Guia da Semana
Viagens
Por Redação Guia da Semana

Aniversário de Florianópolis

A capital completa 285 anos com redutos naturais, história preservada e praias com beleza exuberante.

Floripa é dessas cidades unânimes pela beleza natural. De um lado morros com mata, de outro, mar, e ainda lagoa. Em trilhas pela Floresta Atlântica, os aventureiros encontram cachoeiras. Traços da colonização portuguesa, arte feita com as mãos habilidosas das rendeiras e um dialeto próprio dos manezinhos, nativos da Ilha, que só se entende com um tempo de convivência e/ou se estiver bem atento e se for bom de memorização.

Foto: Divulgação


A cidade cheia de magia e lendas de bruxas comemora seu aniversário em 23 de março, data da fundação do município que ocupa a Ilha de Santa Catarina e um pedacinho da região chamada de continente. As duas "partes" são ligadas pela Ponte Hercílio Luz, símbolo da cidade, considerada a maior ponte pênsil do Brasil, cuja obra foi iniciada durante o governo de Hercílio Luz e inaugurada em 1926.


Se cada canto traz um encanto, melhor é saber um pouco o que tem cada um e aproveitar.


No centro da cidade estão construções históricas, como o Mercado Público; a Praça XV de Novembro, com sua frondosa Figueira Centenária; museus e espaços culturais em homenagem a nomes da arte catarinense, tais quais Victor Meirelles e Franklin Cascaes.


Ao sul da Ilha, há praias badaladas como o Campeche e redutos de pescadores, como Armação, Pântano do Sul, Matadeiro, Ribeirão da Ilha, entre outras. A natureza virgem é uma característica comum à maioria das praias nessa região.


Foto: Charles Guerra/ Agência RBS


No leste da Ilha estão os badalados destinos da Praia Mole, ideal para surfistas e praticantes de esportes radicais, e a Lagoa da Conceição, reduto das renderias, de estrangeiros e notívagos. Além da beleza natural da lagoa, o bairro expõe sua efervescência cultural em espaços multiculturais.


Foto: Diego Redel/ Agência RBS


O oeste, formado pelos bairros principais Sambaqui e Santo Antônio de Lisboa, traz a herança açoriana em evidência nas ruas com calçamento de pedra, nos restaurantes portugueses, e no ar pacato. A criação de ostras é uma das fontes de renda da região.


Praias badaladas, infraestrutura de hoteis e aparatmentos para aluguel na alta temporada, paradores e agenda agitada de festas são características das praias do Norte. Do luxo de Jurerê Internacional, à calmaria do mar de Canasvieiras, muito procurada por famílias, esta parte de Florianópolis recebe gente de todos os estilos, gostos e nacionalidades.


A parte continental de Floripa, formada pelos bairros de Coqueiros e Estreito, traz encantos naturais em meio à urbanidade. São o Parque de Coqueiros e o Bosque Pedro Medeiros, no Estreito. A Via Gastronômica de Coqueiros é outra opção de lazer.


Para comemorar os 285 anos, espaços coletivos recebem exposições e artistas reúnem-se para celebrar a data arrancando gargalhadas do público. Acompanhe a programação na seção Música e Artes.


Atualizado em 6 Set 2011.

Mais notícias

Turismo: 5 destinos brasileiros que serão tendência no 2º semestre de 2021

Viagens

10 lugares da Bahia para conhecer online

Viagens

10 atrações turísticas do Sul do Brasil para ver online

Viagens

10 pontos turísticos do Nordeste brasileiro para ver online

Viagens

10 destinos religiosos ao redor do mundo para ver online

Viagens

6 atrações turísticas em Mykonos, na Grécia, para ver online

Viagens