Ovos verdes são dados na Maundy Thursday (quinta-feira Sagrada). Há também o costume de tirar o conteúdo do interior de um ovo de verdade furando a casca com uma agulha. Depois, eles são amarrados em árvores e arbustos, onde artistas criam uma decoração especial.
As crianças costumam preparar ninhos com palha ou papel picado para que o coelho coloque ovos de madrugada. Também é comum procurar ovos escondidos pela casa.
Os armênios decoravam cascas de ovos intactos com figuras cristãs, da Virgem Maria e outros temas religiosos.
O Ching-Ming é a festa chinesa que ocorre na mesma época da Páscoa. As pessoas visitam túmulos e deixam doces e comidas para agradar os ancestrais.
A tradição mais comum é, na manhã do dia de Páscoa, procurar ovos de chocolate escondidos na casa, no quintal ou até em uma praça pública.
Os eslavos decoram os ovos com enfeites de ouro e prata.
As pessoas presenteiam parentes e amigos com ovos coloridos. Diz a tradição que as crianças bem comportadas na noite anterior ao domingo ganham ovos coloridos e doces do coelho, que são deixados em um boné escondido.
Eles pintam ovos cozidos e fazem brincadeiras, como a competição de jogar um ovo numa ladeira, o que quebrar por último será o vencedor.
As crianças se vestem de bruxos na quinta-feira santa ou na véspera da Páscoa e batem na porta dos vizinhos deixando um cartão e esperando receber doces.
Na cidade de Vegreville existe um ovo com 8,5 m de comprimento por 6 m de largura, todo coberto com alumínio. Foi montado em 1975, pesa 1,5 tonelada e é sustentado com cerca de 7 mil porcas e parafusos. Está decorada com desenhos de estrelas e polígonos, bem ao estilo do país.
Ovos vermelhos, simbolizando o sangue de Cristo, são oferecidos.
Fonte: Guia dos Curiosos
Significados: Descubra cada símbolo da Páscoa |
Passeios: As cidades mais tradicionais na Páscoa |
Viagem: Os lugares ideais no Brasil para curtir a Páscoa. |
Atualizado em 6 Set 2011.