Guia da Semana

Foto: Reprodução

Vista aérea de Interlaken, a capital suíça dos esportes radicais

Localizada em uma área considerada Patrimônio Natural da Humanidade, entre três famosos picos dos Alpes Suíços - Eiger, Moch e Jungfrau - Interlaken vem ganhando a atenção dos turistas como um dos principais destinos de esportes radicais do mundo. Situado a três mil metros do nível do mar, o lugar oferece opções radicais durante todas as épocas do ano, praticadas em geleiras, lagos, montanhas e muita neve.

Canyoning
Para quem vai no verão, uma das melhores opções em Interlaken são os roteiros de Canyoning (exploração em canyons nas cabeceiras dos rios). Divididos em diversos níveis de dificuldade, todos eles oferecem uma vista espetacular. O canyon de Saxeten, apesar de ser o menor de todos, proporciona bons momentos de adrenalina e é mais apropriado para praticantes experientes. O de Chli Schliere, por sua vez, é o mais radical deles, oferecendo séries de saltos de dez metros e várias quedas d´água. Para iniciantes, a escolha deve ser pelo roteiro da Sunshine Coast, que além de mais fácil, oferece boas descidas e mergulhos em piscinas termais.

Foto: Reprodução

A região oferece opções de Canyoning para disversos níveis de experiência

Esqui
Como não poderia deixar de ser em um povoado suíço, as atividades mais procuradas estão nas pistas de esqui. Devido a sua localização central, Interlaken dá acesso à região conhecida como Jungfrau, que oferece 213 km de trilhas de descida, com acesso garantido por 45 teleféricos e bondinhos, que levam a três famosas estações para a prática do esporte, localizadas nos resorts Grindelwald, Mürren (mais intensas), e Wengen (para iniciantes). Além do esqui, outros passeios radicais também podem ser realizados na neve durante o ano todo, tais como heli-skiing, heli-boarding, trekking na neve, descidas de trenó e patinação no gelo.

Foto: Reprodução

Mapa das principais estações de esqui em Interlaken

Paraquedas
Mas se descer canyons enormes, ou deslizar montanhas a mil por hora, não é suficiente para você, diversas empresas locais realizam saltos de paraquedas, nas modalidades livre e duplo (com instrutor acoplado). Todos os anos, milhares de pessoas se arriscam nessa aventura, na qual além da emoção do salto, pode ser conferido todo o cenário da região, sob uma perspectiva aérea. Os pacotes geralmente incluem o curso básico, equipamento completo, filmagem e certificado de conclusão.


First Flyer
Recém chegado em Interlaken, o First Flyer (também conhecido como Zip Rider), pode ser encontrado tanto no inverno, como no verão. Preso a um cabo, o visitante senta em uma cadeira similar a de um paraglider, na qual voa por aproximadamente 800 metros, a cerca de 84 km/h, durante 45 segundos, a uma altura máxima de 45 metros. Além da cidade suíça, o aparelho é encontrado apenas em alguns lugares dos Estados Unidos e da Sibéria.

Foto: Reprodução

Os mais tranquilos podem escolher por viagens de trem

Passeio de trem
No meio dos esportes radicais, os mais tranquilos também encontram uma boa opção de diversão: os passeios de trem. Realizados pela companhia de transportes Jungfraubahnen, eles conectam todos os pontos da região, desde 1912. Os vagões partem de Kleine Scheidegg, passando pelos montes Eiger e Mönch, entre montanhas e glaciares, até chegar ao cume do Jungfraujoch, a estação mais alta de toda a Europa, a 3.454 metros de altitude. A compra do tíquete até o local, conhecido como Top of Europe, dá direito a um desconto de 50% no valor da passagem.

Quem leva:
Designer: (11) 2181.2900
Flot: (11) 4504.4500
Soft Travel: (11) 3017.9999




Atualizado em 6 Set 2011.