Guia da Semana

Para os que moram em São Paulo, o lado positivo, por exemplo, é como são incríveis os desenvolvimentos de alternativas de diversão grátis. A novidade - não tão novidade, pois fazem desde ano passado -, é o projeto Teatro nos Parques. Uma ação que enriquece o entretenimento paulistano, acrescenta-se programação cultural em áreas de lazer, mostrando como ambas andam juntas. Além disso, tem a oportunidade de usufruir espaços pouco explorados e menos centralizados.

Foram selecionados 41 parques pela capital. O bacana é observar a escolha de parques pouco conhecidos. Então, talvez haja algum próximo de sua casa. Nos fins de semana, até fim de novembro, estes parques terão a presença de espetáculos, dos mais variados possíveis. E tudo grátis. Normalmente, as apresentações acontecem às 11h ou às 15h, nem muito cedo, nem muito tarde.

Tive a oportunidade de ver O Básico do Circo. O sol quente não desanimou, a gargalhada foi garantida e ver todas aquelas crianças aproveitando algo 'do lado de fora', no lugar dos videogames foi gratificante. Além de observar a variedade do público, pois havia desde crianças de colo até idosos.

A companhia de teatro relembrou os momentos de diversão no picadeiro, com direito ao homem da perna de pau, o palhaço, o malabarista e a bailarina por quem todos se apaixonam. Entre lutas com gigantes luvas de box e muita música, o básico do circo interagiu com o público e mostrou o porquê de ser tão fascinante.

O projeto é interessante e muito organizado. Com direito a cadeira para todos se acomodarem ou um bom espaço reservado no chão. Para alguns, isto não foi problema, pois estavam ansiosos pelo primeiro encontro com o mundo teatral. Se puder, compareça, escolha um parque e prestigie essa iniciativa de aproximação entre o teatro e a comunidade. Aproveite esse passeio relaxante, cultural e diferenciado no meio da constante correria paulistana.

Veja quais os parques de São Paulo que têm programação teatral

Fotos: Carolina Teixeira

Leia as colunas anteriores de Carolina Teixeira:

Sobrados_bar

Pontos histórico e comercial

Diversão com literatura

Quem é a colunista: Carolina Teixeira, 24 anos, turismóloga e estudante de jornalismo.

O que faz: É consultora educacional de intercâmbio cultural, se entregou ao mundo do turismo, pois, desde que se conhece por gente, fica mudando de um lugar para outro.. Também come, fala (muito), dorme, se diverte e viaja igual a tantos, além de escrever vez ou outra.

Pecado gastronômico: Café (não importa como), uma boa massa, sorvete no frio, bolinho de chuva e sonhos aos domingos.

Melhor lugar do Brasil: São Paulo.

Fale com ela: carolinatex @gmail.com ou acesse seu blog

Atualizado em 16 Mai 2013.