Guia da Semana

Foto: Arquivo Pessoal

Em 21 de junho, o verão começou oficialmente aqui na França, comemorado com a Festa da Música. Nesse momento, estávamos em Aix en Provence. É uma festa bárbara, onde músicos profissionais e amadores literalmente botam a banda na rua, em todas as esquinas da cidade. Grupos de todos os gêneros se apresentam para quem quiser ouví-los. É algo muito legal. Aix é uma cidade universitária, então dá para imaginar a quantidade de músicos espalhados, os sons se misturam e, às vezes, fica complicado distinguir uma música da outra.

A cidade era uma festa, gente de todas as idades curtindo o calor que foi chegando devagarinho. O inverno foi duro este ano. Outro dia fomos fazer uma trilha aqui e tinham muitas árvores no chão e nos explicaram que foi devido ao grande volume de neve que caiu aqui em março.

A festa começou na França em 1982 e, de lá para cá, só cresceu. Imagine você andando por sua cidade e encontrando uma banda diferente a cada esquina. Vimos uma gurizadinha, que não devia ter mais do que 15 anos, mandando ver, tocando guitarra, bateria, vocal. Alguns, percebemos, estavam se esforçando para afastar a timidez, sonhando com a fama. Os músicos tocavam canções de todas as bandas que você possa imaginar, indo de U2, Bossa Nova, Led Zepellin até Rap. Tem de tudo.

Com a chegada do verão, os dias são longos e a festa se prolongou até depois da 1h da madrugada. Mas não se enganem: não é uma festa só para a garotada. A velha guarda também estava bem representada e mandou bem tocando Knockin' on haven's door.
Uma dica para quem um dia estiver na França e aproveitar esta festa, assista a Fête de la musique, um espetáculo a céu aberto, gratuito e inesquecível.

Abaixo está um vídeo que fiz, registrando a garotada provando que o que é bom é clássico, e isso não tem idade.



Bisous e a bien tot!!

Leia a coluna anterior de Clarisse Zanetello:

Um pedacinho do paraíso

Um destino diferente

Estradinhas para se perder

Quem é a colunista: Clarisse Zanetello Linhares.

O que faz: Professora de História da Arte.

Pecado Gastronômico: massa com molho vermelho.

Melhor lugar do mundo: Esta é muito difícil, olhem o blog e escolham!.

Fale com ela: Clarisselin@terra.com.br ou acesse seu blog Viajando com Arte.

Atualizado em 6 Set 2011.