Guia da Semana

Se você gosta de baixas temperaturas, os destinos serranos no Brasil são grandes atrativos para degustações de vinhos, visitações às fabricas de chocolates e refeições à base de sopas ou de foundue. Os locais atraem tanto os visitantes que procuram pelo sossego como os que buscam atividades esportivas e contato com a natureza. Veja as dicas de destinos do Guia da Semana!

Gramado e Canela - RS
Os brasileiros que quiserem sentir o rigor do inverno em território nacional podem seguir para a região das serras gaúchas. Situada próxima da capital Porto Alegre, Gramado é uma cidade muito atrativa, pois se veste para a Páscoa com a realização do festival do chocolate, o Chocofest, além das atrações da cidade, como o Lago Negro e o Mini Mundo. Canela também é muito conhecida por suas tentadoras fábricas de chocolates e pela natureza rica.

Bento Gonçalves - RS
Adegas familiares e vinícolas de grande porte dividem o cenário da encantadora Bento Gonçalves. A arquitetura centenária, as araucárias e os belos parreirais dão um tom rudimentar que é complementado pela modernidade do local, que oferece excelente infraestrutura aos turistas, como bons restaurantes, pousadas e hotéis. Dois passeios imperdíveis na cidade são a Maria Fumaça e o Caminho da Pedra.

Petrópolis - RJ
A cidade chama atenção pela beleza e riqueza histórica. Foi residência do Império e, por isso, herdou uma arquitetura arrojada e sofisticada. Situada na Serra dos Órgãos, Petrópolis é muito procurada pelos amantes da natureza, que podem praticar esportes radicais, e pelos apreciadores do clima frio, que têm a opção de curtir o calor da lareira e tomar vinhos.

Campos do Jordão - SP
Quando a temperatura começa a cair, Campos do Jordão passa a ficar abarrotado de turistas, que aparecem em busca do ar europeu que em Campos dá o tom . Além da badalação à noite, a cidade, situada na Serra da Mantiqueira, terá programação especial para o feriado de Tiradentes e Páscoa: apresentações culturais e visitação às fábricas de chocolate. As áreas de preservação ambiental, com trilhas, cachoeiras e picos altos, também são atrativos do local.

Monte Verde - MG
A cidade caracteriza-se pela combinação de clima frio e romântico com preservação ecológica e esportes de aventura. Muito visitada durante o inverno, Monte Verde conta com excelente infraestrutura, ampla rede hoteleira entre hotéis e pousadas; além de restaurantes que variam entre os estabelecimentos especializados na cozinha mineira aos que oferecem pratos típicos de inverno, como foundue.

Gonçalves - ES
Adornada pelas araucárias, hortênsias e cachoeiras, Gonçalves é a típica cidade turística de inverno. Consegue fazer a fusão perfeita entre a montanha e o campo, o ecoturismo e o turismo rural. Devido à localização no topo de uma montanha (a 1750 metros de altitude) da Serra da Mantiqueira, a temperatura da cidade chega a marcar -10°C no inverno e, às vezes, até neva.

Por Ana Stella Guisso

Atualizado em 13 Set 2011.