Guia da Semana

Foto: Getty Images

As férias estão chegando e muita gente ainda não se programou. Se o problema é a falta dinheiro ou de tempo (ou dos dois!) é hora de pensar em um plano B. Conhecer lugares próximos a sua cidade é uma das opções mais viáveis e práticas. Portanto, deixe o preconceito de lado, agite sua família e seus amigos e 'bora' visitar aquele lugar pertinho que você sempre ouve falar, mas nunca foi conhecer.

A dica de hoje é Atibaia. Localizada a 65 quilômetros da capital paulista, o acesso ao município pode ser feito pela Rodovia Fernão Dias (essa é a pior parte!). Segundo um site de turismo da cidade, a fundação de Atibaia está associada ao contexto histórico da atuação dos bandeirantes que saiam à frente de comitivas para explorar terras, em busca de índios e minerais preciosos. Diz a lenda - e pesquisas - que o responsável pela expedição foi o bandeirante Jerônimo de Camargo, que fundou uma fazenda de gado e, no alto da colina, construiu uma capelinha sob a invocação de São João Batista no dia 24 de junho de 1665, data que marcou a fundação, e claro, feriado municipal atualmente.

Não faltam opções de lazer em Atibaia. O principal e mais conhecido ponto turístico da cidade é a Pedra Grande, localizada a 1.450 metros acima do nível do mar. Quando perguntei aos moradores o que esse ponto representa para eles, ouvi respostas como "Machu Pichu" e "Grand Canyon". Exageros a parte, o local é lindo e de muita paz. Os jovens costumam fazer uma caminhada até o topo da montanha todo 1º de maio, uma tradição regional.

Para quem curte esportes radicais, o local é palco para a prática de voo livre, paraglider, rappel e escalada em montanha. Do ponto de vista histórico, o tombamento da Pedra Grande marca muito mais que a história de Atibaia. Foi marco no processo de preservação ambiental do país, já que foi o primeiro tombamento específico de área natural realizado no Brasil.

Outra opção é praticar arvorismo, atividade radical que consiste na travessia entre plataformas montadas nas árvores. A Estação Atibaia oferece um circuito de arvorismo adulto e infantil com diversas atividades, como tirolesa e torre de rapel, que alcançam 12 metros de altura. Um bom programa para toda família. Aliás, outro excelente programa é visitar a cidade em setembro, mês em que acontece a Feira de Flores e Morangos de Atibaia.

Se você não é dos mais radicais, mas gosta de cultura, a estrada de ferro do século XIX, construída em uma área de 300 mil m², nos leva ao passado. É possível encontrar locomotivas inglesas de 1882, uma ponte ferroviária de 1895 e uma réplica de estação, onde funciona o Museu Ferroviário. Para as consumidoras de plantão, que tal um passeio na Sala do Artesão? Criado pela prefeitura, no Casarão, como é conhecido, é possível encontrar produtos de artistas locais.

Um dia será pouco para desfrutar tudo o que a cidade oferece. Parques, museus, igrejas, uma tradicional vinícola e até teleférico são roteiros certos e imperdíveis. Atibaia, um dos 15 municípios paulistas considerados estâncias climáticas pelo Estado de São Paulo, possui também bons hotéis. Uma opção é Atibaia Residence Hotel, que está localizado no centro da cidade. Alternativa é se hospedar no município vizinho de Nazaré Paulista. O recém-inaugurado (e impecável!) Canto da Enseada - Hotel e Marina - possui infinitas atividades de lazer, como quadras, tirolesa, sala de jogos, trilhas e uma vista deslumbrante para a represa. E claro, não posso deixar de citar o tradicional Hotel Bourbon Atibaia, um SPA resort e centro de convenções muito conhecido na região.

Contatos:
Estação Atibaia - (11) 4411-4499
Atibaia Residence Hotel - (11) 4412-9033
Canto da Enseada - (11) 2091-8181
Hotel Bourbon Atibaia - 0800-701-8181

Quem é a colunista: Jornalista, ariana com ascendente em leão. Meio caipira, meio urbana. Gosta de branco, de cavalo, de tulipa e de um bom livro.

O que faz: Observa tudo, para escrever depois. E fotografa, claro!.

Pecado Gastronômico: Sorvete de chocolate branco com calda de chocolate quente.

Melhor Lugar do Mundo: Ainda não encontrei...

Fale com ela: mari mailto:[email protected] ou acesse seu blog.

Atualizado em 6 Set 2011.