Guia da Semana

Armando Puglisi
Armando Puglisi nasceu em 1931, no bairro da Bela Vista, em São Paulo. Ele é o mais conhecido morador do bairro e foi o principal divulgador do Bixiga. Criou o já extinto Jornal do Bixiga, foi diretor e presidente da escola de samba Vai-Vai e desfilava todos os anos no Bloco dos Esfarrapados. Sua influência com políticos da época trouxe ao bairro a evolução, com capeamento, iluminação e geração de empregos.

Na casa em que nasceu, na Rua dos Ingleses, Armandinho criou o Museu Memória do Bixiga. Todo o acervo foi doado pelos vizinhos ou recolhido pelo próprio Armando, que tinha como objetivo preservar os áureos tempos do bairro. "Ele trabalhou pelo bairro", diz Ângelo Pellegrino Neto, nascido e criado no Bixiga e hoje responsável pelo museu. Em homenagem ao seu criador, existe uma sala especial contando sua trajetória e seus maiores feitos. "Temos aqui o uniforme que ele usou quando era diretor da Vai-Vai, a boina que ele adorava usar e um exemplar do jornal que ele criou", diz Ângelo.

Sabe o famoso bolo de aniversário de São Paulo? Pois foi Armando que criou a tradição de comemorar a data com um bolo gigante, com um metro correspondente a casa ano que a cidade completava. A idéia surgiu em 1985 e continua até hoje, na Rua 13 de Maio. Mesmo após a sua morte, em 1994, a tradição foi mantida. Todo ano, às 5 horas da manha o bolo começa a ser montado e só fica pronto por volta das 11 horas. Após a celebração e os parabéns, o bolo é cortado e distribuído para a população. Geralmente, o doce todo é devorado em 20 segundos.



Atualizado em 6 Set 2011.