Guia da Semana

Foto: Wikipedia.org


Vale a pena esticar alguns dias a estadia em Puerto Varas para conhecer as belas cidades a poucas horas de distância. Nas redondezas, dá para desbravar o Sul do Chile e até aproveitar para cruzar a fronteira com Argentina, atravessando a Cordilheira dos Andes pelos Lagos Andinos.

Seguindo pela rodovia Panamericana - estrada que cruza o país de Norte a Sul - a pitoresca Frutillar está a apenas 25 quilômetros de Puerto Varas, também às margens do Lago Llanquihue e é considerada uma espécie de Campos do Jordão da Patagônia chilena. Fica em uma linda baía de onde se vêem os vulcões Osorno, Puntiagudo, Tronador e Calbuco. A cidadezinha também colonizada por alemães ainda preserva o estilo germânico em seu antigo centro. Para quem deseja saber um pouco mais, a dica é visitar o Museu Colonial Alemão. Frutillar é também sinônimo de música clássica, pois em fevereiro é palco das Semanas Musicais, um dos eventos mais importantes do calendário de artes do Chile.

Para apreciar as paisagens exuberantes, outro passeio recomendado é o percurso de carro até Ensenada, distante 47 quilômetros de Puerto Varas e também situada às margens do Llanquihue. Ensenada é a localidade mais próxima dos vulcões Osorno, Puntiagudo, Tronador e Calbuco. É uma região de florestas, com amplas opções de passeios pelas montanhas e lagos, além de ser caminho para balneários e resorts mais isolados.

Um pouco mais distante fica o arquipélago de Chiloé (que significa Terra das Gaivotas, na língua indígena mapuche) - cerca de 110 quilômetros ao Sul. É lá que está a quinta maior ilha em tamanho da América do Sul, a Grande de Chiloé. O acesso é por meio de balsas, atravessando o Canal Chachao. O cenário estonteante e o modo de vida da região destoam em muitos aspectos do restante do Chile. É lugar de florestas densas e plantas exóticas, de edificações construídas sobre estacas, para resistirem à elevação das marés, e de tradições e mitologias próprias.

Já em Castro, cidade cravada na Ilha Grande de Chiloé, os restaurantes sobre as palafitas servem deliciosos frutos do mar, a especialidade do arquipélago. Entre as curiosidades estão as 14 igrejas de madeira tombadas pela Unesco como patrimônio mundial. Elas integram um conjunto de mais de 150 igrejas e capelas cristãs construídas nos séculos XVIII e XIX, em estilo distinto do de outras partes do Chile, porque mescla a influência européia e indígena.

Outro roteiro belíssimo é o trajeto até Bariloche, na Argentina, pelos lagos. É uma das mais deslumbrantes travessias da Cordilheira dos Andes. Dura o dia inteiro, pois envolve o traslado de quatro barcos e três veículos terrestres (no inverno, pode levar dois dias), além das paradas na alfândega chilena e argentina. Comprando o pacote turístico em Puerto Varas, as agências se encarregam do traslado até Petrohué, de onde parte o barco que atravessa em cerca de 1h30 minutos o Lago Todos os Santos (também conhecido como Esmeralda, por ser bem verde) com destino à bucólica Peulla. Vegetação luxuriante e quedas d'água fazem a beleza de Peulla.

De Peulla a expedição prossegue por terra até Puerto Frías, o ponto de cruzamento da fronteira da Argentina, em que o turista segue de barco pelo Lago Frías. A viagem continua em novo trecho terrestre até Puerto Blest, início do passeio pelo Lago Nahuel-Huapi - uma etapa simplesmente de tirar o fôlego. A embarcação leva a Puerto Pañuelo ou Playa Bonita, porta de entrada para Bariloche, cujos atrativos bem valem vários dias de estadia. Montanhas nevadas, lagos e florestas compõem a lindíssima paisagem de Bariloche, que também encanta os turistas por seus restaurantes, confeitarias, centros de esqui e lojas de roupas de inverno.

Em todos esses roteiros o viajante encontra uma ampla gama de opções de passeios e esportes na natureza, entre os quais caminhadas, cavalgadas, escalada de montanhas e vulcões, esqui e rafting.

Quem é a colunista: Vanessa Silva.

O que faz: Assessora de imprensa.

Pecado Gastronômico: Pizza.

Melhor lugar do mundo: O nosso Nordeste brasileiro.

Fale com ela: [email protected]

Atualizado em 6 Set 2011.