Guia da Semana

Floripa é dessas cidades unânimes pela beleza natural. De um lado morros com mata, de outro, mar, e ainda lagoa. Em trilhas pela Floresta Atlântica, os aventureiros encontram cachoeiras. Traços da colonização portuguesa, arte feita com as mãos habilidosas das rendeiras e um dialeto próprio dos manezinhos, nativos da Ilha, que só se entende com um tempo de convivência e/ou se estiver bem atento e se for bom de memorização.

Foto: Divulgação


A cidade cheia de magia e lendas de bruxas comemora seu aniversário em 23 de março, data da fundação do município que ocupa a Ilha de Santa Catarina e um pedacinho da região chamada de continente. As duas "partes" são ligadas pela Ponte Hercílio Luz, símbolo da cidade, considerada a maior ponte pênsil do Brasil, cuja obra foi iniciada durante o governo de Hercílio Luz e inaugurada em 1926.


Se cada canto traz um encanto, melhor é saber um pouco o que tem cada um e aproveitar.


No centro da cidade estão construções históricas, como o Mercado Público; a Praça XV de Novembro, com sua frondosa Figueira Centenária; museus e espaços culturais em homenagem a nomes da arte catarinense, tais quais Victor Meirelles e Franklin Cascaes.


Ao sul da Ilha, há praias badaladas como o Campeche e redutos de pescadores, como Armação, Pântano do Sul, Matadeiro, Ribeirão da Ilha, entre outras. A natureza virgem é uma característica comum à maioria das praias nessa região.


Foto: Charles Guerra/ Agência RBS


No leste da Ilha estão os badalados destinos da Praia Mole, ideal para surfistas e praticantes de esportes radicais, e a Lagoa da Conceição, reduto das renderias, de estrangeiros e notívagos. Além da beleza natural da lagoa, o bairro expõe sua efervescência cultural em espaços multiculturais.


Foto: Diego Redel/ Agência RBS


O oeste, formado pelos bairros principais Sambaqui e Santo Antônio de Lisboa, traz a herança açoriana em evidência nas ruas com calçamento de pedra, nos restaurantes portugueses, e no ar pacato. A criação de ostras é uma das fontes de renda da região.


Praias badaladas, infraestrutura de hoteis e aparatmentos para aluguel na alta temporada, paradores e agenda agitada de festas são características das praias do Norte. Do luxo de Jurerê Internacional, à calmaria do mar de Canasvieiras, muito procurada por famílias, esta parte de Florianópolis recebe gente de todos os estilos, gostos e nacionalidades.


A parte continental de Floripa, formada pelos bairros de Coqueiros e Estreito, traz encantos naturais em meio à urbanidade. São o Parque de Coqueiros e o Bosque Pedro Medeiros, no Estreito. A Via Gastronômica de Coqueiros é outra opção de lazer.


Para comemorar os 285 anos, espaços coletivos recebem exposições e artistas reúnem-se para celebrar a data arrancando gargalhadas do público. Acompanhe a programação na seção Música e Artes.

Atualizado em 6 Set 2011.