Guia da Semana

Desfile cívico em homenagem à independência
Foto:SPTuris

A noite de 7 de setembro de 1822 foi de festa para todos os brasileiros: Dom Pedro de Alcântara havia proclamado a Independência do País.

Naquela época, os limites de São Paulo - por exemplo - eram bastante estreitos. A cidade se estendia do Largo de São Bento ao de São Gonçalo (praça João Mendes), e da rua Nova de São José (Líbero Badaró) à Santa Teresa (do Carmo) -,até a Tabatingüera, área que compreende os rios Anhangabaú e Tamanduateí. Com menos de 10 mil habitantes, a cidade não lembrava em nada a atual metrópole.

Foto: SPTuris
Após a proclamação do Brasil como nova república, uma crescente importância na política nacional aconteceu. Para São Paulo, surgiu a imprensa paulistana e foi fundada a Academia de Direito.

Em pouco tempo, a metrópole deixaria de ser a pequena cidade provinciana para se tornar uma cidade pulsante.

E como em todos os anos, São Paulo têm muito a oferecer para quem pretende curtir o feriado na cidade. Confira!

Desfile cívico

Pelo nono ano consecutivo, o desfile cívico e militar em comemoração à Independência do Brasil - que acontece anualmente no dia 7 de setembro - ocorrerá no Sambódromo, do Anhembi. A cerimônia terá início às 8h, com o hasteamento da bandeira nacional, e seguirá com a apresentação de alunos das redes municipal e estadual de ensino. Os estudantes abrirão os desfiles oficiais, a partir das 10h.

Desfile militar

Por volta das 10h35, haverá o início do desfile militar, com presença do Exército Brasileiro, Aeronáutica, Marinha e outras forças federais, estaduais e municipais. Todos os portões serão abertos ao público às 7h e darão acesso, gratuitamente, aos setores 1 a 10, que possuem capacidade para abrigar 30 mil pessoas.

A SPTrans disponibilizará linhas de ônibus especiais, tarifadas normalmente, do Terminal Tietê e também da Estação de Metrô Barra Funda para o Sambódromo, no dia de desfile.

O evento será composto por cerca de 3.600 militares a pé, 124 viaturas motorizadas, 75 motocicletas, além de 3.700 participantes civis. Veja mais detalhes aqui!
Foto: SPTuris


A entrada com objetos cortantes/perfurantes, ou quaisquer outros que a segurança entender que possam ser utilizados como arma (por ex. guarda-chuvas)serão proibidos. Haverá revista em todos os portões de entrada do público.


Serviços:

Dia: 07/09
Abertura dos portões: 7h
Horário: 8h às 12h
Local: Sambódromo do Anhembi
End.: Av. Olavo Fontoura, 1209 (Santana)
Tel.: (11) 6226-0400
Valor: Todos os desfiles são gratuitos

Estacionamento
6 mil vagas serão disponibilizadas no estacionamento do Pavilhão de Exposições. O custo será de R$ 10,00. A entrada, devido ao trânsito desviado, será feita pela Rua Marechal Leitão de Carvalho (ao lado do Clube Espéria), pelos Portões 4 e 5

Efetivo Médico
11 ambulâncias (01 UTI móvel, atrás do setor I) e uma tenda de atendimento médico estarão presentes em todos os setores

ATENDE (Atendimento aos Portadores de Necessidades Especiais)
Os portadores de necessidades especiais e um acompanhante terão direito a assistir aos desfiles na plataforma do setor B - especialmente reservada para este fim. Além disso, poderão usufruir de transporte gratuito (em vans adaptadas para levar com segurança até duas cadeiras de rodas e cinco pessoas em bancos), do metrô Tietê ao Anhembi (ida e volta) e, internamente, do estacionamento próximo ao Palácio de Convenções até o local do Sambódromo. Os veículos fazem parte do programa de transporte gratuito para deficientes da SPTrans. Os carros estarão disponíveis na Rua Odilio Denys, ao lado do metrô Tietê (sentido Santana-Centro)

Trânsito
A Avenida Olavo Fontoura e a rua Brasiliza (barracão da Vai Vai) estarão bloqueadas a partir das 5h, do dia 7 de setembro. Também será proibido o tráfego de veículos pela marginal do Tietê (via local), sentido Castelo Branco (centro-bairro). Já a Avenida Brás Leme - que até o ano passado era utilizada para o deslocamento -, não terá nenhuma de suas duas vias interditadas.

Fontes: Prefeitura de S.Paulo e SPTurismo


Veja aqui a programação dos eventos para o mês de setembro



Conheça os restaurantes que oferecem pratos especiais para a data



Confira os principais roteiros de viagem para o feriado

Atualizado em 6 Set 2011.