Guia da Semana

Fotos: Divulgação - www.cabosaoroque.com
Imagem projetada do futuro resort

Hotel, resort, apartamento residencial, centro de treinamento, campo de futebol ou projeto social? Afinal, no que o jogador de futebol inglês David Beckham está investindo em Cabo São Roque, praia a 32 km de Natal, no Rio Grande do Norte? Na verdade são várias coisas em uma. O complexo turístico e residencial, que tem como principal investidor o astro, atualmente jogando no Los Angeles Galaxy, dos Estados Unidos, foi anunciado em sua visita ao Brasil, no final de janeiro deste ano.

O Cabo São Roque é uma praia que faz parte do município de Maxaranguape, uma vila de pescadores. Suas praias estão praticamente intactas e a região é um patrimônio protegido pela Unesco. Diante das críticas do jornal inglês Daily Mirror que o empreendimento de Beckham poderia prejudicar o ecossistema local, os assessores do projeto se apressaram em dizer que todo complexo, de 3,5 mil acres (1.416,40 hectares), será ecologicamente sensato.

A construção será feita pelo grupo norueguês Brazil Development e o jogador é o maior investidor. O projeto inicial do resort prevê a construção de 1.350 apartamentos residenciais, três hotéis de luxo, cujas acomodações terão padrão de quatro a seis estrelas, piscinas, salão de beleza, spa, academias de ginástica, oito campos de futebol, um estádio, duas pistas de kart, espaço para cavalos (estrutura profissional para equipes de pólo), campos de golfe e quadras de tênis.

Centro de Treinamento

É nesta área em que Beckham efetivamente investirá. Os oito campos de futebol que servirão como centro de treinamento para equipes profissionais. Assim, as acomodações de nível internacional do hotel serviriam tanto para os hóspedes como para as equipes visitantes. Apesar de não ter previsão de entrega do projeto, Beckham garantiu que as instalações já estarão prontas para abrigar qualquer seleção durante a Copa do Mundo de 2014, que será realizada no Brasil.

Mas não é somente futebol que Beckham visa atrair para o local. O complexo estará apto também a receber equipes de futebol americano e basquete (fato que pode ter ajudado na escolha pelo nordeste brasileiro, um pouco mais próximo de Estados Unidos e Europa). Todos os esportes contam com uma estrutura de fisioterapia, hidroterapia, vestiários, centro médico e alimentação. Este é apenas o primeiro dos centros de treinamento que o jogador deseja construir em vários lugares do mundo. Lá, também haverá um museu sobre ele.

O projeto, chamado de World of Sport, tem cunho social. Os campos e instalações do complexo serão utilizadas por crianças da região, em um programa de bolsa de estudos que se estenderá às escolas do local. Beckham já tem academias para jovens atletas na Inglaterra e nos Estados Unidos.

Fará parte do complexo ainda, um estádio para 10 mil pessoas, que na verdade será uma arena multiuso.

Rubinho é parceiro

O piloto brasileiro de Fórmula 1 Rubens Barrichello também será parceiro de Beckham no local. Ele ajudará na construção de duas pistas de kart. O centro de automobilismo se chamará The Rubens Barrichello Driving Experience e também desenvolverá um projeto social com a comunidade local. Uma das pistas será para 4x4 e outra para competições da go-kart. Ainda terão arquibancadas e um museu sobre Barrichello.

Raio X David Beckham
David Robert Joseph Beckham nasceu em Leystone, Inglaterra, em 2 de maio de 1975. Começou sua carreira profissional em 1991 no Manchester United e só abandonou o time inglês em 2003, quando foi para o espanhol Real Madrid. Em 2007, mudou-se para os Estados Unidos e atua até hoje no Los Angeles Galaxy. Pela Seleção Inglesa, jogou três Copas do Mundo e espera continuar sendo convocado.
Apesar da carreira bem sucedida, Beckham é até hoje muito criticado por sua imagem ser maior do que seu futebol. Constantemente seus novos cortes de cabelo e tatuagens novas tomam mais conta da mídia do que seus belos gols. É casado com a ex-Spice Girl Victoria Beckham e tem três filhos.
Beckham tem os contratos publicitários pessoais mais altos do meio futebolístico e foi garoto-propaganda para Londres ser escolhida sede das Olimpíadas de 2012. Provavelmente ele ajudará a Inglaterra na luta para ser sede da Copa de 2018. Além disso, o jogador tem muitos projetos sociais, sendo embaixador da Unicef desde 2005.

Atualizado em 6 Set 2011.