Guia da Semana
Viagens
Por Juliana Andrade

6 vinícolas nacionais para visitar e degustar um vinho recém-saído do barril

Yes, nós temos bananas mas também muitos vinícolas para conhecer e usufruir da bebida sagrada.

Reprodução

O enoturismo - nome científico de "passeio cultural regado a vinho" - é prática mais que tradicional e comum na Europa e afins. Porém, o turismo pelas rotas dos vinhos e vinícolas brasileiras tem crescido e oferecido uma boa opção de passeio pela nossa terrinha.

7 lugares que você deve conhecer no norte do Brasil
13 lugares no Brasil que você tem que visitar! 

Aliás, pra quem achava que o Nordeste estava para o vinho assim como a água estava para o óleo, a seguir, vos apresentamos também as videiras mega produtivas da rota nordestina. Pois é, pois é, pois é...

 

Santa Maria da Boa Vista - PE

Localizada no Vale do Rio São Francisco, a Fazenda Milano do casal Ineldo e Izanete Tedesco, da cidade de Santa Maria da Boa Vista, produziu o primeiro vinho do vale, em 1985, atualmente conhecido como Vinho Botticelli. 

Lagoa Grande - PE

Outra vinícola pernambucana é a Vitivinícola Santa Maria, situada em Lagoa Grande. Nesta fazenda, são cultivadas uvas como a Cabernet Sauvignon, Syrah e Moscato Canelli e, pasme, é possível colher até três safras por ano.

Casa Nova - BA

A Fazenda Ouro Verde, da marca Miolo, é mais um dos vários redutos vinícolas do Vale do São Francisco - vulgo "Velho Chico". Dessa vez é a parte baiana do vale que oferece um tour enológico que tem direito até a passeio de barco.

Bento Gonçalves - RS

Apesar de ser composto por outros municípios, o famoso Vale dos Vinhedos tem 60% de seu território pertencente à cidade de Beto Gonçalves, na serra gaúcha. A região é a mais tradicional do Brasil em produção de vinho e por isso reúne diversas produtoras da bebida, inclusive a famosa Casa Valduga. Neste roteiro, ao invés de barco, é possível dar um rolê de maria fumaça durante a visita às vinícolas.

Andradas - MG

Mesmo com toda a fama sobre as cachaças, Minas Gerais também possui seus próprios vinhedos e produz vinho desde 1928, no município de Andradas. Nos campos mineiros que são produzidos os sucos de uva e espumantes das vinícolas Piagentini.

São Roque - SP

A poucos quilômetros da capital paulista, a "Estrada do Vinho", localizada no município de São Roque, é um caminho de cerca de 10km que permeia algumas vinícolas da região. As fazendas são roquense produzem a bebida desde o século XVII, quando a cidade - também conhecida como "Terra do Vinho" - foi fundada.

 


Por Juliana Andrade

Atualizado em 7 Jan 2014.

Mais notícias

Verão 2020: 7 praias no litoral de São Paulo perfeitas para ir com crianças

Viagens

7 lugares incríveis para acampar na Argentina

Viagens

10 castelos impressionantes para conhecer em Portugal

Viagens

8 glampings para acampar com luxo no Brasil

Viagens

9 lugares incríveis para acampar na América do Sul

Viagens

10 motivos para visitar a Chapada dos Guimarães

Viagens