Guia da Semana

Foto: Arquivo Pessoal

Falar sobre o turismo na região de Piemonte, na Itália, não é tarefa fácil. Por oferecer diversas opções, somente quando se conhece o local, o turista tem a dimensão dessa descoberta.

A região, localizada no norte, é uma das mais encantadoras da Itália e faz divisa com a França e Suíça. Porém poucos conhecem além de Turim, a primeira capital do país, do reinado entre 1861 e 1864, após a unificação, cuja história começa no ano 27 a.C, como presídio de fronteira e acampamento da antiga Roma e do imperador Augusto.

Poucos sabem também que o Santo Sudário está na região, onde há montanhas nevadas, lagos, castelos, monumentos, museus do cinema e do carro, além do segundo melhor museu egípcio do mundo, perdendo somente para o museu do Cairo. Turim é famosa por causa de grandes empresas como Fiat e Olivetti e também pela doce arte do chocolate. Aliás, o turista pode visitar uma fábrica e degustar as delícias produzidas.

O local oferece diversas rotas para todos os interesses, como a dos castelos, a mística, a das montanhas olímpicas, a enogastronômica - com vinhos, queijos e sabores do Piemonte -, e a romântica pelas ilhas e lagos.

Piemonte também é muito rica em sua história e acontecimentos. O Forte de Exilles, cujas origens remontam ao ano 1100, é famoso pelo legendário Máscara de Ferro. O guerreiro Aníbal, conhecido por sua bravura, também passou por essas terras. Para os leitores de "O nome da Rosa", de Umberto Eco, é o local que inspirou o romance e posteriormente o filme, interpretado com sucesso por Sean Connery. "A Sacra di San Michele¨, que inspirou o cenário do filme, é hoje considerada um dos maiores conjuntos arquitetônicos da época romântica.

Localizada no topo da montanha, é um cenário único, onde os cumes alpinos que emolduram o vale oferecem um espetáculo natural inesquecível. É teatro de muitas iniciativas culturais e ainda hoje pode-se pernoitar nos quartos, vivendo por uma noite as mesmas sugestões experimentadas pelos personagens do filme. Há também o Santuário de Oropa, do século 17, o mariano mais importante dos Alpes, localizado há 1.200 metros de altitude e cenário natural de beleza absoluta. Nele está localizada a Virgem Negra, e é um lugar de peregrinação, onde o viajante pode pernoitar e sentir a paz e a energia do local.

A família Savoia teve um papel importante na história de Piemonte, com uma sucessão de reinados, com fama e, finalmente, com escândalos desde a participação da família na Segunda Guerra Mundial, com Mussolini. Mas foram os Savoias que trouxeram o Santo Sudário para Turim, que construíram a Basílica do Superga, como símbolo de proteção à cidade, e também local que abriga as tumbas dos reis da família Savoia. Hoje, o monumento domina o cenário do alto da colina e controla toda a cidade, permitindo aos turistas do mundo inteiro, que a visitam, apreciar um panorama espetacular panorama. O percurso profundo e místico até a Basílica é feito em um trenzinho histórico.

Além disso, o Monte Bianco, como é chamado pelos italianos, uma vez que a maior parte do Mont Blanc está localizado na Itália, é excelente para escalada. O conjunto de lagos e ilhas da região é conhecido mundialmente e faz qualquer romântico suspirar. Com um cenário maravilhoso, o Lago Maggiore, um dos mais famosos da Itália e mais belos do mundo, possui várias opções de hotéis, com vista para a paisagem. Além disso, ilhas encantadoras completam o cenário. A Pescatori, a menor delas, tem vielas antigas e típicos restaurantes; a Madre, a maior delas atrai pelo imenso jardim botânico flutuante; e a Bella, inegavelmente a mais notada, encaixada como pedra preciosa sobre o espelho do lago.

As manifestações folclóricas são realizadas durante o ano inteiro nessa região. Assim como o nosso Carnaval, também acontece o histórico carnaval das Laranjas em Ivrea, cidade medieval localizada a aproximadamente 40 quilômetros de Turim. É famosa pela guerra de laranjas, no meio ao desfile de carros alegóricos, durante quatro dias em fevereiro. Em Asti, próxima a Turim e onde nasceu o cinema italiano, acontece na penúltima semana de setembro, um dos eventos mais importantes, o Palio, com disputa de cavaleiros representando as cidades, no estilo medieval. Também em Turim aconteceram as Olimpíadas de Inverno de 2006, nas belíssimas montanhas nevadas, excelentes para a prática do sky.

É difícil não se apaixonar por Piemonte. Você sempre vai querer voltar!


Quem é o colunista: Lucila Nedelciu, diretora da Raidho Tour Operator

O que faz: Empresária, se dedica a proporcionar viagens especiais e de autoconhecimento para seus clientes

Melhor lugar do Mundo: Índia

Fale com ela: [email protected]

Atualizado em 6 Set 2011.