulista, a "Estrada do Vinho", localizada no município de São Roque, é um caminho de cerca de 10km que permeia algumas vinícolas da região. As fazendas são roquense produzem a bebida desde o século XVII, quando a cidade - também conhecida como "Terra do Vinho" - foi fundada.

Por Juliana Andrade

Atualizado em 7 Jan 2014.