Guia da Semana

Foto: Getty Images


Quer um destino surpreendente? A resposta sem dúvida é o México, país que reúne o passado e o presente em meio a praias, cultura, gastronomia e, certamente, muita diversão. É o país da famosa artista Frida Kahlo, da tequila, da música "caliente" dos Mariachis, grupo instrumental típico, do chilli e dos tacos, e também das praias estonteantes.

Para quem gosta de história, é o destino certo, jáque é o berço da civilização Asteca. Inclusive, a Cidade do México, a capital e a terceira maior metrópole do mundo, foi construída sobre as ruínas de Tenochtitlán, uma antiga capital asteca, datada de 1325. Só por isso já vale o passeio.

Considerada patrimônio cultural da humanidade pela UNESCO, a Cidade do México possui vários atrativos. Os turistas podem conhecer o Palácio Nacional e seus belos murais de Diego Rivera, a Praça da Constituição (considerada a segunda maior do mundo), o templo Asteca e a Catedral Metropolitana, que teve suas obras iniciadas no século 16 e só terminou em meados do século 18. Por isso, reúne diversos estilos arquitetônicos, o que deixa os visitantes boquiabertos.

Por isso, para que os turistas possam conhecer todas as maravilhas da cidade, recomendo que usem um sapato bem confortável, pois vão andar bastante. E ainda tem o metrô, um dos mais eficientes do mundo, e as peculiaridades locais: os peseros, que são ônibus pequenos, e os bici-táxis.

Agora, se quiser mergulhar na história do México, então o turista pode fazer um passeio pelas pirâmides de Teotihuacan, localizada há 40 quilômetros da capital e também declarada Patrimônio Histórico da Humanidade. Seu nome quer dizer "o lugar onde os homens se tornam deuses" e isso pode ser observado devido à grande quantidade de templos

É a maior cidade da época pré-colombiana na América e abriga a impressionante Pirâmide do Sol, com 65 metros de altura e a terceira maior do mundo. A área ocupada pelo sítio é de cerca de 20 quilômetros quadrados e chegou a ser a morada de aproximadamente 125 mil pessoas entre 150 e 450 d.C.

Outra surpresa mexicana é Oaxaca, região ao sul do México, cuja capital tem o mesmo nome. Nela podemos ver a vida típica dos primeiros habitantes do país, apreciar os monumentos ancestrais de Mont Alban, antiga capital zapoteca e uma das primeiras cidades da Mesoamérica, fundada por volta de 500 a.C. E é claro provar a culinária típica e degustar o Mescal, bebida feita com a fermentação de cactos, muito parecida com a tequila, porém mais forte.

Se o desejo mesmo for sol e praia, não tem problema. O México vai agradar qualquer perfil de turista, que pode escolher, entre outros paraísos, Cancun ou Acapulco. Cancun é a mais conhecida, principalmente por casais em lua-de-mel. Acapulco, localizada nas costas do Oceano Pacífico, é o lugar turístico mais antigo do México. Também no clima do amor, o local possui diversos pontos turísticos, como o Forte de São Diego, reconstruído no século 18, o Mercado Municipal, a Igreja de Nossa Senhora da Solidão, entre outros. E as praias de Caleta e Caletilla não podem ficar de fora.

Acapulco é uma surpresa atrás da outra e também agrada não só quem gosta de praia e história, mas quem aprecia vida noturna e restaurantes de primeira linha. Inclusive, a gastronomia mexicana é rica em sabores, proteínas, vitaminas e minerais, realidade bem diferente da imagem que temos de que é apimentada demais e gordurosa. Com origem indígena e espanhola, a cozinha local é famosa por suas tortillas e o chilli. Vale a pena provar sem medo e se encantar não só com as paisagens, mas também com os sabores do México.



Quem é o colunista: Roberto Haro Nedelciu, 47 anos, engenheiro, diretor da Raidho

O que faz: Empresário, largou a engenharia para se dedicar a sua empresa

Pecado gastronômico: Algumas comidas da cozinha asiática, principalmente a tailandesa, e chocolate.

Melhor lugar do Brasil: Fortaleza

Melhores lugares no Mundo: Escócia e Egito

Fale com ele: [email protected]

Atualizado em 26 Set 2011.