Guia da Semana
Viagens
Por Redação Guia da Semana

A queridinha do Leste

Conhecida como a cidade das cem cúpulas, a capital da República Tcheca é a cidade mais freqüentada do Leste Europeu.

Jairo www.sxc.hu
Praga

Cenário de um grande movimento político comunista na década de 60, Praga entrou nos roteiros turísticos por ser considerada uma das mais belas capitais da Europa. A cidade tem um ambiente melancólico, com construções medievais, lagos e rios. Além disso, também é conhecida como uma das capitais mais românticas do continente, ideal para andar com a pessoa amada entre ruelas iluminadas por lâmpadas a gás.

Além de conquistar os apaixonados, as calçadas de Praga transbordam cultura e estão cheias de artistas de rua, que dividem a atenção com a beleza da cidade, representada pela arquitetura das catedrais góticas, palácios barrocos e edifícios Art Nouveau. O conjunto fez com que o destino fosse incluído na lista do patrimônio histórico mundial da Unesco, em 1992. "Fiquei encantada com Praga. A cidade parece uma casinha de bonecas. Tudo é muito lindo, as pessoas são simpáticas é um ambiente muito agradável", afirma Carolina Cruz, profissional de comércio exterior, que passou uma semana na capital da República Tcheca, em outubro de 2007.

Por ser uma cidade pequena, Praga é ideal para uma passeio a pé. O roteiro pode ser iniciado pela Staromestke námesti, a praça principal da cidade. Lá está o relógio astronômico, que soa um cuco a cada hora cheia, acompanhado de um desfile de bonecos dos apóstolos e de São Pedro. O monumento, construído em 1410, mantém o mecanismo original e arranca aplausos de turistas a cada 60 minutos.

Outro ponto turístico muito cobiçado é a ponte Charles, erguida em 1402, no lugar da ponte Judith, após sua destruição por uma enchente, em 1357. Desde 1950 é proibida a passagem de automóveis por lá, o que permite aos turistas transitar entre as imagens sacras, que preenchem os dois lados da construção.

Para quem procura agitação, o leste de Praga reúne o lado mais animado da cidade, concentrando diversas boates, restaurantes, casas de show, museus e barzinhos. Uma ótima pedida para os amantes de cerveja é peregrinar pelos bares da região e experimentar os diversos e famosos tipos da bebida, como a popular läger Pilsner, por exemplo.

Jairo www.sxc.hu
Praga

Onde Ir

Castelo de Praga
Sede do governo e residência do presidente desde 1918, o castelo começou a ser construído no século 19, mas passou por várias reformas. Vale a visita aos jardins e a viela dourada, uma pequena rua ladeada por casinhas construídas no século 16, hoje ocupadas pelo comércio local.

Catedral de São Vito
Construção gótica iniciada em 1344, durante o reinado de Charles IV, permaneceu inacabada até o século 19. A grande capela de São Venceslau, uma das remanescentes do século 14, é a maior atração, com uma decoração que reúne 1,3 mil pedras semi-preciosas e afrescos sobre temas bíblicos.

Antigo Palácio Real
Residência de príncipes e reis da Boêmia entre os séculos 11 e 17, foi palco de uma das mais terríveis execuções do país, em 1618, quando dois católicos foram atirados da janela por protestantes em fúria.

Basílica de São Jorge
Igreja romanesca, ligada a um convento beneditino, que reúne o acervo de arte gótica, barroca e renascentista da Galeria Nacional.

COMO IR
Decolar:
(11) 2244-7000
CVC: (11) 2191-8911


Atualizado em 6 Set 2011.

Mais notícias

Conheça a cidade medieval de Füssen, na Alemanha

Viagens

Conheça Panama Beach City, destino com praias paradisíacas e muita natureza na Flórida

Viagens

9 passeios imperdíveis em Alfama, bairro tradicional de Lisboa

Viagens

9 castelos incríveis para conhecer na Alemanha

Viagens

Águas de Lindóia é destino perfeito para uma viagem em família; veja passeios imperdíveis por lá

Viagens

9 passeios imperdíveis para fazer em Gent, na Bélgica

Viagens