Guia da Semana

Foto: Wikipedia.org


Gosto da noite. Sou muito mais notívaga do que deveria. Fico com uma culpa extrema de não viver mais os dias e as tardes do meu fim de semana. Muito mais que me divertir, os passeios fazem eu lavar essa culpa e me energizar para a semana de trabalho, que sempre me espera. Ufa!

No Rio de Janeiro, pouco se fala de programas na Zona Norte. É como aquele filho do meio já meio esquecido. Como filha do meio da família, moradora e amante da Zona Norte, faço a graça (e a questão) de apresentá-la a pessoas que vem de fora.

O bairro de São Cristóvão tem o que considero um ideal para um passeio: cultura, diversão e boa comida. Passeio família, é verdade, mas estou começando a ter com os amigos um prazer imenso em fazer esse tipo de programa. Um café da manhã estilo piquenique na Quinta da Boa Vista já dá o tom de um dia relaxante, e é o cartão de visitas do Jardim Zoológico do Rio e do Museu Nacional - palácio que foi residência da família imperial brasileira. Locais imperdíveis para quem ainda não conhece ou está muito tempo sem passar por lá.

Para finalizar o passeio - e carregar as baterias -, minha sugestão é um almoço na Feira de São Cristóvão, que hoje é o Centro de Tradições Nordestinas Luiz Gonzaga. Mas vá preparado. O local é um grande centro com lojas de artesanato, roupas, CDs, música nordestina estalando nos ouvidos, entre um repente ou outro. De noite, muita gente vai lá para dançar, mas, de dia, a Feira fica com mais cara de ponto turístico. Além de respirar cultura nordestina, o melhor de tudo, para mim, é, sem dúvida, a comida por um preço justo. Come-se bem (e muito! As porções são fartas!). Pão-dura assumida, elegi a Feira como um dos melhores programas gastronômicos que cabem no bolso.

Aliás, o roteiro de São Cristóvão cabe todo no bolso. Uma boa pedida para quem quer gastar pouco e aproveitar bem o fim de semana.

Leia as colunas anteriores de Marcela Prior:

Além da linha do trem

Diferente, mas bonito

Quem é a colunista: Marcela Sayão Prior.

O que faz: É jornalista. Nas horas vagas, é cantora ou fotógrafa.

Pecado Gastronômico: Massa, profiteroles, refrigerante Mineirinho e outras delícias...

Melhor lugar do mundo: Não há lugar como a casa da gente. Eu sou "minha casa". O melhor lugar do mundo é minha consciência... comigo... em qualquer lugar.

O que está escutando no iPod, mp3, carro: Samba e soul.

Fale com ela: marcelasapri@gmail.com ou acesse seu blog

Atualizado em 6 Set 2011.