Guia da Semana

Foto: Felipe Zarella

Um dos melhores programas aos sábados em São Paulo é a feira de antiguidades da Praça Benedito Calixto, um evento que já conquistou seu lugar no coração dos paulistanos.

Situada há mais de 20 anos no quadrilátero entre as ruas Cardeal Arcoverde, Teodoro Sampaio, João Moura e a Avenida Henrique Schaumann, em Pinheiros, a feira semanal se tornou uma referência turística e estética da metrópole.

O passeio começa nas calçadas da Teodoro, onde ambulantes expõem artesanato, roupas, discos em vinil, livros, revistas, incensos, calçados e bijuterias. Predomina a temática hippie e sessentista, facilmente identificável pelo som dos violões sempre presentes.

Mais adiante, na praça, chega-se à parte mais vintage do passeio. Formalmente batizada de Feira de Artes, Cultura e Lazer, a exposição conta com mais de 300 expositores, em sua maioria dedicados a artesanato, alimentação e antiguidades.

Ali encontramos alguns dos melhores brechós e mercados de pulgas da cidade. Aquela mobília retrô perfeita para sua sala, camisas de seda, aparelhos telefônicos da década de 30, óculos, brinquedos, molduras, câmeras fotográficas. Está tudo lá.

A diversidade surpreende. Apenas alguns passos separam o visitante de raridades como discos de Miles Davis e Jorge Ben, camisas e vestidos com estampas surreais e até roupinhas para bebês estilizadas com clássicos do rock n' roll.

A história do lugar tem mesmo raízes sociais, ligadas ao descaso das autoridades. Em novembro de 1985, preocupados com o abandono do espaço público e a ausência de ambientes para a arte local, moradores da região se mobilizaram para restaurar a praça.

Assim nasceu a Associação dos Amigos da Praça Benedito Calixto, entidade responsável pela organização e administração da exposição semanal.

A grande presença de estrangeiros sugere a consolidação do ponto turístico. Muitos vêem na união entre ação social, diversidade artística e meio ambiente o diferencial da feira de antiguidades, hoje um dos mais concorridos eventos a céu aberto na cidade.

Mais que um espaço comercial, a praça é um símbolo da relação sustentável entre as pessoas e a natureza. E talvez por isso transmita bem-estar. Um organismo vivo, onde passado e futuro convivem em harmonia e alimentam o pensamento de uma geração.

Para finalizar em grande estilo, não perca a praça de alimentação, com suas barracas de pratos típicos e petiscos tradicionais, acompanhados de cerveja gelada ou caldo de cana. Tudo ao som do Chorinho na Praça, um grupo de samba de roda que fará parecer ter retornado Cartola da Mangueira ao coração da metrópole.

A Feira De Artes, Cultura e Lazer funciona aos sábados, das 9h às 19h, na Praça Benedito Calixto, que fica na altura do número 1.100 da Rua Teodoro Sampaio, Pinheiros, São Paulo.

Quem é o colunista: Rafael Martins Gregório.

O que faz: Jornalista, músico, advogado e escritor.

Pecado Gastronômico: Pizza, chocolate, sorvete. Guloseimas exóticas em geral.

Melhor lugar do mundo: Minha cama e um colinho bom.

Fale com ele: rafaelmgregorio @gmail.com ou acesse seu blog.

Atualizado em 6 Set 2011.