Guia da Semana
Viagens
Por Redação Guia da Semana

90 anos

Mostra no Sesc Consolação lembra os 90 anos de Clarice Lispector com atividades de incentivo à leitura.

Foto: Divulgação

Desde 8 de junho, o Espaço de Leitura do Sesc Consolação conta com exposições, leituras dramatizadas e palestras sobre Clarice Lispector. Se estivesse viva a escritora, nascida na Ucrânia, mas brasileira "desde criancinha", comemoraria 90 anos em 10 de dezembro. Fotos e textos do livro Clarice Fotobiografia, escrito pela professora Nádia Batella Gotlib compõem a mostra Outros Contextos - Clarice Lispector, em cartaz até 31 de julho. O projeto Outros Contextos, no Sesc Consolação, tem como objetivo incentivar a leitura de obras de importantes autores nacionais e internacionais.

Para quem, como eu, é apaixonado pelos textos desta, que é uma das maiores autoras em Língua Portuguesa, trata-se de uma oportunidade e tanto. A homenagem do Sesc começou em maio, com a peça O ovo e a galinha que, infelizmente, não assisti. Outros eventos, como as peças Simplesmente Eu, Clarice Lispector encenada pela atriz Beth Goulart (que ficou em cartaz até 10 de junho, no Centro Cultural Banco do Brasil) e Quase Verdade, voltada para o público infantil e encenada no Teatro Alfa até 8 de agosto, também prestam homenagem a autora.

Descobri os textos de Clarice Lispector quando estava no 3º ano do Ensino Médio. Li A hora da estrela e não gostei logo de cara, por conta da narrativa que me pareceu um tanto quanto desconexa. Retomei a leitura quando tive que fazer cursinho e, daí sim, me apaixonei não só pela história da Macabéa - a personagem - quanto por livros como Perto do Coração Selvagem, O Lustre, Água Viva e Uma Aprendizagem ou O Livro dos Prazeres.

Sendo assim, escrever esse texto para sugerir a visita ao Sesc Consolação é a minha forma bem singela de homenagear Clarice e o mundo de possibilidades que a leitura de sua obra me abriu para compreender o amor, o ódio e as demais aflições humanas. O evento é aberto ao público e há mais informações sobre as atividades no site do Sesc.

Leias as colunas anteriores de Mariana Lima Pereira:

Redescobrindo HQs e afins

Para gostar de ler

Dedicada aos livros

Quem é a colunista: Mariana Lima Pereira.

O que faz: Jornalista.

Pecado gastronômico: Brigadeiro.

Melhor lugar do mundo: Perto do mar.

Fale com ela: marianalp @yahoo.com.br


Atualizado em 6 Set 2011.

Mais notícias

Tour virtual: 12 atrações turísticas brasileiras para ver online

Viagens

Turismo virtual: 8 vulcões ao redor do mundo para ver online

Viagens

10 destinos perfeitos para quem é do signo de Leão

Viagens

15 lagos e cachoeiras ao redor do mundo para ver online

Viagens

8 destinos perfeitos para quem é do signo de peixes

Viagens

Tour virtual: 9 atrações pelo Vietnã para ver online

Viagens