Guia da Semana
Viagens
Por Redação Guia da Semana

A flor da cidade

A alcachofra é uma dos produtos símbolos de São Roque, tem até um roteiro gastronômico para ela..

Por Felipe Mazorca

Um produto bem tradicional de São Roque e que não é tão conhecido dos visitantes é a alcachofra. Os mesmos imigrantes portugueses e italianos que alavancaram a produção de vinho da cidade trouxeram a flor comestível da Europa para a cidade. Tanto que as plantações de alcachofra também se encontram na Estrada do Vinho com acesso no km 58,5 da Rodovia Raposo Tavares.

O Roteiro Gastronômico da Alcachofra ainda não está concretizado e estruturado para receber o turismo. Os sítios da região promovem visitas às plantações de forma bem amadora, sem muita organização. Apenas um estabelecimento, as Conservas Bom Sucesso, no km 5 da Estrada, tem capacidade e estrutura pronta para atender melhor o público. Durante o passeios nas fazendas, o visitante pode adquirir a iguaria e outros derivados frescos ou em conserva, além de pratos prontos. De agosto a novembro, a flor tem sua melhor colheira, portanto data boa para saborear.

A melhor forma de conhecer melhor a alcachofra na cidade é visitar a Expo São Roque, no Recanto da Cascata. O evento acontece todos os anos durante os fins de semana de outubro e é dedicado ao vinho e à alcachofra. Todos os restaurantes apresentam pratos a base do vegetal.

A Alcachofra se deu tão bem com o solo e o clima de São Roque que foi possível desenvolver uma espécie própria da região: a Roxa de São Roque. A área de cultivo da planta ocupa o equivalente a 80 campos de futebol e são colhidas mais de 700 mil unidades anualmente.

Voltar

Atualizado em 6 Set 2011.

Mais notícias

Turismo: 5 destinos brasileiros que serão tendência no 2º semestre de 2021

Viagens

10 lugares da Bahia para conhecer online

Viagens

10 atrações turísticas do Sul do Brasil para ver online

Viagens

10 pontos turísticos do Nordeste brasileiro para ver online

Viagens

10 destinos religiosos ao redor do mundo para ver online

Viagens

6 atrações turísticas em Mykonos, na Grécia, para ver online

Viagens