Guia da Semana

Por Felipe Mazorca

Um produto bem tradicional de São Roque e que não é tão conhecido dos visitantes é a alcachofra. Os mesmos imigrantes portugueses e italianos que alavancaram a produção de vinho da cidade trouxeram a flor comestível da Europa para a cidade. Tanto que as plantações de alcachofra também se encontram na Estrada do Vinho com acesso no km 58,5 da Rodovia Raposo Tavares.

O Roteiro Gastronômico da Alcachofra ainda não está concretizado e estruturado para receber o turismo. Os sítios da região promovem visitas às plantações de forma bem amadora, sem muita organização. Apenas um estabelecimento, as Conservas Bom Sucesso, no km 5 da Estrada, tem capacidade e estrutura pronta para atender melhor o público. Durante o passeios nas fazendas, o visitante pode adquirir a iguaria e outros derivados frescos ou em conserva, além de pratos prontos. De agosto a novembro, a flor tem sua melhor colheira, portanto data boa para saborear.

A melhor forma de conhecer melhor a alcachofra na cidade é visitar a Expo São Roque, no Recanto da Cascata. O evento acontece todos os anos durante os fins de semana de outubro e é dedicado ao vinho e à alcachofra. Todos os restaurantes apresentam pratos a base do vegetal.

A Alcachofra se deu tão bem com o solo e o clima de São Roque que foi possível desenvolver uma espécie própria da região: a Roxa de São Roque. A área de cultivo da planta ocupa o equivalente a 80 campos de futebol e são colhidas mais de 700 mil unidades anualmente.

Voltar

Atualizado em 6 Set 2011.