Guia da Semana
Viagens
Por Redação Guia da Semana

Alto Cotentin

Região da Normandia junta história, gastronomia e pontos turísticos.



A ocupação romana no século II deu o nome à Península. Depois vieram os normandos, que batizaram toda a área. E a II Guerra mundial teve nas suas praias o Dia D. Esse encontro de culturas e da história compõe, junto com a natureza, o Alto Cotentin, região da Normandia a quatro horas de Paris.

São 550 quilômetros de praias, igrejas romanas e mosteiros medievais envolvidos por campos verdejantes e floridos. A temperatura é constantemente amena, convidativa para passeios de barco e pescaria. Lá se encontram os queijos Pont l'Evêque, Livarot e Neufchâtel; sidras e calvados; mexilhões, vieiras e o homard, um tipo de lagosta.

A pequena Barneville-Carteret merece destaque. Cidade portuária com 10 km² e um pouco mais de 2 mil habitantes, ela é o ponto mais próximo da Grã-Bretanha. Uma travessia de 45 minutos feita por ferry boats leva os turistas às ilhas de Jersey e Guernsey, onde pode-se beber nos pubs e comer fish and chips como se estivesse na capital Londres.

A hotelaria possui opções variadas e requintadas. O Hotel dês Ormes fica bem em frente à Marina de Carteret. A mansão do século XIX conta com 12 quartos com vistas para o jardim e o porto. O Restaurante Rivage é responsável pela cozinha da hospedagem, que possui também bar, biblioteca, centro de conferencias, estacionamento e outras acomodações.

Já o Hotel dês Isles é um casarão nórdico da década de 1950. São 30 quartos, todos com decorações diferentes entre si. Varanda, piscina, bar, área de recreação, sala de conferencias e estacionamento completam o pacote.

O turista pode visitar ainda o Monte Saint-Michel, ponto turístico mais famoso da Normandia. À uma hora e meia de Barneville-Carteret, chega-se à abadia medieval construída numa ilha que tem sua entrada regulada pela maré.

Atualizado em 6 Set 2011.

Mais notícias

Turismo virtual: 8 vulcões ao redor do mundo para ver online

Viagens

10 destinos perfeitos para quem é do signo de Leão

Viagens

15 lagos e cachoeiras ao redor do mundo para ver online

Viagens

8 destinos perfeitos para quem é do signo de peixes

Viagens

Tour virtual: 9 atrações pelo Vietnã para ver online

Viagens

Tour virtual: 8 atrações imperdíveis na Eslovênia para ver online

Viagens