Guia da Semana

No dia 12 de outubro de 1931, o Brasil inaugurou o Cristo Redentor, que se tornou com o principal monumento e cartão-postal do país. Feito de concreto armado e pedra-sabão, o Cristo é a maior escultura no estilo Art-Deco do mundo. Foi eleita em 2007 como uma das novas sete maravilhas do mundo.

O direito de imagem do Cristo é disputado pela família do escultor francês Paul Landowski, pela prefeitura do Rio de Janeiro e a Arquidiocese do Rio de Janeiro. O monumento recebe cerca de 1 milhão de visitas por ano.

O Guia da Semana listou sete fatos e curiosidades sobre o Cristo Redentor. Confira:

1. A construção

A estátua foi concebida pelo engenheiro brasileiro Heitor da Silva Costa, mas foi construída na França pelo escultor francês Paul Landowski, porque acreditavam que os brasileiros não tinham experiência para uma obra desse porte.

2. Números e medidas

O Cristo tem altura total de 38m de altura, o que equivale a um prédio de 14 ou 15 andares e pesa 635 toneladas. A obra demorou 9 anos para ficar pronta.

3. Materiais

O Cristo é feito com peças de concreto armado e pedra-sabão revestido nas partes principais, como o coração e os olhos. Sim, o Cristo Redentor tem um coração bem no meio do peito, que mede 1,30m.

4. Preço

O Cristo Redentor foi feito com os fundos de duas arrecadações feitas no Brasil. Ou seja, foi feita literalmente com o dinheiro da população. O total da obra custou o que equivale a R$ 9,5 milhões hoje. Bem inferior ao custo da Estátua da Liberdade, que teria custado R$ 228 milhões.

5. Número de visitas

O monumento é a atração mais visitada do Brasil, com cerca de 1 milhão de visitantes. A Travel and Leisure divulgou, recentemente, uma lista com as 50 atrações mais visitadas do mundo. O Cristo Redentor está bem longe da 50ª colocada, que é o Universal Studios, de Los Angelos, com 5 milhões por ano.

6. Tem maiores

Apesar de ser a maior obra do estilo Art-Deco, o Cristo Redentor é apenas a 5ª maior do mundo das estátuas de Jesus Cristo.

7. Irmão

O Cristo tem uma escultura similar que foi construída em Portugal, junto à foz do Rio Tejo, na margem sul, na cidade de Almada. É o Santuário Nacional de Cristo Rei e foi inaugurado em 1959, após 10 anos de construção.

Por Guilherme Schiff

Atualizado em 28 Out 2015.