Guia da Semana

Foto: www.sxc.hu

Santa Catarina receberá mais uma vez o Encontro Nacional de Cicloturismo e Aventura. Desta vez será em Camboriú, de 20 a 23 de novembro. Em sua sétima edição, o Encontro é um dos maiores eventos voltados para a atividade no país e deve reunir cerca de 250 apaixonados por bicicleta vindos de todas as regiões do Brasil.

Serão quatro dias de passeios, exposições fotográficas e palestras relacionadas ao ciclista no trânsito, ajuste da bicicleta para o cicloturismo, roteiros e viagens. Organizado pelo Clube de Cicloturismo do Brasil, instituição criada em 2001 com o objetivo de difundir e incentivar a prática de se viajar de bicicleta, o Encontro é destinado a todo público interessado na atividade, desde iniciantes até cicloturistas já viajados.

Os passeios percorrerão as estradas de terra e asfalto da região de Camboriú, a 90 km da capital Florianópolis. É uma pequena cidade que fica ao lado da badalada Balneário Camboriú. Com trilhas e opções de turismo rural, é um destino ideal para o cicloturismo.

Como nos anos anteriores, não é necessário ser atleta para participar. As pedaladas serão em ritmo de passeio e com carro de apoio. Entretanto, o uso do capacete é obrigatório. As inscrições são feitas até 14 de novembro.

Confira a programação das palestras:

Navegação e GPS - Navegação em mapas topográficos e utilização do GPS em viagens de bicicleta. Que equipamentos utilizar e como utilizá-los para melhorar suas viagens (por Paulo Roberto Cunha, Rodrigo Telles e Adilson dos Santos).

Bike Fit para Cicloturismo - O ajuste e as adaptações da bicicleta para o cicloturismo são diferentes do mountain bike em competições. O objetivo deste workshop é mostrar como tornar sua bicicleta mais confortável e adaptada para o seu corpo, evitando dores e prevenindo lesões (por equipe do Clube de Cicloturismo).

Santiago de Compostela por Dois Hospitaleiros - O Caminho de Santiago de Compostela do ponto de vista de um casal que, além de já tê-lo percorrido, passou uma temporada como hospitaleiros voluntários em um albergue do caminho (por Carlos Beppler e Malú França).

Caminho do Peabiru - Rota indígena pré-colombiana que ligava o Atlântico ao Pacífico passando pelos Andes e que foi percorrida por dois cicloturistas brasileiros (por Fernando Angelletto e Luiz Carlos Pereira).

Caminho da Fé - A já tradicional rota de peregrinação brasileira com cerca de 400 km de extensão e com um dos mais difíceis relevos do Brasil. A opinião e as dicas de vários cicloturistas sobre esse caminho (por Rodrigo Telles e Eliana Garcia).

Velotour - Vale Europeu - Viagem com maior número de cicloturistas autônomos do país que aconteceu no Vale Europeu, SC. Relatos e vídeos deste evento (por Walter Magalhães).

Serviço:

7º Encontro Nacional de Cicloturismo e Aventura
Data: 20 a 23 de Novembro de 2007
Local: Colégio Agrícola de Camboriú - Camboriú - SC
Inscrições: [email protected]


Atualizado em 6 Set 2011.