Guia da Semana

Foto: Divulgação


Lagos, vulcões e paisagem exuberante fazem de Puerto Varas um lugar de beleza singular. A começar pelas ruas repletas de rosas, que deram codinome à cidade cravada nos Andes chilenos. Colonizada por alemães, pertence à província de Llanquihue na Décima Região dos Lagos, com uma população em torno dos 32 mil habitantes, e fica a 996 quilômetros de Santiago.

Erguida às margens do Llanquihue, o segundo maior lago do Chile e de frente para o vulcão Osorno, a cidade é pequena e acolhedora. As construções de madeira reconhecidas como monumento nacional lembram casas de boneca, herança dos alemães. Puerto Varas também tem um bonito centro comercial, com vista para o lago Llanquihue e para o vulcão Osorno. Lá, estão os melhores hotéis e restaurantes, onde é possível degustar mariscos fresquinhos trazidos do mar. Aos finais de semana, a feirinha de artesanato garante ainda mais charme.

A região oferece diferentes tipos de atividades. Para os mais sossegados, a dica é pescar, conhecer os parques naturais ou relaxar nos centros de águas termais. Aqueles que preferem aventura encontram no montanhismo, esqui, esportes náuticos e rafting as opções ideais para aproveitar o dia. Já os museus, cassinos, pubs e restaurantes despontam como os melhores destinos para os mais urbanos, que dispensam passeios bucólicos.

Ao final do dia, apenas algumas lanchas no lago e as conversas nos terraços quebram o silêncio. Ideal para conhecer a dois ou em família. Para os religiosos, Puerto Varas apresenta a Iglesia del Sagrado Corazón de Jesus, construída em 1913, e é ícone da cidade. Trata-se de uma réplica fiel da igreja Mariekirche, da Alemanha.

De lagos a vulcões: não faltam opções


Puerto Varas tem localização estratégica, situada no centro com acesso aos principais pontos turísticos da Região dos Lagos, além de estar grudada a Puerto Montt, onde está o principal aeroporto da região, o Tepual, e o maior porto do Sul do Chile. A Puerto Montt também é base de apoio para os turistas dos lagos - de lá partem os principais cruzeiros rumo aos lagos Andinos.

Os amantes de práticas radicais não podem deixar de visitar o Parque Nacional Vicente Pérez Rosales - o primeiro criado no Chile -, onde está o lago Todos os Santos ou Esmeralda pela água verde-esmeralda, com cerca de 175 quilômetros quadrados. Apresenta entorno com relevos de vulcões e montanhas, bosques nativos e um dos mais belos rios do Sul do Chile: Todos los Santos. A paisagem encanta pelos vales, cachoeiras e vastas fauna e flora nativas. Entre as atividades disponíveis estão banhos termais, esqui e pesca recreativa.

Os lagos de Llanquihue e o de Todos os Santos são atrações muito cobiçadas e entre os dois está o vulcão Osorno. Antigamente, as lavas deste vulcão interromperam a ligação entre os dois lagos, transformando-a em uma barragem, e as águas literalmente cavaram seu caminho pela lava endurecida, formando os saltos de Petrohué, uma sucessão de pequenas cascatas e corredeiras apertadas em estreitas passagens de pedra. Suas águas são limpas, geladas e de uma coloração azul.

O vulcão Osorno exibe 2.652 metros de altitude, chamado de Hueñaca - perigo nas alturas - pelos primeiros habitantes da região. É famoso por ter o formato de um cone perfeito, rodeado pelos montes cordilheiros. A subida ao topo tem grau médio de dificuldade e leva entre seis e sete horas. O clima é instável, com abundantes precipitações. O Osorno é considerado uma montanha, por isso recomenda-se a escalada somente entre novembro e dezembro, com a ajuda de guias especializados. No inverno de junho, há uma estação de esqui e abrigos para esportistas. Lá, também dá para praticar mountain bike, trekking ou canopy.

Já o vulcão Calbuco tem mais de dois mil metros de altitude e formações irregulares. Por isso, recomendam-se excursões com guias locais. Durante o dia, só é possível ir a cavalo. Do cume, têm-se vistas panorâmicas do vulcão Osorno e dos Lagos Llanquihue e Todos os Santos. O trajeto termina em uma queda d'água, que nasce no Calbuco.

Para quem prefere relaxamento, a dica são as Termas el Callao. Cercadas por rica vegetação, só podem ser acessadas a cavalo e a temperatura das águas varia de 39ºC a 42ºC.

Fique atento!

A temporada de esqui se estende de junho a outubro. No verão, de dezembro a março. Já os meses de abril e maio são frios, mas sem neve.

Caracteriza-se por temperaturas moderadas que oscilam entre os 20º no verão e 8º no inverno.

Para entrar no país, os brasileiros não precisam de passaporte, basta o RG original. É sempre bom deixar os originais no hotel, de preferência no cofre. Não leve os documentos pelas ruas, nem os deixe nas malas. Porte apenas uma cópia autenticada.

O Chile está apenas uma hora atrasado em relação ao horário de Brasília.


As estações de esqui e os vulcões, geralmente, ficam em locais de grandes altitudes, o que pode causar um mal estar. Caminhe mais devagar, procure andar em grupo e leve água.

Leve protetor solar e óculos escuros. Ao serem refletidos pelo gelo e o branco da neve, os raios podem causar queimaduras na pele e incômodos nos olhos.

No frio, procure se vestir em "camadas", não apenas com uma blusa e uma calça pesadas. Use muitos casacos, calças e meias. Desta forma, fica mais fácil controlar a temperatura do corpo.

A moeda oficial do Chile é o Peso Chileno. Cartões de crédito e o dólar americano não são aceitos em todos os estabelecimentos. Para trocar dinheiro, prefira as casas de câmbio fora dos aeroportos, pois nesses locais as tarifas são mais caras.

No meu próximo texto vou contar com foi meu passeio até a charmosa Bariloche!


Quem é a colunista: Vanessa Silva.

O que faz: Assessora de imprensa.

Pecado Gastronômico: Pizza.

Melhor lugar do mundo: O nosso Nordeste brasileiro.

Fale com ela: [email protected]

Atualizado em 23 Set 2011.