Guia da Semana

Guia da Semana


Para enfrentar o trânsito caótico da cidade, seja de carro ou ônibus, é preciso tomar alguns cuidados básicos antes de ficar horas na mesma posição. Durante o trajeto, é comum aparecerem dores nas costas, no pescoço e nas pernas.

O especialista em lesões ocasionadas pela má postura, como as LERs (bursite, tendinite, entre outras), e criador da "Ginástica do Gato", Osny Orselli, garante que pequenas espreguiçadas, como esticar a perna e movimentar a cabeça de forma circular, podem aliviar as dores adquiridas durante o percurso.

Para quem enfrenta o trânsito de carro, o especialista orienta que o motorista beba muita água durante o percurso, o que ajuda no aumento da qualidade de vida. "Parar dez minutos não irá prejudicar o seu percurso e ainda irá amenizar as dores no corpo no fim da viagem. Melhor perder 10 minutos, do que prejudicar a saúde", reforça.

Para quem vai de ônibus, a solução é se esticar. "Tem que se mexer como um gato, espreguiçar, bocejar e alongar as costas e as pernas. Tal medida deve ser tomada em intervalos de tempo regulares", afirma Osny. A falta de circulação no sangue pode levar o passageiro até mesmo a desenvolver problemas mais graves.

Logo, se você é uma das diversas pessoas que enfrentam o trânsito do cotidiano, não se esqueça de seguir as instruções do especialista: fazer alongamentos antes, durante e depois da viagem é sempre bem vindo. A sua saúde agradece!


Quem é o colunista: Um engenheiro que trabalha e tem compromissos técnicos e sociais 7 dias por semana

O que faz: Dou palestras e cursos sobre postura e prevenção de doenças músculo esqueléticas como as tendinites, bursites e os comuns problemas de coluna.

Pecado gastronômico: Um bom fundue de queijo regado com vinho suíço Fondant e depois uma coupe Denmark e expresso no restaurante Les Armures na Vielle Ville de Genève.

Melhor lugar do mundo: Machu Picchu.

Fale com ele: Fale com ele: [email protected]


Atualizado em 6 Set 2011.