Guia da Semana

Foto: Getty Images


A primeira viagem internacional a gente nunca esquece, principalmente, se tratando de um lugar como Seul, na Coreia do Sul. Sendo uma das maiores cidades do mundo, a metrópole coreana é um verdadeiro exemplo a ser seguido por muitos países. Seu grande desenvolvimento econômico e tecnológico, a partir dos anos 90, elevou seu status para potência e é considerada uma das principais cidades da Ásia.

O ótimo sistema de transporte atende não só toda Seul, mas também as principais cidades coreanas. A linha de metrô, mesmo sendo uma das mais extensas do mundo, é bem sinalizada, inclusive, em inglês e mandarim (além do coreano, claro). O trem-bala torna as viagens para outras cidades importantes acessíveis e rápidas, "voando baixo" a uma velocidade de, aproximadamente, 300 km/h.

Com um sistema de transporte acessível, fica fácil se locomover para visitar os principais pontos turísticos da cidade. Praças, parques temáticos, templos e palácios originários da dinastia Joseon são encontrados por toda parte, contrastando com prédios ultramodernos. A Torre de Seoul é um dos lugares mais procurados pelos turistas, onde é possível ver toda a cidade de um dos lugares mais alto dela.

Apesar de ser considerada uma das cidades mais caras da Ásia, é "obrigatório" conferir os grandes mercados a céu aberto de Nandaemun e Dongdaemum. Em Yongsan e Insa-Dong é possível encontrar lojas de suvenires, artigos tradicionais, além de uma vida noturna mais agitada. Caso esteja em busca de tecnologias, como computadores e telefones celulares, Seul é o lugar ideal para comprar a um bom preço um produto de última geração.

Falando em tecnologia, não se espante se passar em frente de uma lan house e ver centenas de usuários jogando games online. De tão fanáticos que são por jogos, é possível acompanhar "reality shows" com vencedores desses games que se tornam verdadeiras celebridades coreanas.

A culinária local também pode ser considerada exótica ao nosso paladar ocidental. Os kimbabs, uma espécie de arroz com vegetais enrolados numa folha de alga marinha, é o alimento mais consumido pelos coreanos, além da sopa estilo noodles e o kinchi, vegetais deixados em conserva com pimenta. Se optar pelo "korean barbecue" (churrasco coreano), é melhor perguntar se carne de cachorro está incluída no banquete para não correr o risco de comer algo que não deseja (a menos que queira, óbvio). E é bom também ter cuidado ao ir ao supermercado e não escolher uma latinha de baratas ao invés de atum ou sardinha (elas ficam lado a lado).

Se resolver visitar a região entre junho e setembro é bom se preparar para o calor quente e úmido. A temperatura ultrapassa os 30 graus com facilidade e uma boa alternativa é se refrescar nas piscinas públicas que se encontram em parques à margem do rio. Apesar de ter que desembolsar alguns wons (moeda local), as piscinas são bem tratadas e monitoradas, sendo obrigatório o uso de tocas especiais. Já no inverno, quando a temperatura pode superar os 10 graus negativos, a melhor forma de se esquentar é em casa com o sistema de aquecimento que controla as temperaturas ambiente, (incluindo chão e paredes), muito comum na maioria dos lares coreanos.

Com uma infraestrutura impecável, cultura local rica, tecnologia de ponta e bem organizada, Seoul torna-se um dos grandes atrativos da Ásia, principalmente, por ser considerada um espelho que reflete como as cidades tendem a ser no futuro.

Quem é o colunista: Alexandre Finelli

O que faz: Jornalista.

Pecado gastronômico: Salmão.

Melhor lugar do Mundo: Amparo, interior de São Paulo

Fale com ele: [email protected]

Atualizado em 6 Set 2011.